Find us on Facebook

TikTok Boom: Um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais

 

Livro-reportagem analisa como a rede social chinesa desafia a hegemonia tecnológica dos Estados Unidos e o fenômeno das novas celebridades criadas pelo aplicativo
 

Sucesso absoluto entre adolescentes e crianças de todo o mundo, o TikTok tem um alcance nunca visto na era das redes sociais. Todos os dias, 50 milhões de americanos abrem o aplicativo — um aumento de dez vezes em comparação com janeiro de 2018, de acordo com dados oficiais do próprio aplicativo. Mas a velocidade com que ganha seguidores desde setembro de 2016, quando a empresa abriu com o nome Musical.ly, é a mesma com que suscita desconfiança por parte de governos e outros empreendimentos de tecnologia.

A grave questão sobre o vazamento de dados, da qual a plataforma é acusada, ganha destaque no livro-reportagem TikTok Boom, que chega às livrarias em abril pela Intrínseca. Chris Stokel-Walker percorre os bastidores da proprietária chinesa do TikTok, a ByteDance, para revelar a ambição da empresa em alcançar o patamar de gigantes tecnológicas norte-americanas como o Google.

O contexto sociopolítico que transformou o aplicativo em um embate entre as duas maiores potências de hoje, China e Estados Unidos, é um dos pontos altos na análise de Stokel-Walker. Ao abordar a geopolítica atual, o autor mostra como os interesses de ambos os países se sobrepõem no que se refere ao domínio das novas tecnologias. “O TikTok se transformou em uma espécie de guerra por procuração pelo futuro da tecnologia que usamos em nosso cotidiano. E o resultado disso pode ditar o rumo que os aplicativos instalados em nossos celulares vão tomar e para onde irão nossos dados”, alerta.

Banido da Índia e considerado uma ameaça à segurança nacional por Donald Trump em sua gestão como presidente dos Estados Unidos, o TikTok segue como foco de atenção no governo norte-americano. Segundo o autor, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, analisa a questão em meio a um arrefecimento das relações com a China.
 
O fenômeno das novas celebridades criadas pela plataforma de vídeo também é analisado por Chris Stokel-Walker. “Este livro é sobre esses ‘ex-zés-ninguém’ videomakers — que aqui chamamos de “criadores” —, mas também conta a história da ascensão do TikTok e fala sobre o impacto que o aplicativo vem causando na sociedade, desde a música pop a questões políticas”, explica o autor.

Para contextualizar o debate à realidade do Brasil, a edição da Intrínseca inclui nove perfis de grandes influenciadores do país no TikTok, como Pequena Lô, Matheus Costa e Isaías Silva. As minibiografias foram criadas a partir de entrevistas feitas pelo jornalista Bruno Molinero.

CHRIS STOKEL-WALKER é um jornalista britânico com trabalhos publicados regularmente nos mais diversos veículos, como WiredThe Economist e Insider. Autor do livro YouTubers: How YouTube Shook Up TV and Created a New Generation of Stars, é uma figura reconhecida por suas notícias relevantes sobre o YouTube e o TikTok, e com frequência dá entrevistas para televisão, rádio e podcasts.

TIKTOK BOOM: UM APLICATIVO VICIANTE E A CORRIDA CHINESA PELO DOMÍNIO DAS REDES SOCIAIS, de Chris Stokel-Walker

Editora Intrínseca
Tradução: Alexandre Raposo, Carolina Selvatici, Diego Magalhães
Páginas: 304
Livro impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90

Postar um comentário

0 Comentários