Find us on Facebook

Centros culturais Monteiro Lobato e Francisco Moriconi recebem mostras artísticas

 

A Secretaria de Cultura Suzano está promovendo duas mostras gratuitas nos centros culturais do município ao longo do mês de maio. A primeira é a produção “Negras que nos Habitam”, que teve início na última segunda-feira (08/05), no Centro Cultural Monteiro Lobato (rua Domingos Vitorino, 68 - Jardim Cacique), enquanto a segunda trata-se da exibição “Escultura com Palitos de Sorvete (EPS)”, que será realizada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - centro) com abertura prevista para a sexta-feira da semana que vem (19/05).

A mostra “Negras que nos Habitam” é de autoria da artista plástica Joyce Fesan que, por meio de composições visuais diversas, apresenta um pouco da realidade vivida por mulheres negras, sendo essa uma busca pela verdade enfrentada por este público. A exposição teve início nesta semana e segue até o dia 30, com os trabalhos sendo apresentados de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Joyce explicou que as obras retratam sua história, similar à de muitas mulheres negras no Brasil. “Todas nós somos duplamente afetadas pelas desigualdades raciais e de gênero, enfrentando barreiras no mercado de trabalho, na saúde, na educação e em outros segmentos. Com a arte, consigo causar reflexão para combater essa realidade e garantir a realização dos nossos direitos”, afirmou.

Para o secretário e vice-prefeito Walmir Pinto, promover espaço de fala e garantir a expressividade de diversos grupos é uma das vertentes mais valiosas da cultura. “Ter um modo de apresentar angústias, exibir sua visão e ter uma maneira de aproximar sua realidade à do próximo é uma linguagem quase universal que produções como a da Joyce têm a capacidade de apresentar. São belos trabalhos, convidamos a todos para ver”, disse.

Por sua vez, o equipamento da área central receberá a mostra “Escultura com Palitos de Sorvete (EPS)” a partir do próximo dia 19. As visitações estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até 2 de junho. Os trabalhos são produzidos a partir de palitos de sorvete e cola branca, tendo como princípio a busca pelo questionamento e a indagação acerca das várias formas de se expressar, tendo como base a ressignificação de objetos do cotidiano.

O projeto em questão é uma iniciativa da Escola Estadual Comandante Jacques Yves Cousteau, no bairro Cidade Miguel Badra, aplicada desde 2018. A atividade visa aproximar teoria e prática, desenvolvendo habilidades socioculturais e emocionais com a criação de esculturas diversas ao longo do ano com autoria dos alunos locais. A última fase do projeto é justamente a exposição da obra no centro cultural.

Walmir relatou que apresentar trabalhos desta natureza, produzidos por alunos, é uma forma de incentivar a produção dos jovens locais. “Criando peças como estas, crianças e adolescentes podem descobrir uma nova vocação ou, ainda, desenvolver um fator novo em sua forma de enxergar a realidade. Organizar esta exposição é uma forma de potencializar esse trabalho interdisciplinar tão valoroso”, pontuou.

Postar um comentário

0 Comentários