Find us on Facebook

Sesc São Paulo integra a programação da 26ª Bienal Internacional do Livro

 

Em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sesc São Paulo integra a programação presencial da Bienal Internacional do Livro, maior evento literário do país, com uma intensa programação cultural. São cerca de 120 mesas - em três espaços distintos: o Auditório das Edições Sesc, dois Bibliosescs, o Praça da Palavra e o Praça de Histórias e parte da curadoria do Salão de Ideias. A programação acontece de 2 a 10 de julho no Expo Center Norte.

Além disso, o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus dependentes, acesso gratuito à Bienal. Para isso, basta apresentar a Credencial Plena válida e um documento com foto para garantir o ingresso (para saber mais informações sobre a Credencial Plena, acesse sescsp.org.br/credencialplena).

A programação do Salão de Ideias conta com curadoria de Diana Passy, da CBL, e de Francis Manzoni e André Dias, do Sesc São Paulo, e traz grandes nomes para gerar discussões atuais com questões de relevância social e cultural. Valter Hugo Mãe, Ailton Krenak, Paulina Chiziane e Davi Kopenawa estão entre os destaques desta programação. No Auditório das Edições Sesc, os encontros são criados a partir dos temas dos livros da editora, como música, cinema, teatro, história, antropologia, entre outros. Destaques para Edney Silvestre, Rita von Hunty, Pascoal da Conceição, entre outros. 

Já os caminhões biblioteca, os Bibliosescs, são palco de atividades que vão de saraus, contações de história, slams, bate-papos e apresentações de música e literatura. Conta com curadoria de André Dias, do Sesc, que convidou nomes como Xico Sá, Elisa Lucinda, Roberta Estrela D´Alva, MV Bill, Ignácio de Loyola Brandão e Daniel Munduruku.

Edições Sesc: teatro, música, games, sexualidade e lançamentos de livros

As Edições Sesc levam para seu Auditório discussões sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna, racismo, colonialismo, games, cultura, música e sexualidade, com nomes como Edney Silvestre, Rita von Hunty, Ferréz, Katumirim, Ivaldo Bertazzo, Pascoal da Conceição, Eliete Negreiros, entre outros.

Entre os destaques estão a mesa de domingo, dia 3, às 14h, Teatro brasileiro em três biografias, com Edney Silvestre, Dirceu Alves Jr. e Alvaro Machado falando sobre as três biografias lançadas pelas Edições que tratam de Fernanda Montenegro, Sérgio Mamberti e Ruth Escobar. Ainda no teatro, o Grupo Galpão rememora sua trajetória de 40 anos com mediação de Valmir Santos.

Lançamentos de livros

No dia 6, quarta-feira, às 16h, acontece o lançamento do livro O Funk na batida: baile, rua e parlamento, de Danilo Cymrot. O livro apresenta a história do funk, com uma conversa com MC Bin Laden e mediação do jornalista Alexandre Matias. Outro lançamento na Bienal é Underground: Luiz Carlos Maciel, organizado por Claudio Leal, que estará na mesa Underground: imprensa, política e transgressão, no dia 7, quinta-feira, às 18h, junto a atriz e diretora de cinema Helena Ignez e o poeta e escritor Claudio Willer.

Já no encerramento da Bienal, domingo, dia 10, às 18h, o jornalista Lucas Nobile fala sobre o lançamento Amor à música: de Cartola, Paulinho da Viola, Cortázar, Nara Leão, Rogério Sganzerla..., da cantora e filósofa Eliete Negreiros. O livro tem lançamento durante o bate-papo MPB: canções, memórias e histórias, com Lucas, o músico Guga Stroeter (autor de Uma árvore da música brasileira, das Edições Sesc), e da jornalista e radialista Patricia Palumbo (autora de Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, das Edições Sesc).

Bibliosescs: saraus, rappers, contações de histórias

São duas unidades com programações distintas: Praça da Palavra e Praça de Histórias. Na programação do Bibliosesc Praça da Palavra há a participação dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2021, Diogo Monteiro e Fábio Horácio, no dia 6 de julho, às 16h30. Há também o bate-papo Literatura, vida e realidade, com MV Bill e Roberta Estrela D´Alva, dia 7 de julho, às 17h, e o bate-papo Homens plurais: uma conversa sobre masculinidade, com Daniel Munduruku, Stefano Volp e mediação de Tiely Queen, para falar sobre as diferentes possibilidades de expressão das masculinidades no mundo contemporâneo, às 15h30 do dia 9 de julho.

Já no Bibliosesc Praça de Histórias, destaque para dia 3 de julho, às 17h, com a programação Leituras Literárias com a atriz e poeta Elisa Lucinda, com participação de convidados. Às 19h do mesmo dia, acontece um grande encontro de Saraus, o do Binho, Sarau Elo da Corrente, Sarau da Brasa, Sarau Afrikanse, Sarau Guarani e Sarau do Burro, festejando a importância dos saraus em diversos territórios da cidade. No dia 4 de julho, às 19h, o jornalista Xico Sá e o humorista português Ricardo de Araújo Pereira dividem a mesa Humores: ironias, sátiras e escárnios, um papo bem-humorado sobre obras e publicações da língua portuguesa.

A Cia Trucks apresenta a contação de histórias A Bruxinha, no dia 6 de julho, em dois horários: 10h30 e 14h, sobre uma bruxinha que deixa os livros para ganhar corpo de boneco, baseada  na história homônima da autora e ilustradora Eva Furnari. Membro da Academia Paulista de Letras, o romancista Ignácio de Loyola Brandão, participa, no dia 7 de julho, às 16h, do bate-papo Aos livros com carinho: Bibliotecas e Afeto, sobre como a experiência com livros pode mudar a vida das pessoas. O escritor participa também, no dia 9, às 15h30, da apresentação Solidão no fundo da agulha, com sua filha e cantora Rita Gullo, em que os dois entrelaçam música e literatura. Para encerrar a programação, no dia 10, às 17h, acontece a apresentação Slam do Corpo, primeira batalha de poesias no Brasil com participação de poetas surdos e ouvintes.

Salão de ideias: conexões Brasil-Portugal, música, HQ, gastronomia, Amazônia, entre outros

No Salão de Ideias, um dos destaques com curadoria do Sesc é a mesa Ideias para adiar os males do Brasil, no dia 9 de julho, às 11h, com o encontro entre Valter Hugo Mãe e Ailton Krenak. Eles foram convidados a falar sobre diferentes representações, imagens e versões do Brasil atual.  A interlocução entre Brasil e Portugal também está presente em diversas mesas, como no dia 3 de julho, às 17h, a mesa Escritoras premiadas de língua portuguesa, trazendo Paulina Chiziane, primeira mulher a ganhar o prêmio Camões de Literatura, e Ana Maria Gonçalves, escritora que trabalha com densas pesquisas sobre heranças africanas no Brasil, com mediação de Rita Chaves.

Na música, acontece no dia 3 de julho, às 19h, a mesa O Brasil emergente das canções, com artistas-compositores de gêneros e público diversos, como o rapper Owerá e a cantora Assucena, conhecida por atuar na banda As Baías, e mediação do jornalista Pedro Alexandre Sanches. O tropicalismo de Tom Zé é tema no dia 6 de julho, às 17h, com dois estudiosos do assunto, Carlos Rennó e Carlos Calado. A mesa também vai abordar o livro Tom Zé, o último tropicalista, publicado pelas Edições Sesc, bem como seu novo álbum, Língua Brasileira, que será lançado pelo Selo Sesc. Destaque para os convidados: Bia Lessa, Jefferson Tenório, Zezé Motta, Laurentino Gomes, Renato Noguera, Kalaf Epalanga, Laurentino Gomes, Raphael Montes, entre outros.

Sobre a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do ramo, com uma programação multicultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão.  Sob o tema Você sai melhor do que entrou, essa edição histórica da Bienal enfatiza o poder transformador da leitura e terá Portugal como o país convidado. Cerca de 600 mil pessoas são esperadas na Expo Center Norte.

 

Serviço

Sesc na Bienal do Livro

De 2 a 10 de julho

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333 | Vila Guilherme | São Paulo

Entrada gratuita

Credencial Plena Sesc válida e um documento com foto (1 ingresso por pessoa)

Mais informações em: sescsp.org.br/credencialplena

Programação completa Sesc https://www.sescsp.org.br/projetos/sesc-na-bienal-do-livro/

Ingressos público - Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br
2ª feira a Domingo: R$ 30,00 (inteira) e  R$ 15,00 (meia entrada)
Meia-entrada: Estudantes e Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso
Programação completa Bienal -
www.bienaldolivrosp.com.br

Postar um comentário

0 Comentários