Find us on Facebook

Confira três dicas de leitura da Editora Leya

 

Meu Livro de Cabeceira

 
Neste livro, três jovens escritoras – e leitoras – contam histórias para quem não resiste a cheiro de livro, ama uma estante lotada e conhece o poder de uma boa leitura.

Em “A Hora da Estela”, Raffa Fustagno apresenta Manuela, uma menina que precisa ler, para a escola, um livro de Clarice Lispector. Ao procurar um exemplar num sebo do bairro, ela encontra muito mais: entre lombadas coloridas e palavras repletas de sensações e sentimentos, parece existir ali um portal muito real para um mundo onde a conexão com as pessoas ao seu redor pode ser ainda mais profunda e duradoura.

Já em “Uma história por correspondência”, de Marina Mafra, conhecemos a veterinária Georgina, que, após uma desilusão amorosa, recebe um envelope verde. Lá dentro, numa carta assinada por um misterioso sr. F., ela se depara com a história mágica de uma pessoa comum – e logo se vê ansiando pelos próximos capítulos. Spoiler: na vida não existem spoilers.

Por último, mas num texto tão fascinante quanto os anteriores, Desire Oliveira mostra, em “O amor e o tempo”, três gerações de mulheres unidas por um antigo livro – que, no entanto, aparenta narrar uma trama diferente para cada uma delas. Estranho? Nem tanto: toda pessoa é também autora daquilo que lê. As melhores histórias, por mais distantes no tempo e no espaço que possam estar, são sempre sobre você. Pois vida e leitura são uma via de mão dupla: livros transformam vidas, vidas se transformam em livros. Palavras geram sentido que geram emoções que geram palavras – e impulsionam existências.

 

Sobre as autoras: 


  

Raffa Fustagno é carioca, jornalista, pós-graduada em marketing, e também fez cursos de roteiro e escrita. Desde 2010, fala de livros e filmes em seu blog “A menina que comprava livros”. Hoje, suas redes sociais, incluindo o YouTube, já contam com mais de dez milhões de visualizações. Em 2011, passou a organizar eventos literários no Rio de Janeiro e a mediar bate-papos com autores nacionais e estrangeiros, e isso fez com que sua coleção de livros autografados aumentasse muito. Em 2016, começou a escrever e, de lá para cá, já publicou seis contos em coletâneas e sete romances. 
 
 

Marina Mafra depois do diagnóstico de esclerose múltipla em 2012, acabou se tornando uma leitora mais constante e criou o blog “Resenhando por Marina”. Com isso, surgiu a vontade de escrever um romance que também ajudasse na conscientização sobre sua doença. Em 2018, publicou, de forma independente, De repente, esclerosei: um faz de conta de verdade, que, em 2021, foi publicado pela editora Martin Claret. Em 2020, publicou um conto na antologia Plurais, que reúne histórias de protagonistas deficientes. Marina vive com o marido e os filhos de quatro patas na capital de São Paulo. 

 Desire Oliveira é paulistana, advogada e amante de livros. Tem dois medos na vida: de altura e de ficar sem livros novos para ler. Administradora do blog “Up Literário” (@UpLiterário), ela

encontrou nesse projeto uma forma de poder falar do que mais ama. Nasceu em 10 de novembro de 1989, é mestre em direito pelo Largo São Francisco (Universidade de São Paulo) e vencedora de alguns concursos literários. 

 

Tambores a Distância  


Joe Mulhall se infiltrou na Ku Klux Klan, marchou com neonazistas, esteve – armado – na linha de frente de um grupo supremacista branco, estudou os Estados Unidos de Trump, o Brasil de Bolsonaro, a Índia de Modi, o Reino Unido do Brexit e a expansão do Estado Islâmico. Seu objetivo era um só: compreender e combater a ascensão da extrema direita internacional.

Neste livro, ele faz questão de contar tudo o que testemunhou e aprendeu. Quanto melhor entendermos a ameaça que enfrentamos em todo o mundo, mais aptos estaremos – em nome da democracia – a contra-atacar.

"A visão que nos saudou ao desembarcarmos foi perturbadora. Aviões despejavam hordas de ativistas da extrema direita dos quatro cantos do mundo. Os eventos das 48 horas seguintes foram a personificação da natureza da extrema direita internacional contemporânea: nacionalistas tradicionais representando vários partidos políticos reuniram-se a nazistas e a movimentos de extrema direita transnacionais modernos como a direita alternativa (alt-right), os identitários e os 'contrajihadistas' antimuçulmanos, todos no foco dos meios de comunicação alternativos e de transmissões ao vivo feitas pela nova geração de influenciadores de extrema direita. O ódio se globalizou, e aquela manifestação estava ali para provar."

 

Sobre o autor 

 Joe Mulhall é um dos principais especialistas em grupos de extrema direita do Reino Unido. Pesquisador sênior da maior organização antifascismo e antirracismo do Reino Unido, a HOPE not hate, é coautor da obra The International Alt-Right e autor do livro British Fascism After the Holocaust, além de ter escrito para os jornais The Guardian e The New Statesman.


                                        O inferno são os outros: (Adèle, a terrível – volume 2) 


 Sinopse

Não há inferno que resista a umas boas risadas. Prepara-se para conhecer a mais nova malvadinha favorita do pedaço! Com mais de 8 milhões de exemplares vendidos só na França e publicada em dez países em todo o mundo, a série “Adèle, a terrível”, já com 18 livros, chega agora também ao Brasil para reunir pais e filhos em momentos de muitas risadas, divertimento e leitura! Adèle é mal-humoradinha, mas cheia de personalidade, mas, convenhamos, num mundo cheio de regras para todos os lados, deveres de casa e comida saudável, é preciso ser forte. E foi assim que essa menininha quase sempre de cara amarrada acabou conquistando meninos e meninas, pais e professores pelo mundo afora. Com seu jeitinho direto e franco de falar (às vezes até demais!), sua maneira independente (às vezes... meio arriscada) de tentar viabilizar suas ideias geniais e de chacoalhar a lógica dos adultos à sua volta, Adèle se tornou uma heroína sem superpoderes, mas cheia de imaginação e com uma capacidade incrível de misturar fantasia e realidade, maldade e ternura como só as crianças sabem fazer. Publicada desde 2018, “Adèle, a terrível” é a série de quadrinhos infantil mais lida na França nos últimos anos, e essa personagem cruel e adorável ao mesmo tempo já produziu inúmeros novos e diversos produtos, desde livros de história, de atividades, edições especiais passando por cadernos, agendas, bolsas e canecas, e chegando até o universo digital com games, quizzes e um app só dela. Nesse segundo volume da série, parodiando o filósofo francês Jean-Paul Sartre, Adèle tira todo mundo do sério com suas observações perspicazes sobre o comportamento das pessoas e suas atitudes bizarras para criar uma realidade mais empolgante, e não entende por que os pais, a avó, os coleguinhas de turma, a professora, o apaixonado Godofredo, Ajax, seu filhotinho de leão, e Magnus, o amigo imaginário insistem em não achar suas ideias incríveis. Driblando com muito humor e ingenuidade o politicamente correto, Adèle faz algo quase impossível nos dias de hoje: une várias gerações em torno dos seus livros coloridos e muito divertidos, passa longe do cancelamento nas redes, aumenta a cada minuto o número dos seus seguidores e ensina a todos nós que ninguém precisa ser uma coisa só o tempo todo.

Sobre o Autor


 

Mr. Tan é o pseudônimo de Antoine Dole, roteirista e autor com mais de cem obras publicadas. Dentre todos as suas personagens, foi Adèle quem viveu em sua cabeça (atormentando-o, é claro) por mais tempo. Na verdade, ele imaginou nossa heroína de personalidade forte quando tinha apenas 14 anos! Com ela, Mr. Tan revive fantasias de infância e se diverte quebrando regras. Hoje ele mora em Paris, onde escreve romances e quadrinhos para jovens e adultos e um pouco para os gatos também.

Miss Prickly, pseudônimo da ilustradora Isabelle Mandrou, se formou pela conceituada ENAAI, uma escola francesa de artes aplicadas, onde atualmente dá aulas. Já trabalhou com ilustrações para os mais variados tipos de mídias e desde pequena sempre adorou desenhar pessoas, lobos e outros animais em seus cadernos escolares. Ela mora em Chambéry, na França, e continua trabalhando com ilustrações para HQs, livros, revistas e outras coisas sérias, mas de vez em quando ainda rabisca em seus cadernos.

 Veja Também 

 


           

Postar um comentário

0 Comentários