Find us on Facebook

Atriz Lucélia Santos completa 50 anos de carreira e lança biografia

 


Dona de uma carreira nas artes incontestável, Lucélia Santos soube usar da fama em prol de seus valores e não somente para enriquecer ou para benefício próprio. Em sua biografia “Lucélia Santos: Coragem para Lutar” conhecemos histórias e temos acesso a depoimentos que narram a trajetória de uma mulher que fez de seu personagem mais icônico, uma escrava, o trampolim para que sua voz, imagem e ações convergissem em uma luta – travada até hoje – contra discursos de ódio e em defesa das minorias.

A obra que chega às livrarias pela editora Telha foi escrita pelo jornalista Eduardo Meirelles, narra a trajetória que mescla os momentos de fama da atriz talentosa com a mulher de fibra, dona de si e que colocou a carreira em cheque para lutar em prol de seus ideais. A atriz esteve no front de diversos movimentos e batalhas políticas nos últimos 40 anos, desde as movimentações em defesa da Anistia aos presos políticos, as Diretas Já, o processo de surgimento da figura Luiz Inácio Lula da Silva, a fundação do Partido dos Trabalhadores e do Partido Verde, este último do qual teve protagonismo central em sua construção no período de redemocratização.

“Lucélia Santos: Coragem para Lutar” conta como foi fundamental a relação de Lucélia como agente de construção de acordos bilaterais com a China que, à época, acabara de sair da Revolução Cultural e abria-se para o mundo capitalista. Foi peça chave para as primeiras construções de acordos comerciais e culturais entre Brasil e China que estão vigentes até os dias atuais, sendo a China, hoje, uma das maiores parceiras do Brasil no que tange ao comércio exterior.

O uso do termo “Coragem” não deixa dúvidas que Lucélia sempre foi uma mulher de princípios e que guerreou com as armas que tinha para atingir seus objetivos. Seu ativismo foi retratado em sua luta pela preservação do meio-ambiente, da fauna, em defesa dos povos da floresta, os direitos e representatividade social das mulheres, dos LGBTQIA+, na luta contra o racismo e o trabalho escravo, contra a fome, pelo acesso à educação, saúde e qualidade de vida para todas as brasileiras e brasileiros, além de lutas na década de 1980 que ainda eram tabus na sociedade, como o surgimento do HIV no Brasil, direito das prostitutas e o aleitamento materno.

Lucélia fez do protagonismo que Isaura lhe proporcionou o combustível para, assim como a escrava perseguia na novela, ter o protagonismo na sua vida, lutar por seus ideais e atingir todos os seus sonhos. Lucélia é protagonista de suas histórias seja na ficção ou na realidade, mas principalmente na estrada de vida que escolheu para escrever seu nome.

 

Sobre Lucélia Santos:

Lucélia Santos é uma atriz brasileira que ganhou o mundo pelo seu desempenho como protagonista da novela “Escrava Isaura”, o produto audiovisual mais vendido pela TV Globo e de maior sucesso no mundo todo. Em 2022, Lucélia completa 50 anos de carreira. Com prefácio de José Genoíno, esta obra intrigante traz em seu corpo depoimentos de personalidades como Betina Vianny, Cristina Pereira, Carlos Minc, Zezé Weiss, Angela Mendes, Gomercindo Rodrigues, Sônia Guajajara, Luiza Erundina, Matheus Nachtergaele, Fernando Gabeira e Pedro Neschling.

 

Sobre a Editora Telha:

Desenvolvida no Rio de Janeiro, a Editora Telha nasce no fim de 2019 e já alcança, em sua primeira publicação Motel Brasil: uma antropologia contemporânea, de Jérôme Souty, a marca de obra finalista do Prêmio Jabuti 2020.  Interdependente (porque independente ninguém é realmente), a Telha surgiu pelo desejo de editar com maior autonomia e criar mais espaço para textos produzidos por autores fora dos grandes centros. 

 

Serviço:

Livro: Lucélia Santos: Coragem para Lutar

Autor: Eduardo Meirelles

Editora: Telha

Páginas: 140

Preço: R$ 59,00

Adquira em: https://editoratelha.com.br/product/lucelia-santos-coragem-para-lutar/

 

CLIQUE E VEJA MAIS EM NOSSO CANAL - APROVEITE E SE INSCREVA POR LÁ 

 

 


Postar um comentário

0 Comentários