Find us on Facebook

Em Suzano: Festival Cultural do Casarão da Memória começa nesta quinta-feira

 



O Casarão da Memória Antônio Marques Figueira promoverá entre quinta-feira e sábado (09 e 11/03) o primeiro Festival Cultural do ano. Para esta edição serão contempladas atividades pensadas para celebrar o mês da mulher, que incluem dança e música, e outras atrações culturais, como a visita guiada, exposição e apresentações teatrais. O espaço, situado na rua Campos Salles 547, no centro, ainda reservará em seu jardim um cantinho voltado à gastronomia para os convidados apreciarem as comidas típicas da região.

Durante a quinta-feira, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, das 9 horas ao meio-dia e, depois, entre 13 e 16 horas, haverá a visitação guiada pelo interior do prédio do Casarão, onde o público poderá entender como se formou a cidade de Suzano com o apoio dos registros históricos dispostos nos mobiliários, fotos e relatos da imprensa, destacando para os elementos que revelam a participação de japoneses, italianos e nordestinos no desenvolvimento do município.

Para entender de forma lúdica a composição da cultura local, está programado para as 10 e 14 horas o “Teatro Memórias da Casa”. Já ao meio-dia, haverá almoço tradicional italiano com macarronada e frango assado e, para encerrar o dia, será realizado o workshop “Danças Circulares Sagradas”, às 18h30, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e pela Secretaria de Cultura, para 50 mulheres.

Na sexta-feira pela manhã (10/03), a programação para as visitas guiadas é a mesma do dia anterior, entretanto, na parte da tarde, a atividade vai ocorrer entre 13 e 19 horas. O “Teatro Memórias da Casa” também será realizado em dois horários, às 10 e 14 horas, por sua vez, o Café Ferrovia, dentro das instalações do Casarão, terá almoço ao meio-dia, pizza artesanal às 18 horas e comidas de boteco com a culinarista Sonia Molteni, além de vinhos do Sul do Brasil e queijos Canastra. Para encerrar a programação, haverá música ao vivo com a dupla “Chiquinho & Teresa” e a “Banda Geraes”, às 19h30.

O último dia das atrações reserva a mesma programação, porém com outras três atividades que ocorrem somente nesse dia: a primeira é a Feira do Casarão, entre 10 e 17 horas, a mesma que teve início no último sábado (04/03) e acontecerá ao longo do ano; a segunda reserva atividades de artesanato, que começa às 15 horas, e, por fim, haverá a apresentação musical da Banda “Forró das Minas”, atração dedicada ao mês da mulher, que encerra o evento em show marcado para as 19h30.

A diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, Rita Paiva, que é responsável pelo Casarão, convida os suzanenses para desfrutarem do evento. “Preparamos atrações para toda a família se divertir e aprender muito com tudo que o Casarão proporciona, em termos de cultura, história e arte. Serão dias muito divertidos e de confraternização entre os moradores. Todos que vierem serão muito bem recebidos e sairão encantados com as apresentações que estão programadas”, garantiu a diretora.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, ressaltou que o festival oferta diferentes formas de contemplar a cultura da cidade. “Todos que forem prestigiar estarão apreciando não só arte, mas aprendendo sobre a história de Suzano, com os shows, o teatro, o artesanato e a gastronomia. Esse primeiro evento ainda tem atrações que foram pensadas para celebrar o mês da mulher, o que torna ainda mais especial e convidativa a programação”, destacou o vice-prefeito.

Postar um comentário

0 Comentários