Find us on Facebook

Acompanhe os deatalhes do lançamento do livro "Sob efeito de plantas" do autor Michael Pollan

 


Novo livro do autor de Como mudar sua mente investiga o uso de drogas vegetais
 

Depois de refletir sobre o uso de alucinógenos em Como mudar a sua mente, o escritor Michael Pollan volta a falar de substâncias psicoativas em seu novo livro Sob efeito de plantas, que a Intrínseca lança em fevereiro. Combinando jornalismo, história e ciência, o autor busca entender nossa relação — ancestral, política e cultural — com drogas lícitas e ilícitas encontradas na natureza.
 
Não é novidade que nos valemos das plantas para inúmeros fins — alimentação, cosmética, remédios, fragrâncias, sabor, fibras —, mas, certamente, seu uso mais curioso é para alterar nosso estado de consciência, seja para estimular ou acalmar, provocar ou alterar as características de nosso cérebro e suas possibilidades. Um exemplo é nosso consumo diário de cafeína a fim de aguçar a mente. Por que não pensamos nela como uma droga, nem no seu uso constante como um vício? A resposta é simples: a cafeína é legal e socialmente aceita. Mas o que faz, então, da substância uma “droga”?
 
Mergulhando profundamente na história de três drogas vegetais — ópio, cafeína e mescalina — e, com sua usual perspicácia, o autor destaca a estranheza e a arbitrariedade intrínsecas ao nosso modo de pensá-las. Investigando ativamente as culturas que cresceram em torno dessas substâncias enquanto as consumia (ou, no caso da cafeína, se abstinha dela), avalia a poderosa atração humana por plantas psicoativas. Por que nos esforçamos tanto para buscar esses estados alterados de consciência e depois cercamos esse desejo universal de leis, taxas e problemáticas?
 
Através de dados científicos e históricos, e também de suas próprias memórias, Pollan examina e experimenta essas plantas sob ângulos e em contextos muito diferentes, lançando uma nova luz sobre compostos químicos muitas vezes tratados de forma redutiva. Perfeito para aqueles que se interessam sobre a natureza e a mente humana, Sob efeito de plantas é um retrato de nossas necessidades e aspirações mais fundamentais, das maquinações de nosso cérebro e de nossa relação com o mundo natural.

 

“Pollan é mestre em desmontar a ciência complexa, transformando-a numa história envolvente, e desafiar antigas crenças da sociedade.”
Time


©  Alia Malley

MICHAEL POLLAN é autor de oito livros, entre eles Como mudar sua mente e Cozinhar, que deram origem a um documentário homônimo e à série Cooked, respectivamente, da Netflix. Colaborador da The New York Times Magazine desde 1987, também é professor de jornalismo na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde cofundou, em 2020, o Center for the Science of Psychedelics. Em 2010, foi apontado pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.
 




Tradução: Rogerio Galindo
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 59,90
E-BOOK: R$ 39,90

Postar um comentário

0 Comentários