Find us on Facebook

Editora Intrínseca lança " Os abismos" de Pilar Quintana


Premiada autora colombiana aborda, pelos olhos de uma criança, a solidão feminina e as imposições sociais na vida das mulheres
 
O apartamento duplex onde Claudia mora com os pais em Cáli é tomado por plantas que escorrem pelas paredes, se embrenham pelos cômodos e se enroscam nos móveis. Neste cenário denso, que remete a uma selva urbana, também estão entranhadas as frustrações afetivas de uma família cujas relações são permeadas por abismos intransponíveis. Entediada e deprimida, a mãe está em conflito com os caminhos impostos para a própria vida. O pai omisso se refugia no silêncio ou se expressa vagamente, em frases evasivas. Entre esses dois polos pairam as expectativas da filha de oito anos, ansiosa em estabelecer esses vínculos quase inatingíveis. E é ela quem narra a história, pelo seu olhar de criança terno e sincero.
 
Vencedor do prêmio Alfaguara 2021 na categoria Romance, Os abismos, que chega às livrarias brasileiras pela Intrínseca e foi lançado primeiro no clube intrínsecos, retoma o tema da maternidade já explorado magistralmente em A cachorra, livro anterior de grande repercussão de Pilar Quintana. Agora, porém, sob outro ponto de vista. Se no livro anterior acompanhamos uma mulher cujo grande desejo da vida  é ser mãe, mas que não consegue realizá-lo, em Os abismos temos justamente o contrário: uma mulher que encontra grande dificuldade com a maternidade. Enquanto a mãe passa os dias deitada na cama, obcecada por celebridades femininas que morreram de forma trágica – Natalie Wood e Grace Kelly entre elas –, Claudia tenta em vão se aproximar dela e observa com preocupação crescente o desenrolar dos dias à medida que a mulher se afunda em sua solidão.
 
Em meio à beleza e à violência da natureza, confrontando desejos inconfessos, criança e mãe se encontram e, assim, o destino da mais velha parece se debruçar sobre o abismo contra o qual tantas outras mulheres também já se depararam. Um livro sensível e chocante, que consolida o importante lugar de Pilar Quintana na literatura latino-americana.
 
“É interessante como a escrita da autora capta o mundo interno dos protagonistas: as plantas, as falésias, a névoa densa falam de suas emoções contidas.”
La Nación
 
“Este livro e a Cáli que só existe na memória de quem viveu aquela época são, sem dúvida, o melhor livro e lugar para desaparecer por muitas horas.”
El País

Foto: Manuela Uribe
 
PILAR QUINTANA é autora de cinco romances e um livro de contos. A cachorra, traduzido para vários idiomas e também publicado pela Intrínseca, foi finalista do Premio Nacional de Novela na Colômbia e do National Book Award nos Estados Unidos, além de ter ganhado o Premio Biblioteca de Narrativa Colombiana, um English PEN Translates Award e o LiBeraturpreis na Alemanha. Os abismos, seu trabalho mais recente, ganhou o Premio Alfaguara 2021 na categoria Romance e teve os direitos vendidos para vários países.


OS ABISMOS, de Pilar Quintana

Editora Intrínseca
Tradução: Elisa Menezes
Páginas: 272
Livro impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90

 

Postar um comentário

0 Comentários