Nerival abriu o evento junto do Secretário Walmir Pinto e da Diretora de Artes Aline Baliberdin, |
A Secretaria de Cultura de Suzano abriu na última sexta-feira(15/10), a exposição Suzano: Onde Tudo Começou, do artista Naif, Nerival Rodrigues. A mostra segue para visitação até 12 de novembro, no Salão de Exposições Antonio Palomares, localizado nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.
A exposição conta com mais de 30 quadros e quem assina a curadoria é o artista visual, Vinícius Mariano, o Vinícius "Ripa" e Edilene de Barros. As telas expostas estão a venda também.
A visita só será permitida com o uso da máscara e com o comprovante de vacinação. A coordenadora de Artes Plásticas da pasta, Aline Baliberdin, explica que essa exposição é a primeira a receber visitantes e que é simbólico que seja com os trabalhos de Nerival. “Passamos mais de um ano e meio sem receber o público para as nossas exposições, mas não deixamos de tê-las, optamos pelos tours virtuais que estão presentes no site da Secretaria de Cultura de Suzano. E pelo fato do Nerival ser um artista que retrata muito a nossa Cultura Popular é muito valioso tê-lo como primeiro expositor”, explica.
Nerival Rodrigues nasceu em Garanhuns, uma cidade do Pernambuco. Durante a infância, com a família, percorreu como “mochileiros” diversos estados do Brasil, o que lhe proporcionou um entendimento vasto sobre as diversas manifestações culturais presentes no nosso país.
“Foi no município de Auriflama, onde permanecemos por 4 anos, que frequentei a Escola Professor José Candeo e lá foi onde adquiri todo o conhecimento de desenho em lápis de cores e tinta guache. Isso porque ganhei um concurso de desenho onde a professora pediu pra pintar Adão e Eva. Ao entregar o trabalho, fui premiado com um bloco de papel canson, um jogo de lápis de cores e uma caixa de tinta guache”, conta Nerival.
O artista Naif conta também que foi logo depois desse causo, no ano de 1968, que ele a família se mudaram para Suzano e aqui na cidade foi que pintou a sua primeiro quadro com tinta a óleo. De lá para cá, Nerival soma hoje mais de 50 anos de carreira e milhares de telas pintadas.
O vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, reforça que a pasta está aos poucos retomando as atividades presenciais. E que a equipe de coordenadores já está em planejamento para 2022.
"A exposição do Nerival é mais um passo que estamos dando para voltar a normalidade. O que é ótimo porque nossa equipe de coordenadores já está em planejamento para 2022 com o olhar do que já estamos realizando", reforça.
Live com o artista realizada em 10 de outurbo de 2021
0 Comentários