Find us on Facebook

Romance e Poesia ao alcance de todos: Instituto Estação das Letras reforça essa possibilidade em encontros que começam dia 30/03

 

     
Marcelo Maluf um dos orientadores do evento

Para fechar o Mês das Mulheres, a escritora Lilian Fontes é responsável no dia 30/03 (e em outras quatro quintas-feiras de abril a junho) pelo Atelier de Leitura online do Instituto Estação das Letras. A finalidade é aproveitar os objetivos de um escritor, em encontros mensais sobre determinado livro, dos clássicos aos contemporâneos.

 

Através do debate, serão trabalhadas noções de escrita narrativa, gêneros literários. O intuito é aprimorar o prazer que o exercício da leitura oferece. Em março, a vez é de Tudo é rio, de Carla Madeira. 

 

O Romance é outro tema na grade do Instituto Estação das Letras ainda em março: escrever um romance exige, entre outras coisas, disciplina, tempo, motivação e uma história para contar. Quem conta esta história é Marcelo Maluf, de quem o romance A imensidão íntima dos carneiros  foi finalista dos prêmios Jabuti (2016) e APCA (2015), e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016).

 

Neste curso, semanal e que vai até julho, com bibliografia detalhada em https://www.estacaodasletras.com.br/courses/oficina-do-romance-i, serão investigadas estratégias de composição de narrativas ficcionais longas, o jogo entre invenção e memória na ficção, caminhos para encontrar a história a ser narrada.

 

Tradicional por passear em diversos Gêneros Literários, Poesia, com a mestre em Teoria Literária e fundadora da Estação das Letras, Suzana Vargas, inaugura o mês de abril (com aulas até junho) no IEL. Esta Oficina de Poesia pretende aproximar novos escritores, professores, alternando teoria e  prática poética.

A teoria, segundo Suzana, está relacionada à leitura de poetas clássicos e contemporâneos; a prática, à criação , a partir de estímulos diversos de poemas que serão lidos pelo grupo em roda crítica. “Essa prática aguçará a sensibilidade do olhar e da escuta de todos, sempre com a orientação do professor. Os elementos constituintes do poema como imagens, ritmos e metrificação serão observados bem como as transformações da poesia através dos tempos, desde a antiguidade clássica até a poesia atual”, explica, afirmando ainda que o objetivo é exercitar com os alunos as primeiras noções de crítica ou autocrítica literária para que possam, mais adiante, desenvolver-se mais autonomamente enquanto autores. 

E, neste fluxo, a partir de 5/4, e dias 12 e 26/4, três dos mais destacados poetas, críticos e professores de literatura sobre leitura de poesia hoje - Antônio Carlos Secchin, Eucanaã Ferraz e Marcos Pasche – desvendarão o alcance da linguagem poética de alguns poetas do ponto de vista formal e conteudístico.

O que eles desejam é trazer para os interessados em compreender melhor o fenômeno poético e com ele trabalhar uma leitura pessoal e criativa. Suzana Vargas , curadora da programação de cursos, tem como trabalho árduo desconstruir o mito de que poesia é um gênero de difícil percepção ou compreensão.

As informações sobre ementas, horários, valores estão disponíveis pelo site https://www.estacaodasletras.com.br/cursos e as inscrições podem ser feitas pelo iel@estacaodasletras.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários