Find us on Facebook

Jornalista João Borges lança nesta quinta-feira dia 9 de Fevereiro "Eles não são loucos"



No dia 1o de janeiro de 2003, depois de três derrotas consecutivas, nas eleições de 1989, 1994 e 1998, Luiz Inácio Lula da Silva finalmente chegava ao comando máximo da nação. A crise energética de 2001 precipitara o processo sucessório. Já em abril de 2002, quem despontava para a vitória era Lula, gerando enormes incertezas sobre os rumos da economia, que ameaçava colapsar ainda durante o governo Fernando Henrique Cardoso e inviabilizar o mandato do vencedor. Houve, então, um fenômeno inesperado: a aproximação e a cooperação entre agentes das duas forças em disputa — tanto em termos econômicos como políticos, com a iniciativa de FHC de organizar previamente, antes mesmo da eleição, a transição de governo.  

A partir de entrevistas e de sua posição privilegiada como assessor de imprensa do Banco Central, com acesso amplo a reuniões secretas e acompanhando de perto as decisões tomadas pelos mais importantes nomes da área econômica no mandato de FHC, João Borges revela, em Eles não são loucos, as articulações cruciais para essa histórica passagem de presidência. 

 

JOÃO BORGES formou-se em jornalismo pela UnB. De 2003 a 2020 foi repórter e comentarista de economia da GloboNews. No portal G1, assinou o Blog do João Borges. De 2000 a 2002 foi chefe de comunicação do Banco Central. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal de Brasília, na revista IstoÉ e na TV Bandeirantes. Também foi comentarista de economia na Rádio CBN. Em 2017, foi eleito jornalista de economia do ano pela Ordem dos Economistas do Brasil. Hoje, é diretor de Comunicação da Febraban. É autor, em coautoria com Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, do livro Anatomia de um desastre, finalista do prêmio Jabuti. Nasceu em Pirajuba, Minas Gerais. 

 

 

SERVIÇO: 

Eles não são loucos, João Borges 

Número de páginas: 336 

Preço: R$ 99,90 / e-book: 44,90 

Lançamento: 14/01/23 

 

Postar um comentário

0 Comentários