Find us on Facebook

Faro Editorial lança novo livro do best-seller Robert D. Kaplan

 


Alguns livros surgem de uma vida inteira de conhecimento duramente conquistado. Robert D. Kaplan aprendeu, em uma carreira dedicada a reportar guerras, revoluções e política internacional na Europa, Oriente Médio e Leste Asiático, que a essência da geopolítica é a tragédia.


A Faro Editorial lança este mês o livro inédito do jornalista geopolítico Robert D. Kaplan. “A mente trágica”, um ensaio poderoso sobre a atual situação geopolítica mundial utilizando a filosofia grega e arquétipos shakespearianos. A obra, que seria lançada nos Estados Unidos somente no final de 2023, acabou tendo seu lançamento antecipado nos Estados Unidos ( fevereiro) e aqui no Brasil ( março) por conta dos desdobramentos da guerra na Ucrânia.

 

Com mais de 20 livros publicados e traduzidos para dezenas de países, Kaplan é um autor de uma erudição ímpar, e neste livro faz uma autocrítica sobre suas posições políticas além de examinar a tirania tão presente no mundo moderno.


Em “A mente trágica”, ele emprega as obras de antigos dramaturgos gregos, Shakespeare, filósofos alemães e os clássicos modernos, para explorar os temas centrais da política internacional: ordem, desordem, rebelião, ambição, lealdade à família e ao estado, violência e os erros do poder.


Os grandes problemas da política internacional, ele argumenta, não são travados pelo bem contra o mal — o que seria uma escolha moral fácil, portanto não é uma preocupação importante da tragédia —, mas por disputas do bem contra o bem, em que as escolhas são muitas vezes abrasadoras, incompatíveis e repletas de consequências.


Nesta obra, ele compartilha reflexões profundamente apreendidas sobre a importância da experiência vivida na direção das relações internacionais. Um livro para entender os aspectos trágicos da política em nosso tempo.

 

“O drama clássico (a tragédia grega) fornece lições cruciais para os formuladores de políticas... Um roteiro para uma política eficaz e bem ponderada.” - KIRKUS REVIEWS


“Robert Kaplan ampliou seus muitos estudos penetrantes de sociedades, regiões e estratégias com A mente trágica. Trata de forma brilhante o impacto na mente humana das mudanças provocadas por conflitos e transformações em vários períodos históricos. E, como grande observador, ele aponta para um ponto culminante das tendências internacionais.” - HENRY A. KISSINGER, AUTOR DE LEADERSHIP: SIX STUDIES IN WORLD STRATEGY


“Kaplan tem sido um crítico bastante contundente das políticas acerca dos grandes conflitos no mundo. Nesta obra, ele se baseia em Ésquilo, Eurípides e Sófocles para propor uma correção de curso corajosa: um livro profundamente significativo para tempos difíceis.” - JOHN LEWIS GADDIS, AUTOR DE AS GRANDES ESTRATÉGIAS


“Este é um autor que fez questão de ver o mundo em que vivemos. Sempre li seu trabalho com admiração. Neste livro, Kaplan leva o leitor além do reino da informação e conhecimento para o território da sabedoria. É uma leitura obrigatória para todos que desejam entender o mundo como ele é.” - AYAAN HIRSI ALI, AUTORA DE PREY: IMMIGRATION, ISLAM, AND THE EROSION OF WOMEN’S RIGHTS

 

Ficha Técnica

Título: A mente trágica

Nº de páginas: 128

Preço: R$39,90

 

Sobre o autor:

ROBERT D. KAPLAN nasceu em junho de 1952 na cidade de Nova York. Ele é autor de vinte e um livros sobre relações exteriores e viagens que foram traduzidos para vários idiomas. Por três décadas, ele reportou assuntos externos para o The Atlantic e foi nomeado duas vezes um dos “100 maiores pensadores globais” do mundo pela Foreign Policy. Kaplan se formou em 1973 pela Universidade de Connecticut, onde foi editor de recursos do Connecticut Daily Campus. Em 1973 e 1974, ele viajou pela Europa Oriental comunista e partes do Oriente. De 1974 a 1975, foi repórter do Rutland Daily Herald em Vermont. Logo após, ele deixou os EUA para viajar pelos mundos árabe e mediterrâneo, morando por um período de 16 anos no exterior. Serviu por um ano nas Forças de Defesa de Israel e viveu nove anos na Grécia e em Portugal. Atualmente, mora com a esposa Maria Cabral e o filho Michael, em Berkshires, no oeste de Massachussetts.

Postar um comentário

0 Comentários