Find us on Facebook

Livro "Sílvio Santos Vem Aí" - Lançamento acontece hoje 16 de Novembro

 

 Autor, Tiago Ramos e Mattos, escolheu explorar a figura do mito de forma inovadora em sua tese de doutorado e agora lança, como livro, dia 16 de novembro 

Biografias trazem em sua essência o caráter complexo. Partem da pesquisa, da observação curiosa sobre outro ser, alcançam a camada dos argumentos, do questionamento, e da responsabilidade que é desnudar a vida alheia. Se compartilhar experiências já é um desafio, compartilhar as experiências de outra pessoa mais ainda. Tiago Ramos e Mattos, doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP, assumiu o risco de trilhar esse caminho.

Entusiasmado com o livro Sílvio Santos - A trajetória do mito (2017), de Fernando Morgado, escolheu contar a história do apresentador e empresário Silvio Santos em outra dinâmica, como tese de seu doutorado. Assim chegamos ao livro Sílvio Santos vem aí - a biografia-reportagem do “patrão”,livro que será lançado no dia16 de novembro, em São Paulo, pela Dialética Editora.

Com 316 páginas e rigor textual, o livro é um convite a qualquer perfil de leitor. "A biografia é um registro da vida real, verídica e verificável. Trata-se da relação autor, personagem e realidade. Nessa obra – resultante de uma tese de doutorado – propomos que se desse um passo além: incorporar outros elementos que dialogam com a biografia, por exemplo, a reportagem, a entrevista e a notícia. Trata-se de uma engrenagem em que a biografia nasce das reportagens por meio da intertextualidade. Em outras palavras, a personagem biografada atua e empresta mais que inspiração: é autore coautor da própria história", explica Tiago.

Um mergulho na arte da narrativa

A obra oferece ao leitor mais exigente riqueza linguística e cuidadosa argumentação a cada capítulo. Desvenda a teia das biografias sem deixar de mesclar a trajetória de vida do personagem escolhido como tema: SilvioSantos.Trata-se de um trabalho para quem gosta da história do personagem. Quem gosta do Sílvio irá gostar: quem gosta da boa literatura também!

O livro inicia sua empreitadaenveredando pelos caminhos teóricos da autoria. O intuito era fundamentar e personificar a ideia de Silvio Santos como autor. Biografia é um gênero, portanto, objetivavam-se considerações sobre características de um gênero textual, ideia que se concretiza no capítulo dois da obra. Nos capítulos três e quatro definem-se reportagem e biografia como gêneros densamente povoados em que o “eu”, só existe diante de um “você”.  O capítulo cinco, capítulo final, oferta elementos dos quatro capítulos anteriores e encerra o livro com “chave de ouro”: um mergulho aprofundado na história de vida de Silvio Santos. Trata-se uma imersão que permite enxergar Silvio por várias perspectivas: o artista, o dono do SBT, o amigo, o pai, o esposo, o empresário de sucesso, o ser humano.

 

 O autor

Tiago Ramos e Mattos é professor da rede privada de ensino e pesquisador nos grupos de Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), e Literatura, Ensino e Discurso (LED). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutoramento na PUC-SP.


 

Serviço:

 

Livro "Sílvio Santos vem aí - a biografia reportagem do patrão"

Dialética Editora - editoradialetica.com

ISBN - 9 786525 252445

Lançamento - 16 de novembro - 19h

Livraria da Vila - R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo


Postar um comentário

0 Comentários