Find us on Facebook

Homenagem a Nélida Pinõn inicia temporada do Clube de Leitura CCBB 2023

 


Homenagem à Nélida Piñon inicia a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023, cujo primeiro encontro acontece no Dia Internacional da Mulher. Antônio Torres, Lilian Fontes e, em participação virtual, Ana Maria Machado se unem para ler e lembrar Nélida, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O livro da escritora, que morreu no final de 2022, a ser comentado no Clube será escolhido pelo próprio público, no Twitter do CCBB RJ (ccbb_rj), em enquete aberta entre os dias 16 e 17 de fevereiro. Estarão no páreo Sala de ArmasO calor das Coisas; e Um dia chegarei a Sagres. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil. 

 

A plateia terá a  oportunidade de ouvir um grande leitor e escritor, Antônio Torres, conversar sobre vida e obra de uma grande autora. Além de colegas na Academia Brasileira de Letras, Torres tinha por Nélida uma grande admiração e escreveu algumas vezes sobre sua obra. “Nestes ensaios, Torres diz que ela é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, em estilo e participação da memória histórica da América Latina”, reforça a curadora do Clube de Leitura CCBB 2023, Suzana Vargas.O  Clube de Leitura contará também com a participação especial da escritora e professora Lilian Fontes, estudiosa da obra de Nélida, de quem Lilian era também amiga.

Mensalmente, o Clube de Leitura CCBB 2023 terá um convidado virtual. Nesta edição inaugural, quem marca presença é a acadêmica, romancista e jornalista Ana Maria Machado, colega de Nélida Piñon e Antônio Torres na Academia Brasileira de Letras, e que fará perguntas do telão aos convidados.

 

Nélida Piñon é um dos nomes mais importantes da ficção brasileira surgido nas décadas de 70/80 cuja obra, traduzida em mais de 30 países, continuou repercutindo neste século. Contista, romancista, cronista, conquistou vários prêmios nacionais, como o Jabuti e o APCA, e internacionais, entre eles o Prêmio Juan Rulfo (México), o Príncipe de Astúrias (Espanha) e o Prêmio Vergílio Ferreira, em Portugal.

Os encontros serão 100% presenciais e acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no quinto andar do CCBB Rio, de março a dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site bb.com.br/cultura.

A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.

"Nessa edição, o Clube de Leitura CCBB 2023 mantém seu papel de oferecer visibilidade a esse local e incentivar a leitura, mas também se propõe a estimular e promover a literatura em língua portuguesa de modo mais abrangente, com a inclusão de autores lusófonos de outras nacionalidades na programação”, conta Sueli Voltarelli, gerente geral do CCBB Rio. E complementa: “se em 2022 conseguimos reunir presencialmente mais de 500 pessoas e tivemos quase 35 mil acessos aos vídeos no canal do BB no YouTube, esperamos que em 2023 possamos expandir esse alcance, principalmente com a participação de mais escritores contemporâneos falando diretamente ao público sobre seu processo criativo, mas sem abrir mão daqueles clássicos que ativam as memórias afetivas e conectam as pessoas”.  Em 2023, a programação do Clube volta-se também para as literaturas angolana, moçambicana e portuguesa, levando para o CCBB RJ autores mundialmente premiados, como Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

“O objetivo é colocar nossos leitores em contato direto com a cultura lusófona, que está intrinsecamente ligada à nossa história enquanto nação. Os países escolhidos têm no português sua forma de expressão”, explica Suzana Vargas.

Já a produção literária das diversas regiões do Brasil será marcada, entre outros, pelas participações de Eliakim Rufino, Cida Pedrosa, Conceição Evaristo e Gregório Duvivier. Segundo a curadora do projeto, Suzana Vargas, um dos objetivos da programação é dar visibilidade e permitir que a plateia conheça ou reconheça a riqueza da produção literária brasileira.

A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento.

&&&Antônio Torres, antes de chegar à literatura, passou pelo jornalismo, primeiro na Bahia, estado em que nasceu (Sátiro Dias, 1940), depois em São Paulo, onde migrou para a publicidade. Viveu três anos em Portugal e, por décadas, no Rio de Janeiro. Hoje, mora em Itaipava, na região serrana fluminense. Sua estreia literária se deu em 1972, com o romance Um cão uivando para a Lua, que causou um grande impacto, na crítica e no público. De lá para cá, publicou 19 livros, entre os quais se destacam a Trilogia Brasil (Essa Terra, O cachorro e o lobo, Pelo fundo da agulha), Querida Cidade, seu 12º romance, de 2021, e o livro de contos Meninos, eu conto. Sua premiada obra, que passeia por cenários urbanos, rurais e históricos, tem várias edições no Brasil e traduções em muitos países, da Argentina ao Vietnã. Torres é membro da Academia Brasileira de Letras - onde foi recebido por Nélida Piñon - e sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. 



Lilian Fontes. Escritora, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, publicou mais de vinte livros no gênero contos, romances e biografias. Dentre eles, Santo Dia, Editora Record, 2002, que esteve entre os finalistas ao Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e do Prêmio Portugal Telecom; De olhos bem abertos, Editora Record, 2011, ficou entre os finalistas do Prêmio Casa de las Américas. Autora também de ensaios, perfis biográficos como o de Paulo Niemeyer Filho, do professor Ivo Pitanguy, da escritora Rachel de Queiroz, entre outros. Participação em sete coletâneas de contos; artigos em revistas acadêmicas, nacionais e internacionais; e em roteiros. Professora,vem ministrando cursos na área de literatura e audiovisual. Em 2000, na passagem por Miami (EUA), colaborou no Center of Latin-American Studies, da Universidade de Miami, dirigido pelo professor Robert Levine, como coordenadora do grupo sobre Cultura Brasileira; e atuou como vice-presidente do Centro Cultural Brasil-Flórida associado ao Consulado Brasileiro, como diretora da Biblioteca Nélida Piñon. Em 2020, participou do Festival Literário de Miami, na mesa sobre o romance Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon. Desde 2018, vem publicando poesias em coletâneas da editora In-Finita, de Portugal.


Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal Publishnews - 2021. Há 27 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.



SOBRE O CCBB RJ - O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias e loja, e serviços com descontos exclusivos para clientes BB.


SERVIÇO:

Clube de Leitura CCBB 2023

8 de março de 2023

Às 17h30

 

Evento Gratuito

 

Classificação indicativa: Livre

 

Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.


Postar um comentário

0 Comentários