Find us on Facebook

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA A RIQUEZA E A FELICIDADE

 

Uma coletânea da sabedoria e da experiência do investidor que cativou o mundo com seus ensinamentos sobre o sucesso nos negócios e na vida
 

Ícone do Vale do Silício, Naval Ravikant foi um dos primeiros investidores do Uber e do Twitter, rede social na qual compartilha seus ensinamentos preciosos  com  fiéis seguidores, que hoje somam mais de 1,5 milhão. Além de propagar estratégias para alcançar o sucesso nos negócios, em suas postagens — e também em outras mídias — o empresário indiano apresenta suas filosofias de vida. Com base na crença de que "tuítes, podcasts e entrevistas caem rápido no esquecimento e um conhecimento tão valioso merece um formato mais permanente e acessível", o estrategista Eric Jorgenson criou O almanaque de Naval Ravikant, que chega às lojas em fevereiro pela Intrínseca.
 
Os  textos apresentam caminhos para o sucesso e para a felicidade por meio de máximas que conquistaram a mente de empreendedores de todo o planeta. Uma das ideias centrais de Naval, que reflete em grande medida o pensamento no Vale do Silício, é que certos talentos surgem muito cedo na vida e devem ser levados a sério. Ele defende que esforço e treinamento ajudam muito, mas na vida é muito mais importante encontrar aquilo que se adapta às nossas propensões e interesses do que querer ser algo que você não é. "Você precisa achar algo que pareça trabalho para os outros, mas que para você seja diversão — assim, será muito difícil competirem com você", afirma. 
 
Outro ponto importante é seu argumento de que o caminho para a riqueza não passa por diplomas ou bons empregos: ninguém tem verdadeira liberdade financeira como assalariado. Naval acredita que ser dono de um negócio próprio é mais importante que ter uma boa rentabilidade em investimentos, e conclui: "Você nunca vai ficar rico alugando o seu tempo."
 
Nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos, Naval Ravikant segue como adepto da filosofia oriental, mantendo contato com suas origens. Assim, nessa curadoria de suas reflexões mais perspicazes e pungentes, também aborda a importância da meditação e do desapego em seu dia a dia. Segundo ele, é muito difícil viver fora do presente, remoendo o passado ou se angustiando muito pelo futuro.
 
A obra também conta com prefácio de Tim Ferriss, que abriu exceção em sua postura de não escrevê-los. Em texto de sua autoria, revela que conhece Naval há mais de uma década e que, ao longo desse tempo, era um desejo seu que alguém compilasse esse livro. Segundo ele, o célebre investidor-anjo "raramente integra qualquer consenso, e a singularidade de sua vida, de seu estilo de vida, de sua dinâmica familiar e do sucesso de suas start-ups são um reflexo das escolhas conscientes que ele fez para realizar as coisas de maneira diferente".
 
Naval gosta de pensar que, se perdesse todo o seu dinheiro e fosse deixado em uma rua aleatória de um país cuja língua falasse, em cinco ou dez anos estaria rico novamente, porque ganhar dinheiro é apenas um conjunto de habilidades que ele desenvolveu — e que qualquer um pode ter.

 

"Eu chamo Naval de ‘filósofo anjo’ e o Almanaque mostra o motivo. Com sabedoria inesquecível e percepções profundas, esta leitura vai fazer suas engrenagens mentais trabalharem horas extras." — Shane Parrish, fundador da Farnam Street

Foto: JD Swiger
 
ERIC JORGENSON é escritor e estrategista de produtos. Em 2011, ele se juntou à equipe fundadora da Zaarly, uma empresa que se dedica a ajudar proprietários de residências a encontrar prestadores de serviços em quem possam confiar. Seu blog de negócios, Evergreen, proporciona ensinamentos e diversão para mais de um milhão de leitores.

O ALMANAQUE DE NAVAL RAVIKANT: UM GUIA PARA A RIQUEZA E A FELICIDADE, de Eric Jorgenson

Editora Intrínseca
Tradução: Paula Diniz
Páginas: 240
Livro impresso: R$ 44,90
E-book: R$ 29,90

Postar um comentário

0 Comentários