Find us on Facebook

Combate a fake news será tópico de bate-papo durante a Bienal Internacional do Livro

Atividade com a autora da obra "#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras", Januária Alves, e com o jornalista José Alberto Lovetro acontece no dia 6 de julho, no estande da Mauricio de Sousa Produções

 

A luta contra as notícias falsas é o tema central de um dos bate-papos que serão realizados no estande da Mauricio de Sousa Produções (MSP) durante a 26ª Bienal Internacional do Livro, que acontece de 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Na quarta-feira, 6 de julho, às 11 horas, será realizado o debate “Xô Fake News” com o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e jornalista, José Alberto Lovetro - JAL, e com a escritora e autora do livro “#XôFakeNews: uma história sobre verdades e mentiras”, Januária Alves. A escritora abordará o processo de elaboração do livro e os desafios de tratar desse tema com o público jovem. JAL falará sobre a importância da Turma da Mônica em transmitir informações de forma responsável. Juntos, vão dialogar sobre maneiras de utilizar a publicação nas salas de aula e também responderão perguntas do público que estiver presente.

A obra, lançada em 2021, possui texto de Januária Alves e ilustração de Mauricio de Sousa, e traz a personagem Tina, agora formada em jornalismo, que decide se tornar uma influenciadora digital e cria uma página na internet para combater a desinformação. Em uma oportunidade, a jovem é convidada a dar uma palestra na escola de Mônica, Magali, Cebola e Cascão. Aos estudantes, Tina lança um debate sobre as diferenças entre informação, notícia e opinião, os perigos das fake news, sobre a liberdade de expressão e outras questões urgentes. Por fim, convida os alunos – e também os leitores – a refletirem sobre as consequências de suas atividades no ambiente digital.

Com o tema “Navegando pelas Histórias”, o estande da MSP será o espaço infantil oficial de ativações e visitas da Bienal. O local homenageará a cultura portuguesa com representações de monumentos históricos, pontos turísticos e símbolos culturais portugueses, todos com a participação da Turma da Mônica. Os visitantes poderão conferir uma programação com diversas atividades, como rodas de leitura, eventos literários, contações de histórias e sessões de autógrafos. A empresa ainda levará 12 novos títulos, em parceria de 16 editoras licenciadas.

 

Serviço - Debate “Xô Fake News” na 26ª Bienal Internacional do Livro

Data: 6 de julho de 2022

Horário: 11h às 11h50

Convidados: Januária Alves e José Alberto Lovetro

Local: Estande da Mauricio de Sousa Produções (MSP)

 

Mauricio de Sousa Produções no mercado editorial

Há mais de 60 anos no mercado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a responsável por uma das marcas mais amadas do País: a Turma da Mônica. A empresa, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, é a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, com mais de 1.500 páginas de quadrinhos produzidas por mês.

No setor editorial, a MSP viu os números crescerem ainda mais no último ano. Em 2021 houve o aumento de 43% do volume de vendas em exemplares da marca. Foram 2.800 milhões de exemplares, o que corresponde a uma alta de mais de 30% de faturamento. Ao todo, são mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários