Find us on Facebook

Em Suzano ‘Trajetória Literária' recebe o escritor e roteirista Fernando Bonassi


O projeto Trajetória Literária de Suzano recebe nesta quinta-feira (30/06) o escritor e roteirista Fernando Bonassi, que teve participação em trabalhos como nos filmes “Cazuza – O Tempo Não Para”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, e “Carandiru”, de Hector Babenco, como corroteirista, além da criação e produção de séries da Rede Globo, como “Carcereiros” e “Força Tarefa”, estes dois em parceria com o também escritor Marçal Aquino. Esta será a terceira vez que Bonassi vem a Suzano.

Marcado para começar às 20 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna, que fica localizado na rua Paraná, 70, no bairro Jardim Paulista, o evento é gratuito e tem capacidade máxima para cem pessoas, é necessário chegar com meia-hora de antecedência antes do evento começar. 

"Fernando Bonassi vai palestrar sobre tudo o que ele tem feito nestes últimos tempos, inclusive como a pandemia de coronavírus (Covid-19) afetou o seu trabalho, já que como roteirista ele trabalhava muito de casa. Vai nos contar também que a (Rede) Globo reservava uma sala para os roteiristas poderem trabalhar. Vai dar dicas de livros, filmes e, até mesmo, ensinar os macetes para escritores”, explicou o criador e mediador do projeto, Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha.

“Estou muito feliz em receber o Bonassi, primeiro porque este ano eu completo 20 anos de carreira, e ele faz parte dessa minha trajetória, e segundo porque é sempre uma honra receber alguém como ele, conhecido no Brasil e no exterior", finalizou o representante da Cultura suzanense, que também nutre uma admiração pessoal pelo convidado.

O “Trajetória Literária”, além de promover a vinda dos convidados, também trabalha com a formação do público, inclusive com o objetivo de incentivar a leitura e a produção de textos. "Queremos que daqui algum tempo as pessoas falem ‘olha, comecei a ler depois de participar do projeto Trajetória Literária’, ou que começou a escrever depois de participar do encontro com o Fernando Bonassi no evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura”, completou o escritor suzanense. 

ara o secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, receber alguém como Bonassi mostra a proporção que o “Trajetória Literária" tomou. “Ele é uma referência no meio, alguém que produziu livros, filmes e séries, ou seja, é um escritor completo, atuando em vários segmentos dentro da cultura, poder ter ele em Suzano, mais uma vez, mostra o quanto nosso projeto é bem aceito e respeitado no Brasil”, destacou.

O convidado

Nascido em São Paulo, em 1962, Bonassi é roteirista de cinema e TV, dramaturgo e escritor de diversas obras, entre elas os romances Luxúria e Degeneração (ambos pela Ed. Record). É corroteirista de filmes como Os Matadores (de Beto Brant); Carandiru (de Hector Babenco) e Cazuza – O Tempo Não Para (de Sandra Werneck e Walter Carvalho). No teatro destacam-se as montagens de Apocalipse 1,11 (em colaboração com o Teatro da Vertigem) e de Arena Conta Danton, com a Cia Livre de Teatro. Bolsista do Kunstlerprogramm do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), viveu e escreveu em Berlim, em 1998, o volume de contos Passaporte (Ed. Cosac & Naify/1999). Entre 1997 e 2007 foi colunista do jornal Folha de S. Paulo. De 2008 até 2020 criou e desenvolveu, em parceria com o escritor Marçal Aquino, os seriados Força Tarefa e Carcereiros, além das minisséries O Caçador e Supermax, todos produzidos pela Rede Globo de Televisão. 



 

Postar um comentário

0 Comentários