Find us on Facebook

Editora Intrínseca promove o lançamento de Racionalidade do escritor Steven Pinker

 

Renomado teórico canadense mostra como as ferramentas do raciocínio podem ajudar a solucionar ameaças à nossa saúde e ao nosso planeta
 
Crescemos ouvindo que a racionalidade é um distintivo do ser humano em relação a qualquer outra forma de vida existente no planeta. E a explicação frequente é a de que nós dispomos dos recursos cognitivos para entender o mundo e moldá-lo a nosso favor. Ao longo da História, o homem datou a origem do universo, decodificou os segredos da vida e aplicou todo o conhecimento adquirido para aprimorar seu bem-estar. Durante a pandemia, foi capaz de desenvolver, em tempo recorde, uma série de vacinas que oferecem alto grau de proteção contra a covid-19. Como é possível que essa mesma espécie acredite em tantas notícias sem nenhuma conexão com a realidade, defenda o charlatanismo médico e compartilhe teorias da conspiração estapafúrdias nas redes sociais?

Explicar essa dualidade é um dos desafios de Racionalidade, publicado no Brasil pela Intrínseca. Nele, o renomado psicólogo e teórico evolucionista canadense Steven Pinker rejeita a ideia reducionista de que os humanos são simplesmente irracionais — como se o cérebro fosse um cesto de ideias aleatórias e sem fundamento. Na verdade, todo ser humano nasce com a habilidade de pensar e tomar decisões recorrendo a poderosas ferramentas de raciocínio, como lógica, pensamento crítico, probabilidade, correlação e causalidade. Mas o mundo das fake news é um bom exemplo de como coerência, nexo e sentido podem se perder por brechas na nossa consciência e provocar distorções da realidade que limitam nossas escolhas.

Racionalidade é inspirado em um curso ministrado por Pinker na escola de filosofia de Harvard. Nele, o professor quis mostrar a seus alunos como determinadas crenças e vieses cognitivos que desde sempre influenciam o comportamento dos seres humanos ajudam a entender por que tanta gente subestimou a covid-19, agindo de forma irracional em vez de tentar se proteger do vírus. Segundo o autor, entender por que tantos caem na armadilha do negacionismo é um primeiro passo na busca de mecanismos que introduzam mais cautela no debate público e induzam as pessoas a fazer escolhas mais sensatas. De acordo com Pinker, o uso da racionalidade no plano coletivo é o principal motor da justiça social e do progresso moral. Repleto do humor e da perspicácia habituais ao autor, este é um livro que ilumina, inspira e emancipa.
Foto: Francesco Guidicini
 
STEVEN PINKER é professor de psicologia na Universidade de Harvard. Finalista do Pulitzer por duas vezes e vencedor de muitos prêmios por sua pesquisa, ensino e publicações, o autor também é membro da National Academy of Sciences. Seus livros incluem Tábula rasaDo que é feito o pensamentoOs anjos bons da nossa naturezaGuia de escrita e O novo Iluminismo.

RACIONALIDADE, de Steven Pinker

Editora Intrínseca
Tradução: Waldéa Barcellos
Páginas: 464
Livro impresso: R$ 89,90
E-book: R$ 62,90



Postar um comentário

0 Comentários