Find us on Facebook

Esquina da Avenida Paulista tem declamação de poesias durante a Semana de Leitura de SP




 No dia 05 de abril, às 12h, acontece, na esquina da Av. Paulista com a Rua Joaquim Eugênio de Lima, a ação “Poesia na Faixa”. O evento é parte da programação da 11ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei nº 14.999/09 de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que tem como objetivo estimular o estudo e a leitura entre a população. Durante uma hora, os membros do coletivo Poetas do Tietê estarão com um megafone na faixa de pedestres do local declamando e distribuindo trechos poéticos para os motoristas e transeuntes.


Parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, a 11ª Semana de Leitura, que nesse ano tem como tema “100 anos da Semana de Arte Moderna”, acontece de 4 a 7 de abril, com diversos eventos on-line e presenciais espalhados pela cidade de São Paulo, incluindo saraus, rodas de leitura, palestras, entrevistas, bate-papos com escritores, visitas guiadas a bibliotecas, trocas de livros, exibições de curtas-metragens e mais apresentações teatrais e musicais. A abertura oficial do evento acontece no dia 4 de abril, às 13 horas, no Theatro Municipal.

No dia 07 de abril, às 16h, os fãs de Harry Potter poderão se reunir na Biblioteca Brito Broca (Av. Mutinga, 1425) para fazer uma leitura coletiva do primeiro livro da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em um evento promovido pela artista e influenciadora mirim Laura Corrêa. O encontro também contará com uma simulação da designação dos participantes entre as 4 casas que compõem Hogwarts, assim como acontece nos livros.

Também no dia 07, acontecerá a apresentação da peça “Cadê o amor que estava aqui?”, às 10h e às 15h, no Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) Jaraguá (Rua Comendador José de Matos, 386). Essa é uma escola de educação indígena que conta com 127 estudantes guaranis, além de estar localizada em uma região considerada reserva indígena que conta com a maior concentração de indígenas da tribo Guarani: são mais de 700 pessoas. Todo o projeto arquitetônico do local respeita as condições sócio-paisagísticas-culturais da aldeia, pois foi elaborado em conjunto com as lideranças indígenas Guarani.

No último dia da Semana de Leitura (08), a peça teatral “Desenquadrando Tarsila” ocupa o palco da Biblioteca Affonso Taunay (Rua Taquari, 549). A apresentação, que acontece às 14h, traz as personagens Farol e Abaporu, famosos quadros de Tarsila do Amaral, para contar a história e os efeitos da artista modernista de maneira divertida e ritmada.

Durante a 11ª Semana de Leitura também será possível visitar a BiblioSesc, a biblioteca itinerante do SESC, que, com suas diversas unidades, passeará por diversos pontos pela cidade para promover a leitura ao encurtar a distância entre o leitor e as obras com empréstimo de livros e programações culturais como contação de histórias, oficinas, intervenções. Nos dias 5 e 7, às 14 horas, a unidade localizada em Santana ainda receberá uma intervenção com uma personagem de circo, parte do grupo Brotando em Mim.

As atrações da 11ª Semana de Leitura também ocupam o ciberespaço. No dia 7 de abril, às 11h, será possível acompanhar um bate-papo com o autor Rodrigo Magalhães Libânio, que já conta com mais de 20 mil cópias vendidas de seus livros. No mesmo dia, às 15h, a influenciadora digital Hannah Wischral Mathias (@leiaaguria), que possui mais de 50 mil seguidores, dará dicas para aqueles que desejam incluir o hábito da leitura no seu dia a dia. Ambas as lives serão transmitidas através dos canais oficiais da Semana de Leitura.

A programação completa pode ser acessada através do site da Semana de Leitura.

O encerramento oficial da 11ª Semana de Leitura ocorre no dia 8 de abril, às 13h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O evento é realizado pelo gabinete do vereador Eliseu Gabriel em conjunto com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência e tem apoio de entidades como SESC, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

Serviço -- Poesia na Faixa
Data: 05 de abril
Horário: 12h
Endereço: Esquina da Av. Paulista com a Rua Joaquim Eugênio de Lima

Postar um comentário

0 Comentários