Find us on Facebook

Lançamento: "História da Bruxaria", de Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander

Da mitologia aos movimentos contemporâneos, livro analisa a trajetória da bruxaria ao redor do mundo
Publicado pelo selo Goya, da Aleph, História da Bruxaria é o mais abrangente estudo já feito sobre o tema, descontruindo mitos e analisando fatos ainda hoje pouco conhecidos


Com o objetivo de revelar um mundo que quase nada tem a ver com os filmes, séries e livros ficcionais inspirados nele, a Aleph, pelo selo Goya, publica este mês a nova edição de História da Bruxaria, principal referência sobre o assunto, escrito pelo historiador e estudioso de religiões Jeffrey B. Russell e pelo jornalista e pesquisador independente Brooks Alexander. A obra derruba os principais mitos que cercam este universo e revela como a bruxaria se transformou até chegar aos dias atuais. Para isso, o livro apresenta uma pesquisa abrangente em um novo projeto gráfico, além de mais de 100 ilustrações (entre pinturas, gravuras e fotografias) e dezenas de referências bibliográficas. 

Pensando de forma cronológica, os autores iniciam a análise pelas origens do termo “bruxaria” e seus antigos usos na África Central. Em seguida, partem para a bruxaria praticada na Europa, cuja descrição destorcida no século 20 ainda hoje é muito abraçada por Hollywood e obras de fantasia em diferentes formatos. Assim, de forma extremamente apurada, o livro aponta as falhas nas teorias presentes de outros estudiosos, mas também explora as influências reais da bruxaria no mundo.

Já os capítulos dedicados à “caça às bruxas” trazem uma rica discussão sobre a ascensão dos julgamentos e condenações feitas na Inglaterra e nos Estados Unidos e o posterior declínio da prática. Por fim, a obra se dedica aos movimentos contemporâneos, como a Wicca, os escritos de Gerald Gardner e a Igreja de Satã de Anton LaVey, temas ainda pouco conhecidos pelo grande público, que ganham contornos detalhados pelos escritores.

Embora tratando de um tema complexo e conturbado, História da Bruxaria apresenta um texto extremamente acessível e é indicado a todos que se interessam pelo assunto, seja de forma introdutória ou complementar. Por séculos, as bruxas e a prática da bruxaria foram tratadas à margem da História e ainda hoje são vistas sob olhares incertos da sociedade. Agora, é hora de descobrir a verdade que existe além do escuro.

 História da Bruxaria
Editora: Aleph
Autores: Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander
Tradutores: Álvaro Cabral e William Lagos
Preço: R$ 66,60
Páginas: 280
Acabamento: capa dura

Postar um comentário

0 Comentários