Find us on Facebook

Romance de premiada autora japonesa Mieko Kawakami " Peitos e Ovos" narra os dilemas contemporâneos — e universais — das mulheres

 


Romance de premiada autora japonesa narra os dilemas contemporâneos — e universais — das mulheres
 

Os leitores brasileiros poderão conhecer o trabalho da prestigiada autora japonesa Mieko Kawakami com o lançamento de Peitos e ovos, romance eleito um dos 10 melhores livros de 2020 pela revista TIME e escolhido como um livro notável pelo The New York Times. A trama, que se passa no Japão, aborda a relação de três mulheres com o corpo, questões relativas ao gênero feminino e aspectos da maternidade.
 
Em um dia sufocante de verão, Makiko viaja de Osaka a Tóquio para visitar a irmã mais nova, Natsu, e a surpreende com a informação de que gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer uma cirurgia de aumento dos seios. Acompanhada pela filha, Midoriko, uma adolescente que há alguns meses só se comunica com a mãe por escrito, Makiko compartilha com a irmã a frustração que sente pelo comportamento da garota, desconhecendo o sofrimento pelo qual ela passa ao ser incapaz de verbalizar as pressões avassaladoras da puberdade. Sob o ponto de vista de Natsu, uma aspirante a escritora de trinta anos assombrada pelas dificuldades sofridas na juventude, desenrola-se a história dessas três mulheres reunidas em um bairro pobre de Tóquio. Ao longo dos poucos dias que passam juntas, o silêncio de Midoriko será um catalisador para que cada uma delas enfrente os próprios medos e dissabores.
 
Oito anos após a visita de Makiko e Midoriko, em mais um dia de verão intenso, Natsu — agora finalmente estabelecida como escritora e tendo desenvolvido algumas poucas amizades — faz o caminho inverso ao da primeira parte do livro e viaja de volta à cidade natal. Imersa em dúvidas e confrontando a ansiedade de envelhecer sozinha e sem filhos, em meio às opressões sociais que cercam a vida das mulheres no Japão, ela precisa tomar uma decisão sobre os rumos da própria vida.
 
Mieko Kawakami já foi agraciada com os prêmios Akutagawa, Tanizaki e o Murasaki Shikibu, e seus livros foram traduzidos para mais de trinta idiomas. De forma honesta, potente e bem-humorada, a autora traça um retrato sensível das alegrias e pressões vividas por mulheres, e também de sua busca pelo controle do próprio futuro.

 

“Kawakami escreve sobre o corpo com uma precisão desconcertante.”
The New York Times
 
“Um livro de tirar o fôlego.”
Haruki Murakami


Foto: Yuto Kudo
 
Nascida em Osaka, no Japão, MIEKO KAWAKAMI fez sua estreia literária como poeta e publicou sua primeira novela, My Ego, My Teeth, and the World, em 2007. Seus livros, traduzidos para mais de 30 idiomas, são conhecidos por suas qualidades poéticas e reflexões sobre o corpo feminino, a ética e a sociedade moderna. Os prêmios literários de Kawakami incluem o Akutagawa, o Tanizaki e o Murasaki Shikibu. Heaven, traduzido por Sam Bett e David Boyd, foi finalista do International Booker Prize de 2022. Seu romance mais recente traduzido para o inglês é All the Lovers in the Night e foi indicado para o National Book Critics Circle Awards em 2023. Ela mora em Tóquio.



PEITOS E OVOS, de Mieko Kawakami

Tradução: Eunice Suenaga
Páginas: 480
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 79,90
E-BOOK: R$ 54,90

Postar um comentário

0 Comentários