Find us on Facebook

Poesia e mundo digital se encontram no livro “O Novo no Ovo”

 

 

Em 29 de setembro, às 19 horas, no canal YouTube da Casa das Rosas, em São Paulo, acontece a Live de lançamento do livro “O Novo no Ovo”, da poeta Paula Valéria Andrade. Coeditado pela editora SPVI BOOKS e Sempiterno, a autora apresenta uma nova leitura do cotidiano urbano em um projeto de poesia experimental e digital. O evento será realizado em dois blocos de 1 hora, com uma programação de apresentação do livro, exibição das fotografias, e as pílulas poéticas do videobook, seguidas das pílulas sonoras do Audiolivro. A LIVE terá a participação dos artistas que colaboraram no projeto.

 

O trabalho é resultado do fluxo corrente da pesquisa estética de Paula Valéria e utiliza de diferentes mídias e suportes para construir sua narrativa. Com uma linguagem transmídia, denominada verbivocovisual, o livro engloba poesia, grafia, fotografia, escultura, poesia-visual, desdobrados em performance, sonoridade e imagem por meio de áudio livro e videobook. Os links podem ser encontrados no livro impresso e nas redes sociais – SOUNDCLOUDInstagramYouTube.

 

Ao longo das 112 páginas, Paula Valéria traz como referência a mescla de linguagens experimentais, das ruas, gírias e dialetos. A publicação tem como inspiração a pesquisa de autores modernistas brasileiros e eruditos, surrealistas, concretistas e neoconcretistas, como Marcel Duchamp, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Maria Martins, Alice Walker, Allen Ginsberg e o movimento Beatniks.

 

Eventos regionais mensais serão realizados para o lançamento de “O Novo no Ovo” pelo BrasilLives confirmadas:

 

Festival da Palavra UNESP – Assis - 7 de outubro, às 15h

Casa da Palavra – ABC - Santo André - outubro (data/hora em definição)

Festival Conexões Atlânticas – Lisboa – Livraria Barata - 27/28 de novembro

 

O prefácio é de Hamilton Faria; o posfácio e pós-poema é de Roberto Bicelli; e o epílogo é uma análise semiótica de Davi Kinski. A edição impressa, gráfica e digital de “O Novo no Ovo” possui o projeto gráfico e editorial de Guto Lacaz. O ensaio fotográfico é da autora ao lado da fotógrafa Patrícia Scavone. O livro também tem a colaboração da artista Angelita Cardoso (artista plástica da escultura).

 

O projeto de poesia transmídia tem participações especiais dos artistas Fernando Vieira no videobook e de Paloma Klisys no áudio livro. As atrizes Suia Legaspe, Jeyne Stakflett, Bebel Ribeiro, Gabi Costa e Geraldine Quaglia vocalizam as leituras no SoundClouds. A arte é de Gabriel Kolyniak com fotografia de Patrícia Scavone.

 

O projeto editorial é coedição da SPVI BOOKS com a Sempiterno. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias físicas e digitais por R$ 49,90.

 

Sobre Paula Valéria de Andrade

 

Mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamentePaula Valéria de Andrade é poeta, escritora, professora, artista audiovisual, diretora de arte e criação. Publicou mais de 20 livros, sendo de poesia, arte-educação, didáticos, antologias, prosas e livros infantis. Conquistou os prêmios literários Jabuti, UBE e APCA, entre outros, em Portugal, Itália, Alemanha e EUA. Foi “Menção Honrosa Poesia” em 2016, na FALARJ. Em 2017, foi júri do Prêmio São Paulo de Literatura. É laureada - Casa França-Brasil - pela APALA- RJ, 2018. Em 2019, foi poeta convidada a representar o Brasil no 15º FIPQ (Festival Internacional de Poesia de Quetzaltenango na Guatemala). Ainda em 2019, palestrou a convite da FLIB (Feira Literária de Bonito), no Mato Grosso do Sul, sobre sua poesia e a idealização do coletivo “Feminino Infinito” que criou, é curadora e organiza a quatro anos em São Paulo, com mais de 150 mulheres poetas e artistas de todo o Brasil. Em 2020, participou novamente como poeta na edição 16º FIPQ – Guatemala, em versão digital. Colaborou em 2019, 2020 e em 2021 como poeta brasileira e tradutora convidada, na Revista Francesa “Passereles Extra-Muros - Revue ENTRE DEUX RIVES” Paris nº 17 e nº 18.  Em 2020, foi poeta convidada da Feira Literária de Campina Grande, na Paraíba. No mesmo ano, ganhou o concurso internacional britânico e publicou seu poema PANDEMIC PORTRAITS no “Positive Images Peace Festival Poetry 2020”, Coventry-UK. Selecionada a integrar o “Dossiê Poetas Contemporâneas do Brasil” com 34 poetas brasileiras, publicado pela P-o-e-s-i-a.Org em parceria com a Unicamp e enviado às Universidades de Harvard, Princeton, NYU, Sorbonne, University of Zurich e Portugal, em 2021. É selecionada como poeta e articuladora do “Mulherio das Letras Portugal”, no Brasil, para eventos e publicações. Recentemente, publicou os livros “Amores, líquidos e cenas”, da Ed. Laranja Original, 2018, e “A Pandemia da Invisibilidade do Ser” 2019 - Prêmio Guarulhos de Literatura – Livro do Ano – 2º lugar | 2020. Contemplada (3º lugar) no Prêmio Proac-SP 2020 - livro “O Novo no Ovo” - um desdobramento digital de poesia transmídia, de e-book, áudio livro e vídeo book - a ser lançado em setembro/2021 na Casa das Rosas em São Paulo.

 

 

 

Serviço:

 

Livro de poesia: O NOVO NO OVO

Autora: Paula Valéria Andrade

Ano: 2021

Páginas. 112

Formato: 21 X 25

Lançamento: setembro 2021

Coedição: SPVI BOOKS & Sempiterno

Prêmio PROAC 19/2020 | Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Valor: R$ 49,90

 

Live de lançamento:

Dia: 29 de setembro de 2021

Horário: a partir das 19 horas até 21h

Local: YouTube da Casa das Rosas

Site: Canal YouTube Casa das Rosas

Endereço: Avenida Paulista, 37 – São Paulo - SP

 

 

Informações à Imprensa – Way Comunicações

Bete Faria Nicastro

Telefones: (11) 3862-1586 / 3862-0483 / 99659-2111

E-mail: bete@waycomunicacoes.com.br

Postar um comentário

1 Comentários