Find us on Facebook

Acompanhe como fo a noite de lançamento do livro "O rabino do mundo"


Gustavo Binenbojm com o editor Roberto Feith no lançamento de O rabino do mundo, na Livraria da Travessa, do Shopping Leblon (Foto: Ary Kaye)

O advogado constitucionalista Gustavo Binenbojm esteve na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17/05), para o lançamento de O rabino do mundo: A sabedoria judaica compartilhada. Amigos, jornalistas, escritores e lideranças políticas foram prestigiar o autor no evento. Gustavo participou de bate-papo com o editor Roberto Feith e recebeu o público para uma concorrida sessão de autógrafos.
 
O ex-deputado Alessandro Molon e o presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, marcaram presença no lançamento, assim como os jornalistas Pedro Bassan, Renata Capucci e Letícia Levy. 
 

Renata Capucci e Pedro Bassan no lançamento de O rabino do mundo. (Foto: Ary Kaye)

Merval Pereira no lançamento de O rabino do mundo. (Foto: Ary Kaye)

Gustavo Binenbojm e Alessandro Molon no lançamento de O rabino do mundo. (Foto: Ary Kaye)

Entre os convidados também estiveram o rabino Dario Bialer e a artista plástica Anna Bella Geiger. 


Rabino Dario Bialer e Gustavo Binenbojm no lançamento de O rabino do mundo. (Foto: Ary Kaye)

Sobre o livro:

Nascido em Londres, filho de um mercador, Jonathan Sacks (1948-2020) se tornou uma das maiores lideranças espirituais de seu tempo. Filósofo, teólogo, membro da Câmara dos Lordes e rabino-chefe do Reino Unido, Sacks construiu uma extensa e influente obra sobre o judaísmo e seus valores humanistas. Gustavo Binenbojm mergulhou nessa obra e extraiu lições valiosas e universais.
 
Em O rabino do mundo, que chega às livrarias pelo selo História Real (Intrínseca) em maio, Binenbojm entrelaça a história do povo judeu e o legado de Sacks a reflexões filosóficas de autores como Nietzsche e Primo Levi, preceitos religiosos e experiências pessoais. O resultado é uma leitura clara e tocante, em que esses ensinamentos são aplicados no dia a dia, seja em diálogo com nossos dilemas imemoriais – como o medo da morte e a busca por um sentido na vida –, seja em questões contemporâneas, como os tribunais morais da internet e seus implacáveis cancelamentos.
 
“O cancelamento é o novo desterro, uma condenação coletiva, sem que exista processo, defesa ou juiz. Não é à toa que o rabino Jonathan Sacks chamou o nosso tempo de a  ‘era do imperdoável’. A internet tem uma aversão absoluta ao erro. E, no entanto, seres humanos cometem erros. Essa é, no mundo real, a matéria-prima da qual todos somos feitos”, conclui o autor.
 
Assim, a história de transformação pessoal de Moisés é relembrada para mostrar a visão do rabino Sacks sobre liderança e quem são os verdadeiros líderes da nossa sociedade: os educadores. Em outra passagem, Binenbojm parte das prédicas do rabino durante a celebração do Yom Kippur (o Dia do Perdão) para refletir sobre arrependimento, perdão e a importância do erro. “A exigência da perfeição não é divina, mas uma neurose humana. Se saber é poder, reconhecer os erros e aprender com eles é a forma mais elevada de sabedoria.”, afirma.
 
Após apresentar uma instigante reflexão sobre a defesa da liberdade enquanto conquista civilizatória, em Liberdade igual, também lançado pelo selo História Real, Gustavo Binenbojm mostra que o judaísmo oferece preceitos universais ao destacar a crença judaica no livre-arbítrio e na defesa da moralidade, do humanismo e da democracia.

“Gustavo Binenbojm nos leva a um mergulho nos pilares do judaísmo sob a ótica do rabino Jonathan Sacks, um defensor dos valores judaicos, como moralidade, humanismo e democracia.” – Renata Capucci

 


Foto: Leo Aversa
 

Gustavo Binenbojm é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mestrado e doutorado pela mesma universidade e o título de Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School (EUA). Desde 2022 é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Como advogado, notabilizou-se pela defesa de causas ligadas à liberdade de expressão perante o Supremo Tribunal Federal, como a que liberou as biografias não autorizadas e a que derrubou a censura ao humor e à crítica jornalística em período eleitoral. Seu maior orgulho é ser pai da Laura e da Beatriz.


O RABINO DO MUNDO, de Gustavo Binenbojm

Selo História Real | Editora Intrínseca 
Páginas: 144
Livro impresso: R$ 49,90
Ebook: 24,90

 

Postar um comentário

0 Comentários