Find us on Facebook

Livro de André Marinho "O Brasil (não) é uma piada" é lançado pela Editora Intrínseca


Livro revela histórias inéditas sobre a campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018 com a credibilidade de quem presenciou os fatos

André Marinho lança O Brasil (não) é uma piada, em São Paulo, nesta terça-feira (20/09)

 

Em seu primeiro e audacioso livro, André Marinho mostra um lado nunca antes revelado de Jair Bolsonaro, e de figuras influentes do seu entorno ao expor um período dos bastidores da escalada do então candidato rumo ao Planalto. O Brasil (não) é uma piada, que chega às livrarias pela Intrínseca em setembro, apresenta episódios inéditos sobre a campanha de 2018, com riqueza de detalhes e tiradas bem-humoradas.
 
O autor viveu momentos históricos — muitas vezes infames — ao sediar, em sua própria casa, no Rio de Janeiro, o QG da campanha do então candidato por um ano, com uma maior frequência durante o segundo turno. Relatos autobiográficos se misturam às disputas de poder em meio a passagens inusitadas. Presenciou a escolha de ministros, uma briga impublicável de Bolsonaro com o vice-presidente Hamilton Mourão, a criação do dito “13° salário do Bolsa Família”, entre outras muitas passagens importantes até o rompimento.
 
Um dos feitos do autor durante o tempo em que esteve próximo ao clã, foi dar a notícia da facada sofrida por Bolsonaro à sua esposa, Michele. Ele descreve a reação: “Em seguida, numa cena que beirava o surrealismo, Michelle pegou nas minhas mãos, fechou os olhos e pediu que eu imitasse seu marido. Constrangido, imitando a língua presa de Bolsonaro, falei: ‘Vai ficar tudo bem, Mi! Agora é confiar em Deus’. Ela respirou mais aliviada e, por mais inusitado que tenha sido aquele momento, foi uma experiência forte para ambos".
 
Vale ressaltar que Marinho ficou famoso por suas imitações de grandes personalidades do meio político brasileiro e internacional. Integrou o time de apresentadores do Programa Pânico da Jovem Pan, um dos maiores redutos da direita no país. Esta experiência ganha um capítulo no livro, que também revela a formação humorística do autor.
 
Além de falar sobre o processo de criação dos personagens que imita, André Marinho revisita à época em que estudou nos Estados Unidos, e que presenciou as ruas ardendo em revolta social, culminando na tempestade “Donald Trump”. A partir de diversas experiências singulares que viveu, André Marinho analisa o Brasil e o mundo ao explorar temas relevantes, como fanatismo, liberdade de expressão, identitarismo, cultura do cancelamento, o limite do humor e a gamificação da política.

 

Postar um comentário

0 Comentários