Find us on Facebook

Em Suzano Biblioteca Municipal conta com acervo em braille e equipamentos de leitura para os deficientes visuais

 


Quase 300 exemplares em braille foram disponibilizados para empréstimo à população; para retirar um livro é necessário promover um cadastro no local

A Biblioteca Pública Professora Maria Eliza de Azevedo Cintra, localizada nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro) conta atualmente com quase 300 exemplares de livros em braille e equipamentos específicos para leitura e impressão para este público. Os títulos já estão disponíveis para consulta desde terça-feira (13/12), data em que é comemorado o Dia Nacional do Cego. As obras foram doadas pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e grande parte do material é didático e tem cunho pedagógico.

Para fazer o empréstimo dos livros em braille, ou de qualquer obra do acervo, é necessário comparecer à instituição com documento de identidade com foto e comprovante de residência. Após a apresentação dos documentos será feito um cadastro e em sequência a carteirinha de acesso. Os munícipes podem pegar emprestado até dois livros por vez, com prazo de devolução fixado em 14 dias. A concessão deve ser feita presencialmente e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

As obras disponíveis podem ser consultadas pelos cidadãos por meio do sistema Alexandria, uma ferramenta de busca do acervo municipal. O acesso é feito no site da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br) e na sequência é necessário clicar na seção “Cidadão – Serviços e Informações” e em “Biblioteca Pública”.

Ainda por intermédio do Sistema Alexandria, o usuário pode consultar o acervo de qualquer uma das outras quatro bibliotecas públicas do município, localizadas nos Centros Culturais Palmeiras, Colorado e Boa Vista e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim Gardênia Azul.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, destacou que a disponibilização desses exemplares e equipamentos tem como foco principal incluir e oferecer a possibilidade de leitura aos deficientes visuais. “Promover aos moradores esse tipo de material é importante para promover a interação deste público com a sociedade, além de estimular e contribuir com o desenvolvimento e conhecimento dos moradores de Suzano que possuem deficiência visual”, destacou o secretário e vice-prefeito. 

Veja também
 

Postar um comentário

0 Comentários