Find us on Facebook

Suzano inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira

 


Objetivo é a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes que estão com as doses atrasadas

A Secretaria de Saúde de Suzano inicia na próxima segunda-feira (08/08) a Campanha Nacional de Multivacinação e Contra Poliomielite. A atividade visa a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes com até 15 anos, ofertando 17 imunizantes que protegem contra cerca de 20 doenças. A ação segue até o dia 9 de setembro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nos 24 postos da cidade. O “Dia D” está previsto para 20 de agosto (sábado), também com aplicação de doses contra o coronavírus (Covid-19) a todos os públicos, a partir de 3 anos de idade.  

Durante a campanha, pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças e adolescentes ao posto mais próximo, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades da Saúde da Família (USFs), para a avaliação da caderneta de vacinação. Na oportunidade, um profissional vai avaliar os registros e garantir a aplicação dos imunizantes faltantes, seja por conta de atrasos ou necessidade de reforço. Para aqueles que perderam o documento, a recomendação é buscar a unidade em que a criança foi imunizada pela última vez e assim solicitar a segunda via ou consultar a situação.  

A campanha prevê a oferta de 17 vacinas para a imunização contra cerca de 20 doenças, como poliomielite, sarampo e hepatites A e B. Entre os imunizantes listados estão as vacinas Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10-Valente; VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (Conjugada); Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba); DTP (Tríplice Bacteriana); HPV Quadrivalente (Papilomavírus Humano); VOP (Vacina Oral Poliomielite), que é a gotinha para crianças de um a quatro anos de idade; entre outras doses.

É importante lembrar que a vacinação contra a Covid-19 também segue disponível nas UBSs e USFs. A primeira aplicação tem sido recomendada aos 3 anos de idade, para crianças com comorbidades, e aos 5 anos para o público geral. Já as doses de reforço são liberadas a partir dos 12 anos, conforme a faixa etária.

Para além do acolhimento diário até 9 de setembro, Suzano ainda realizará o “Dia D” da Multivacinação em 20 de agosto. Nesta data, das 8 às 16 horas, todos os postos de saúde estarão realizando exclusivamente a imunização da população, tanto com as doses voltadas para os menores de idade como as da Covid-19. A medida busca impulsionar a cobertura vacinal.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou a importância da ação e a responsabilidade dos adultos perante a imunização das crianças. “A proteção dos pequenos depende da atenção dos pais e responsáveis, que precisam se certificar quanto às doses aplicadas junto à unidade de saúde mais próxima. O atendimento é rápido e gratuito, sendo uma conquista de décadas do nosso Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, após dois anos de pandemia, observamos uma triste e contínua queda nas vacinações infantis, sendo uma situação apontada em todo o mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Só no Brasil, cerca de 25 milhões de crianças estão com as vacinas atrasadas. Chamamos a atenção para isso e contamos com a colaboração de todos os munícipes para o sucesso da campanha”, destacou o chefe da pasta. 

Postar um comentário

0 Comentários