Find us on Facebook

Faro Editorial lança romance histórico que retrata os eventos que antecederam ao golpe 64

 



Livro de José Almeida Jr, ganhador do prêmio Sesc e finalista do Jabuti, explora os eventos desde a inauguração de Brasília, ao maior momento de polarização política visto no país



Para entender o que aconteceu em 1º de abril de 1964, é preciso retroceder às eleições de 1960 e à polarização que tomou conta do país. E será pelo olhar de Fernando e Marcos, pai e filho, ambos jornalistas, mas que estão em lados políticos opostos. Fernando na Tribuna da Imprensa, jornal de Carlos Lacerda, alinhado a um caminho liberal-conservador. Marcos na Última Hora de Samuel Wainer, veículo mais alinhado à esquerda. Duas vidas que terão seus destinos modificados por suas visões e ambições, e que assistirão em primeira mão uma das maiores mudanças na política brasileira.

 

A Faro Editorial lança este mês o novo livro de José Almeida Jr, vencedor do prêmio Sesc de Literatura e finalista do Jabuti. Reconhecido por seus romances históricos sobre momentos marcantes da história nacional, e depois de retratar uma versão ficcional da vida de Machado de Assis, Almeida trará em “Bebida Amarga” um retorno aos momentos que precederam o Golpe Militar de 1964, com uma perspectiva muito atual: a polarização do país entre a esquerda e a direita.

 

Em “Bebida Amarga”, acompanharemos os fatos que precederam o período de ditadura, narrados em primeira pessoa por Marcos e Fernando, pai e filho, que defendem ideais políticos opostos, em um dos períodos históricos mais marcantes da história política do Brasil.

 

Ambos são jornalistas e trabalham em jornais com vieses ideológicos opostos. Fernando na Tribuna da Imprensa, jornal de Carlos Lacerda, de caráter liberal ligado à UDN. Marcos na Última Hora de Samuel Wainer, veículo porta-voz do trabalhismo do PTB.

 

Com capítulos alternados entre os narradores, a obra permite ao leitor ter duas versões diferentes a respeito dos reflexos da política dos anos 1960 na vida das pessoas comuns. Sem maniqueísmos e a partir de pontos de vista ideológicos distintos, Bebida amarga resgata os reflexos de um dos períodos de maior polarização política da História do Brasil. Até agora.

 

Ficha técnica

Título: Bebida Amarga

Nº de páginas: 256

Preço: R$54,90

 

Sobre o autor:

Após a conquista do Prêmio SESC em 2017, JOSÉ ALMEIDA JÚNIOR surgiu no cenário da literatura brasileira com uma marca própria, a do romance histórico. Da experiência como defensor trouxe para a arte literária uma obsessão em desvendar nossa história e criar, a partir dela, personagens que traduzem com perfeição o espírito do tempo. Foi o que realizou com maestria nos romances O Homem que Odiava Machado de Assis, sucesso de público e crítica, e Última Hora, vencedor do Prêmio Sesc e finalista dos Prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.

 

 

 Veja Também

Postar um comentário

0 Comentários