Find us on Facebook

Editora Intrínseca promove o lançamento de "A Maravilhosa Trama das Coisas"



 A potente e sábia mensagem de amor à natureza apresentada pela botânica e integrante da nação indígena Robin Wall Kimmerer conquistou o mundo. A maravilhosa trama das coisas, que chega às livrarias pela Intrínseca em maio, foi publicado em 2013 pela Milkweed Editions, uma pequena editora norte-americana sem fins lucrativos. A obra se tornou um best-seller durante a pandemia de Covid-19 e até hoje segue nas listas de mais vendidos com mais de 1,4 milhões de exemplares comercializados em diversos países.

“Minha intenção era fornecer um antídoto para o que os biólogos conservacionistas cunharam como “cegueira botânica”, ou seja, para a ausência de conscientização coletiva quanto à importância das plantas para o funcionamento do ecossistema, e a consequente deficiência das políticas públicas, do conhecimento científico e a falta de apoio financeiro para a preservação das plantas”, afirma a autora.

Robin Wall Kimmerer acredita que a reciprocidade é o caminho para esta nova forma de relacionamento com a Terra e defende que as plantas e os animais são nossos professores mais antigos. Ao revelar que nas formas originárias de conhecimento os humanos são mencionados como “os irmãos mais novos da Criação”, ela mostra como o ser humano deve procurar “professores” de outras espécies em busca de orientação. Mesmo que tenhamos esquecido como ouvir suas vozes, a autora mostra de que maneira outros seres vivos — morangos e abóboras, salamandras e algas, lírios e bordos — nos enchem de presentes e lições.

Entrelaçando a sabedoria das plantas, as tradições dos povos originários e as principais metodologias científicas ocidentais, Kimmerer mostra que o despertar de uma consciência ecológica mais ampla requer o fortalecimento da relação de reciprocidade entre os seres humanos e o resto do mundo vivo. “É um entrelaçamento da ciência, do espírito e das histórias, antigas e novas, que podem servir para restaurar nossa relação destroçada com a terra. Uma farmacopeia de histórias curativas, capazes de nos permitir imaginar uma relação diferente, na qual o povo e a terra sejam, mutuamente, boas medicinas”, afirma a botânica.

A maravilhosa trama das coisas nos convida a viver uma cultura de gratidão: agradecer as dádivas da terra e cuidar dela.
 

“Extraordinário, inteligente e transformador.” — The Guardian
 

“Robin Wall Kimmerer encoraja os leitores a repensar as formas como nos relacionamos com a natureza, seja por nossas ações ou através de nossa linguagem. Uma grande contadora de histórias, Robin compartilha as lendas de seus ancestrais para ilustrar a cultura de gratidão na qual todos deveríamos viver.” — Publishers Weekly


Foto: Dale Kakkak
 
Robin Wall Kimmerer é mãe, cientista, professora de renome e cidadã da Nação Potawatomi. Já teve trabalhos publicados em diversos periódicos científicos, e seu primeiro livro, Gathering Moss, recebeu a medalha John Burroughs de excelência. Atualmente, ela mora em Siracusa, Nova York, onde é professora de Biologia Ambiental na Universidade do Estado de Nova York, instituição que também abriga o Centro para Povos Nativos e o Meio Ambiente, do qual é fundadora e diretora.


A MARAVILHOSA TRAMA DAS COISAS, de Robin Wall Kimmerer

Editora Intrínseca
Tradução: Maria de Fátima Oliva Do Coutto
Páginas: 416
Livro impresso: R$ 69,90
Ebook: 46,90

 

Postar um comentário

0 Comentários