Find us on Facebook

Acompanhe os detalhes do lançamento do livro "O Antigo Futuro" do escritor Luiz Ruffato

 

Síntese de um país que condenou a população pobre a uma vida de violências e restrita unicamente à subsistência, O antigo futuro apresenta diferentes gerações de uma mesma família numa luta por dignidade que parece não ter fim. 

Nos Estados Unidos, Alex leva uma vida típica de imigrante: trabalha muito, economiza o quanto pode, desconfia de todos e tem dificuldade para fazer amigos. Nos poucos períodos de descanso entre as jornadas exaustivas, rememora episódios de seu passado e o motivo que o fez deixar o bairro de classe média baixa onde morava em São Paulo: o assassinato do irmão e do cunhado num assalto.

Numa sucessão de flashbacks, conhecemos a relação ao mesmo tempo próxima e distante de Alex com o pai e os irmãos, a ausência da mãe, a timidez da juventude e seus sonhos frustrados. Mas o que parecia ser a história de uma única pessoa acaba se tornando um complexo panorama da vida brasileira no século XX. De estrutura vertiginosa, dividido em cem breves capítulos, O antigo futuro explora numa prosa direta e requintada a permanência e a transformação de padrões familiares ao longo do tempo, num país que parece não apresentar saídas. Após mais de duas décadas de sua estreia no romance, Luiz Ruffato segue como uma das vozes mais inventivas da literatura nacional.

 

 

LUIZ RUFFATO nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Publicou diversos livros, entre eles Inferno provisório, De mim já nem se lembra, Flores artificiais, Estive em Lisboa e lembrei de você, Eles eram muitos cavalos, A cidade dorme e O verão tardio, todos lançados pela Companhia das Letras. Suas obras ganharam os prêmios APCA, Jabuti, Machado de Assis e Casa de las Américas, e foram publicadas em quinze países. Em 2016, foi agraciado com o prêmio Hermann Hesse, na Alemanha.

 

SERVIÇO:

Araras vermelhas, Cida Pedrosa

Número de páginas: 224

Preço: R$ 69,90 | E-book: R$: 39,90

Lançamento:  05/12/22


Postar um comentário

0 Comentários