Find us on Facebook

Okê! Produções Culturais ganha destaque na organização de eventos no Alto Tietê

 


A Okê! Produções Culturais, que está organizando a 1ª MIPEMAT - Mostra Internacional de Poesia em Movimento no Alto Tietê, desenvolve projetos em diversas linguagens artísticas e vem ganhando espaço no circuito cultural regional a partir de ações formativas, obras artísticas e eventos diversos, com foco na troca de experiências sensíveis, no desenvolvimento coletivo e colaborativo. Estimulando pesquisas e intercâmbios, interagindo saberes e perspectivas plurais, dedicando-se à atuação social e educacional por meio da arte e cultura, desde 2020. 

Fundada pelo poeta, gestor e articulador Math’eus Borges em parceria com a multiartista, curadora e produtora artística Nara’ny Mireya, a Okê! conta com artistas, técnicos e produtores de cultura, como o artista e agitador cultural Manoel Mesquita Jr e a operadora do direito e assessora cultural Lari de Salvina, que integram neste momento a equipe de realização da 1ª MIPEMAT. Pessoas de endereços, cores, vivências e trajetórias diferentes que, ao se encontrar, possibilitam a fruição da cultura a partir de iniciativas e projetos de idealização própria em parceria com diversos agentes da área cultural.

Exemplo disso é o “D’escambô -Festival Multicultural”, idealizado por Math’eus Borges, contemplado pelo edital do Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), produzido e desenvolvido em parceria com outros companheiros e artistas da região que, na fase mais crítica da pandemia de Covid-19, em 2020, proporcionou ao público mais de 40 atrações culturais, com cerca de 70 horas de atividades e grandes nomes envolvidos, como Renata Rosa (compositora e instrumentista), Déa Trancoso (compositora e intérprete) e Jup do Bairro (atriz e cantora performática, vencedora do WME Awards).

Apesar de jovem, a Okê! acumula experiências em outras muitas áreas. Em 2021, fez a co-produção independente e colaborativa da “IV CALLE - Bienal del Performance - Território – Memória Ancestral” idealizada e gerida pela multiartista boliviana Alejandra del Carpio, em parceria com o projeto “WARMI SANKOFA AYNI - Intercâmbio Artístico Cultural de Mulheres Latinas Negras e Indígenas”, de Camila Andrade. Na literatura, lançou o livro “O que Habita Inabitáveis Lugares”, este com recursos do edital Programa de Ação Cultural (ProAC-SP) Expresso Lab (Lei Aldir Blanc).

Mais recentemente, em 2022, fomentou a criação, pesquisa e circulação da performance artística de intervenção urbana ‘(b’OLHA)!’ da multiartista mineira Verônica Santos, também contemplada em um edital do ProAC. 

Com grande influência da cultura negra e urbana, esta obra leva as raízes do hip hop às ruas de maneira sensível e que provocativamente interage, discute e questiona distanciamentos sociais a partir da experiência da artista enquanto corpo negro no mundo, em relação com a cidade, seus passantes, trabalhadores e habitantes, indo de encontro aos acontecimentos e contradições históricas cotidianas, tendo percorrido ruas de São Paulo, Guarulhos, Suzano, e circulação por unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) Rio de Janeiro.

Neste ano, dentre os projetos em andamento da Okê!, estão  a produção da obra artística “QUENGARAU - ode à petulante poesia de menina-véia-de-guerra”, da coletiva As Fuxiquêra,  contemplada no edital ProAC 03/2022 - Dança e Performance; e a 1ª MIPEMAT, iniciativa que busca promover intercâmbio itinerante entre diferentes territórios de saberes a partir da ideia de uma “Caravana da Poesia”, contemplada pelo edital ProAC 26/2022, de Literatura / Produção e realização de evento literário. 

Com ações em diferentes cidades da região (Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá e Biritiba Mirim), a programação da Mostra será realizada entre julho e agosto próximos. Detalhes serão divulgados em breve nas redes sociais da Okê! Produções.

 

Veja também no conteúdo do nosso canal

Postar um comentário

0 Comentários