Find us on Facebook

Autoral do Canto LAB lança três músicas a partir deste sábado

 


Projeto do Canto de Cabocla, de Mogi das Cruzes, usou recursos da Lei Aldir Blanc para divulgar produções originais que seguem disponíveis no YouTube

Neste mês de janeiro, o projeto Autoral do Canto LAB permitiu que o Espaço Cultural Canto de Cabocla mantivesse acessa a chama da criação musical. Com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), três músicas de artistas de Mogi das Cruzes foram lançadas no YouTube. Os vídeos e os posts nas redes sociais alcançaram milhares de pessoas, o que faz com que a gestão confirme a produção de uma nova canção, em formato bônus, sem data prevista para o lançamento. 

A primeira das faixas disponibilizadas é ‘Inexorável’, de Kau (Kauê Moro Caldas). A segunda é  ‘Desse Jeito’, de Sabrina Pacca, e a terceira é ‘Irũ’, de Sandra Vianna. Todas elas integram álbuns que serão lançados em 2021 pelo Estúdio Municipal de Áudio e Música de Mogi (Emam), também com recursos da Lei Aldir Blanc.

Para Kau, foi “um prazer imenso” participar do projeto. “Fiquei extremamente lisonjeado com o convite e achei muito bacana a recepção do público. Não esperava que ia repercutir de maneira tão legal, e esse apoio da LAB foi um salvamento no final do ano para nós, artistas”.

Além de agradecer o carinho da equipe do Canto de Cabocla, ele diz que o lançamento de ‘Inexorável’ serve como incentivo para o lançamento das próximas faixas de seu primeiro disco solo. “Essa foi minha primeira música autoral que coloquei no mundo de forma pública, e foi um ótimo pontapé na carreira de artista solo”, diz ele, que prepara o lançamento do EP ‘Interior’.

Para Sabrina Pacca, cantora, compositora e jornalista que atua artisticamente em Mogi das Cruzes há 20 anos, também “foi muito importante participar”. Feliz pela repercussão das redes sociais, ela agradece pelo carinho da equipe e do público. “Ainda estou engatinhando na divulgação do meu trabalho autoral, e o Autoral do Canto serviu de mola propulsora”, diz ela, que agora foca na produção do disco ‘Canela’.


Balanço

Cantora, compositora, produtora cultural e gestora do Canto de Cabocla – Casa Cutural, Sandra Vianna conta que o Autoral do Canto LAB é resultado de um trabalho que começou em 1999, com o projeto ‘Música por um Mundo Melhor’, que “unia música de qualidade e cidadania” em Mogi das Cruzes.  

“No palco, sempre um veterano e um novato. Passaram por lá, Xê Casanova, Rui Ponciano, banda Shiva, Maurício Rodrigues, Carlos Mello, Meyson, Regis Danton, Tânia Melo, Carol Ferraz, e tantos outros”, lembra ela.

Depois de uma passagem pela capital, em 2011 Sandra volta a cidade e segue o projeto, agora com o nome ‘MercaSom’. Foi nesse momento, quando o foco era a necessidade da “valorização das artes e das tradições”, que surgiu o nome “Canto de Cabocla”.

Seis anos mais tarde a ideia se transforma em casa cultural, que impedida de continuar suas atividades por conta do isolamento social, fechou as portas em 2020 e acumulou dívidas. As contas foram quitadas com a continuidade dos projetos. Ou seja, com a Lei Aldir Blanc. 

“Além de pagar as contas, conseguimos contemplar três compositores e uma equipe de produção. O resultado foi ótimo, tivemos um bom alcance durante as divulgações, o que já deixa as pessoas curiosas com os trabalhos e subimos mais três canções inéditas para o canal, completando oito disponibilizadas”, avalia Sandra.

Além de agradecer, ela promete uma “edição surpresa” do Autoral do Canto LAB, ainda sem data definida. O que a gestora quer é voltar a abrir as portas do Canto nas tardes de sábado “assim que houver segurança sanitária”. 

Por enquanto, no espaço está funcionando o “Tekoá Porã” Sagrado Espaço do Acolher, sob a coordenação de Rose Kareemi Ponce (somente com atendimentos agendados), o Ateliê Caipora, com peças em taidai e macramês (em sistema veja sua peça via Instagram e agende a retirada), a cozinha do canto, com as pioneiras em Mogi “Coxinhas de Jaca”, também sob encomendas, e o projeto 'C'ouro de Lua - Estudo e Vivência', com os atabaques e os pontos cantados no terreiro de Umbanda (aulas agendadas para um número restrito de pessoas, para evitar aglomerações).

Além de coordenar tudo isso, Sandra continua artisticamente ativa. “Daqui pra frente, trabalharei no ‘Alma de Rio’, disco que já está em processo de pré-produção, com previsão para lançamento em julho”, finaliza ela.



Postar um comentário

0 Comentários