Find us on Facebook

Primeiro romance de Matthew Weiner, criador da série Mad Men, chega ao Brasil



Criador da premiada série Mad Men e produtor executivo e roteirista de Família Soprano, Matthew Weiner estreou no universo da literatura em 2017 com o romance Acima de tudo, Heather, aclamado como um dos melhores do ano, e lançado agora no Brasil pelo selo Tusquets, da Editora Planeta. O livro fala sobre paternidade, poder, privilégio e desejo ao acompanhar a vida da família Breakstone, composta pelo casal Mark e Karen, e sua filha, Heather.

A rotina da família é organizada em torno da jovem Heather, e isso também parece valer para o resto do mundo. A garota é linda, gentil, cativante, encantadora, tornando-se facilmente o centro das atenções no círculo social privilegiado da riqueza nova-iorquina onde vive. E, conforme ela se desenvolve, sua simpatia e beleza crescem - atraindo interesses mais sombrios. A história de Heather se entrelaça, neste romance, à de Bobby, garoto cuja vida é praticamente oposta. Ele vive as dificuldades da pobreza e da rejeição de uma mãe dependente química, escancarando as diferenças e as desigualdades que se escondem na sociedade norte-americana.

Mesclando as perspectivas dos principais personagens, o livro é construindo como um thriller literário, cujo enfoque está no psicológico dos protagonistas. O leitor é cativado pela atmosfera de tensão criada ao longo da narrativa: como tanta proteção paterna irá impactar a vida de Heather? E como Bobby se relaciona a esse contexto? Inspirada na estrutura de roteiros de séries e filmes, a escrita de Weiner é extremamente visual, favorecendo a imaginação de quem o acompanha neste romance de estreia.

TRECHOS DO LIVRO

Eles a batizaram de Heather. Mark gostou porque refletia a sua origem escocesa, mas na verdade não passou de coincidência, já que Karen escolhera o nome a partir de um livro, acreditando que nunca encontrara uma Heather que não fosse bonita.

A chegada de Bobby servira muito pouco para alterar a crença da mãe de que a heroína era a melhor coisa em sua vida.

A vida de Mark não mudou com a chegada de Heather. De início, tinha pouco a fazer. Karen cuidava de tudo, e isso fazia sentido, já que ele realmente não podia alimentar o bebê, preferia não trocar fraldas e estava no trabalho quando aconteciam os banhos e os passeios.

Karen contou a Mark que não queria outro filho. Não seria justo com Heather. Na verdade, no instante em que ela nasceu, Karen soube que lhe daria atenção e cuidados ininterruptos por todo o tempo possível.

Outros pais se comportavam de modo similar, mas os de Heather eram os mais sufocantes, e, embora fosse difícil, ela nunca fora desleal expondo o comportamento deles, sabendo que seria uma traição catastrófica se o mundo descobrisse que a família Breakstone não era perfeita.

FICHA TÉCNICA

Título: Acima de tudo, Heather

Autor: Matthew Weiner

Páginas: 144 p.

Preço livro físico: R 44,90

Editora Planeta | Selo Tusquets

SOBRE O AUTOR

Matthew Weiner é um exímio contador de histórias. Por mais de duas décadas, tem encantado públicos no mundo inteiro com séries premiadas como Mad Men - da qual é criador, roteirista, produtor executivo e diretor - e Família Soprano. Pelas duas séries, já venceu nove Emmy Awards, além de dois BAFTAs. Em 2011, foi eleito uma das "100 Pessoas Mais Influentes do Mundo" pela revista TIME. Weiner nasceu nos Estados Unidos, estudou na Wesleyan University, em Connecticut, e possui mestrado em Belas-artes pela Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia. Acima de tudo, Heather é seu primeiro romance, lançado nos Estados Unidos em 2017. 

Postar um comentário

0 Comentários