Find us on Facebook

De "fanfiqueira" a autora publicada: Babi Dewet fala sobre sua experiência na Bienal do Livro

 

De "fanfiqueira" a autora publicada: Babi Dewet fala sobre sua experiência na Bienal do Livro

A autora aborda maneiras de transformar ideias em livros e fala sobre o universo das fanfics no Skeelo Talks

As ditas "fanfics" sempre estiveram presentes entre os fãs, antes mesmo de serem nomeadas dessa forma. Praticamente todos os fandoms (versão moderna do fã-clube) - desde filmes e videogames até bandas de diversos gêneros - contam com escritores de fanfics, que são postadas por toda a internet. A fanfiction é uma história sem fins lucrativos que usa o universo e personagens de obras já existentes ou pessoas da vida real para criar enredos novos.

A escrita de fanfics pode ser considerada um hobby, mas muito além disso, pode se tornar uma porta para uma carreira concreta no mundo literário. Babi Dewet, "ex-fanfiqueira" e hoje autora publicada, marca sua presença no estande do Skeelo na Bienal do Livro de São Paulo e fala, hoje, dia 8 de julho, sobre o tema “De fã a escritora: como transformar as ideias em livros e um pouco sobre o universo de fanfics”.

Babi iniciou sua vida como escritora aos 15 anos, elaborando histórias sobre o universo de Harry Potter e a banda McFly, se tornando referência no mundo das bandas de K-POP - principalmente a EXO - algum tempo depois. Através de suas criações postadas online, pôde publicar seu primeiro título de maneira independente em 2009.

Desde então, tem sido uma defensora firme do mundo “fanfiqueiro” e apoia diversos projetos de profissionalização dos participantes destas comunidades, para que estes também possam se tornar autores. Uma de suas parcerias é com o selo Gutenberg em conjunto com a jornalista Érica Imenes, que busca trazer outras escritoras iniciadas no mundo das fanfics para o mercado editorial. A parceria rendeu livros como “K-POP - Manual de Sobrevivência”, com coautoria de Érica e Natalia Pak, assim como “Desventuras (quase) românticas de um festival”, que conta com Lyu Guedes e Paloma Ortega na escrita. 

Babi Dewet argumenta sempre em pró deste universo, muitas vezes julgado por não ser alta literatura. A autora acredita que com tempo, estudo e dedicação muitos destes criadores podem se tornar brilhantes autores, como foi o caso dela. Hoje ela se tornou uma autora consagrada, e terá um de seus contos "O som dos sentimentos" - parte do livro "Um ano inesquecível" e também publicado pela Gutenberg -  transformado em um filme dirigido por Lázaro Ramos. Dewet é a prova viva de que bons escritores podem ter origens variadas. 

Para conhecer um pouco mais sobre a autora, os livros de Babi estão com desconto na loja do Skeelo até o dia 10 de julho no site: https://loja.skeelo.app/. Para mais informações sobre a programação do Skeelo Talks, acesse https://conteudo.skeelo.app/skeelotalks

 

SERVIÇO
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 2 a 10 de julho de 2022.
Estande: Skeelo | C62
Evento: Babi Dewet no Skeelo Talks | Dia 08 de julho, às 16h, De fã a escritora: como transformar as ideias em livros e um pouco sobre o universo de fanfics
Horário: De Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. Entrada no evento até às 21h, Sábados e domingos, das 10h às 22h. Dias 02, 03 e 09 entrada no evento até às 21h. Dia 10/07, entrada até as 19h.
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo

 

ELVIS ESTREIA NOS CINEMAS NA PRÓXIMA SEMANA, QUER SABER NOSSA OPINIÃO SOBRE O FILME?

Postar um comentário

0 Comentários