Find us on Facebook

Abertura da Semana de Leitura de SP acontece no Theatro Municipal em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna

 



Em 1922, durante a Semana de Arte Moderna, o Theatro Municipal de São Paulo esteve repleto de estudantes, artistas e intelectuais para celebrar o nascimento do modernismo brasileiro. 100 anos depois, durante a 11ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, a cena se repete, com cerca de mil alunos se reunindo no Theatro Municipal no dia 4 de abril, às 13 horas, para a abertura do evento, que, em sua 11ª edição, comemora justamente o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Muitos desses estudantes pisarão pela primeira vez em um teatro. “O Theatro Municipal foi escolhido para a abertura por ser um marco onde artistas de diversos campos, incluindo escritores, pintores, músicos e intelectuais, expuseram seus talentos modernistas e pediram a valorização da cultura nacional durante a Semana de Arte Moderna de 22”, afirma Eliseu Gabriel. Além dos alunos, também estarão presentes na abertura professores, diretores escolares, bibliotecários, artistas, convidados e autoridades, incluindo os Secretários Municipais de Cultura Fernando Padula e Aline Torres.


Parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, a Semana de Leitura, que acontece entre os dias 04 e 08 de abril com o objetivo estimular o estudo e a leitura entre a população, trará na abertura, assim como em toda a programação, atrações relacionadas ao tema da edição: “100 anos da Semana de Arte Moderna”. Por exemplo, durante a abertura, o ator Pascoal da Conceição, conhecido por interpretar o Dr. Abobrinha no seriado Castelo Rá-Tim-Bum, apresentará a peça “Mario de Andrade: o papa do Modernismo”, que, ao som de dois músicos tocando obras do compositor Heitor Villa-Lobos, conta as passagens do poeta Mário de Andrade pelo modernismo. Outra atração de destaque durante a abertura da Semana de Leitura é o espetáculo “Barbatuquices!”, do grupo Barbatuques, uma “aula-show” com interação do público composta por brincadeiras musicais que realizam uma imersão nas músicas autorais do grupo e do repertório popular brasileiro.

Discentes e docentes da cidade de São Paulo também se juntam às atrações da abertura. O coral de professores da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaianazes interpretará o Hino Nacional Brasileiro. Já os alunos das escolas municipais participantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) farão apresentações que incluem o espetáculo “As cores de Tarsila", representado por alunos da EMEF Vicentina Ribeiro da Luz que fazem parte da AEL Vinícius de Moraes, e o ballet “Fadas da Natureza: eternidade e em busca do vale perdido”, que tem o elenco formado pelos alunos da EMEF Amadeu Mendes

Instituída pela Lei nº 14.999/09 de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), cujo gabinete é responsável pela realização em conjunto com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência, a 11ª edição da Semana de Leitura contará com atividades on-line e presenciais espalhadas pela cidade, incluindo contações de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, rodas de leitura, palestras, entrevistas, bate-papos com escritores, visitas guiadas a bibliotecas, trocas de livros e exibições de curtas-metragens. “Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, destaca Eliseu Gabriel, que também é professor. Confira alguma das atrações da Semana de Leitura:

- Poesia na Faixa: No dia 05 de abril, uma das atrações é o projeto “Poesia na Faixa”, em que o coletivo Poetas do Tietê, com o auxílio de megafones, declamarão poesias e distribuirão poemas para os transeuntes e motoristas na faixa de pedestres da esquina da Av. Paulista com a Rua Joaquim Eugênio de Lima. A ação começa ao meio-dia.

- Encontro de fãs de Harry Potter: No dia 07 de abril, às 16h, os fãs de Harry Potter poderão se reunir na Biblioteca Brito Broca (Av. Mutinga, 1425) para fazer uma leitura coletiva do primeiro livro da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em um evento promovido pela artista e influenciadora mirim Laura Corrêa. O encontro também contará com uma simulação da designação dos participantes entre as 4 casas que compõem Hogwarts, assim como acontece nos livros.

- Peça “Cadê o amor que estava aqui?”: Também no dia 07, acontecerá a apresentação da peça “Cadê o amor que estava aqui?”, às 10h e às 15h, no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá (Rua Comendador José de Matos, 386). Essa é uma escola de educação indígena que conta com 127 estudantes guaranis e está localizada em uma região considerada reserva indígena que conta com a maior concentração de indígenas da tribo Guarani: são mais de 700 pessoas. Todo o projeto arquitetônico do local respeita as condições sócio-paisagísticas-culturais da aldeia, pois foi elaborado em conjunto com as lideranças indígenas Guarani.

- Peça “Desenquadrando Tarsila”: No último dia da Semana de Leitura (08), a peça teatral “Desenquadrando Tarsila” ocupa o palco da Biblioteca Affonso Taunay (Rua Taquari, 549). A apresentação, que acontece às 14h, traz as personagens Farol e Abaporu, famosos quadros de Tarsila do Amaral, para contar a história e os efeitos da artista modernista de maneira divertida e ritmada.

A programação pode ser acessada na íntegra através do site do evento e o encerramento da Semana de Leitura ocorre no dia 8 de abril, às 13h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

A 11ª Semana de Leitura tem apoio de entidades como SESC, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

Serviço -- Abertura da 11ª Semana de Leitura
Data: 4 de abril
Horário: 13h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo - SP, 01037-010
Informações: site da Semana de Leitura

Postar um comentário

0 Comentários