Find us on Facebook

Funcionários da CPTM participam de festival de música na Estação Barra Funda

Quem passou na tarde do último sábado, 26 de outubro, pela estação Barra Funda da CPTM, acompanhou o festival de música com uma particularidade que pode ter passado despercebida por quem parava para acompanhar: a maioria dos músicos que animaram uma das estações mais movimentadas da empresa são funcionários da própria CPTM.

Estes artistas ferroviários atuam em áreas-chave como o Centro de Controle de Operações (CCO), a área de treinamentos e manutenção de trens. Nas horas vagas, gostam de se dedicar à música.

“Quando eu canto para os passageiros da CPTM eu junto as minhas duas paixões: a ferrovia e a música”, diz Adriana Benanti, que em janeiro de 2020 completa 30 anos de CPTM e hoje trabalha na área de desenvolvimento e treinamento. Ela, que entrou na companhia como aprendiz, canta desde criança e tem como influências Frank Sinatra e cantores de música negra americana. No show deste sábado na Barra Funda, Adriana apostou em um repertório de MPB.

Se Adriana divertiu e encantou a plateia com um repertório mais popular, a banda The Doorments animou a Barra Funda tocando rock, como Pink Floyd, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso e Dire Straits. Formada por cinco colaboradores e um ex-funcionário, a banda foi criada em 2000 em uma festa de confraternização nas oficinas de manutenção de Presidente Altino, em Osasco.

No evento, artistas mostraram suas paixões pela música e pela ferrovia - Fotos CPTM Divulgação

No repertório estão mais de 250 músicas, as preferidas de cada um dos integrantes. “A banda para nós é um hobby. Já tocamos para 700 pessoas e para 15. Geralmente o Doorments toca só para amigos, mas tocar em uma estação da CPTM é muito satisfatório pra gente. Têm pessoas que nunca nos viram tocar e sentir que gostaram é o melhor feedback que poderíamos receber”, diz Carlos Romualdo, que trabalha na área de manutenção e está na CPTM há 36 anos.

Já a banda Last Train foi criada em 2013 por três funcionários da CPTM, mas dois deles, por diferentes motivos, deixaram de fazer parte da empresa. Então Emerson Zaga, supervisor do CCO, chamou outros amigos, que atuam em áreas distintas, para fazer parte do grupo.

Fotos CPTM Divulgação

 “Ainda considero que somos uma banda ferroviária. Fazemos shows em bares e em eventos da CPTM”, explica Emerson. Atualmente, a Last Train faz tributos à banda Ira!. “Já tocamos para passageiros da CPTM três vezes. É muito legal ver as pessoas parando um pouco os seus caminhos para ouvir a gente tocar”, comemora.


O festival de música deste sábado na Barra Funda foi apenas um dos eventos que marcou o encerramento da 14ª edição do projeto Livro Livre da CPTM, que contou com a distribuição de mais de 6 mil livros em estações das sete linhas que compõem o sistema da companhia, com o incentivo ao compartilhamento: o passageiro lê o livro e o repassa em uma estação, trem ou outro lugar público.

Postar um comentário

0 Comentários