Find us on Facebook

Na expectativa do lançamento da série da Netflix Editora Intrísica lança o Enfermeiro da Noite de Charles Graeber

 

             

Livro-reportagem que narra a história do maior serial killer dos Estados Unidos inspirou filme da Netflix com estreia marcada para o fim de outubro
 
A sequência de assassinatos que marcou o imaginário popular dos Estados Unidos para sempre ganhou um relato definitivo. O enfermeiro da noite, que chega às livrarias em setembro pela Intrínseca, apresenta com riqueza de detalhes a trajetória do maior serial killer da história do país. O renomado jornalista Charles Graeber foi o primeiro a conseguir entrevistar Charlie Cullen na prisão. A série de conversas com o assassino aliada a uma ampla variedade de fontes resultou em um trabalho primoroso de jornalismo investigativo reconhecido com a indicação ao Edgar Award no ano de seu lançamento.
 
Conhecido como o “Anjo da morte”, Charlie Cullen sempre foi uma pessoa de múltiplas facetas. Foi um filho exemplar, um pai querido, um amigo confiável e um enfermeiro admirado por seus colegas. Mas o prestativo profissional de saúde também viria a ser o serial killer condenado pelo envolvimento na morte de cerca de quatrocentos pacientes. Sua trajetória assassina durou dezesseis anos, ao longo dos quais ele pulou de hospital em hospital para apagar seus rastros e continuar matando. Quando Cullen recebeu a sentença final e foi levado para a viatura da polícia em março de 2006, parecia que os segredos sinistros de sua vida, carreira e captura desapareceriam com ele.

Em um trabalho instigante que levou dez anos para ser concluído, Charles Graeber lançou mão de todas as ferramentas do jornalismo investigativo — relatos de testemunhas, transcrições, gravações de escutas telefônicas, vídeos de câmeras de segurança, documentos judiciais, depoimentos dados em juízo — e a ajuda de um informante e de uma ex-colega de enfermagem de Cullen que ajudaram a detê-lo para tecer uma trama urgente e sombria.

“Sua perspectiva aparece ao longo do livro, mas Charles não é o árbitro final dos fatos aqui narrados. Muitas outras fontes, que antes haviam se mantido em silêncio, se dispuseram a falar, tornando este livro possível. Todos arriscaram a própria privacidade, muitos arriscaram a carreira e a reputação. Alguns arriscaram também a liberdade.”, conta o autor. O livro-reportagem de Graeber vai além da descrição dos assassinatos de Cullen e dos esforços para capturá-lo. Obra-prima do true crime, O enfermeiro da noite pinta um retrato vívido da loucura e oferece um vislumbre penetrante do sistema de saúde norte-americano.

Em 26 de outubro, a adaptação cinematográfica de O enfermeiro da noite chega à Netflix. Estrelado pelos vencedores do Oscar Eddie Redmayne (Animais Fantásticos) e Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), o filme é um dos mais aguardados da plataforma de streaming em 2022.

 
“Um livro impressionante que deve (e vai) lembrar A sangue frio. O ímpeto com que os administradores dos hospitais acobertam os crimes de Cullen é revelador. E a investigação policial que o derrubou é um thriller em todos os sentidos da palavra.” — The New York Times
 
“Este livro é uma revelação. O enfermeiro da noite é arrebatador, triste, cheio de suspense e ritmo e primorosamente documentado.” — Kirkus Reviews
 
  

Foto: Robert Krivicich
 
Charles Graeber é um jornalista premiado e autor best-seller do The New York Times. Seu trabalho já foi publicado em veículos como The New Yorker, Bloomberg Businessweek, National Geographic, Vogue, The Guardian, Wired e muitos outros.
 
        
 

Postar um comentário

0 Comentários