Find us on Facebook

Em Suzano: Novo encontro do Clube do Livro ocorre nesta quarta-feira

 

A Secretaria de Cultura de Suzano promoverá nesta quarta-feira (31/05) mais uma edição do Clube do Livro, atividade que ocorrerá na Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo Cintra, nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - Centro), das 19h30 às 21 horas. A iniciativa, que visa aproximar as pessoas ao mundo da leitura de uma forma divertida e descontraída, trará a obra “Sagarana”, escrita por Guimarães Rosa. A iniciativa será conduzida pelo professor, pedagogo e violeiro, Ronnie Almeida.

A iniciativa ocorre de forma mensal, sendo que em cada episódio é escolhido um curador ou curadora diferente para uma obra literária ser discutida em quatro encontros mensais, com duração de uma hora e 30 minutos cada. Além disso, o Clube do Livro privilegia a troca de experiências provocada pelo processo da leitura em cada sujeito e, por esta razão, uma das abordagens utilizadas nos encontros é a definição de que a literatura possibilita e estimula o debate acerca dos mais variados assuntos.

Em alguns casos, a conversa pode seguir para temas que não envolvam necessariamente o livro em análise, mas que tenham partido dele. Neste mês, o livro aborda a obra composta por nove contos que narram os detalhes da vida no sertão, misturando elementos cotidianos, ficcionais e lendários sobre a região. Essa é uma obra regionalista, mas que possui o caráter universal, já que trata de temas como a violência e o conflito entre o bem e o mal. Nos encontros, o mediador trabalha uma mistura de literatura com viola caipira.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, o principal objetivo deste tipo de atividade é oportunizar a troca de impressões e entendimento sobre uma obra literária. “A leitura partilhada pode contribuir com a expansão das habilidades das pessoas em atribuir sentido ao que se lê. Por meio desta atividade, os participantes podem desenvolver concentração, memória, raciocínio, criação, além de estimular a ampliar a capacidade da linguagem oral. Ter a oportunidade de contar suas percepções e, ao mesmo tempo, ouvir o ponto de vista de outras pessoas, aumenta e reforça os diferentes modos e impressões de perceber o mundo”, destacou.

Walmir ainda reforçou a importância do Clube do Livro enquanto iniciativa cultural. “Estes são encontros com temas sérios que, sem dúvidas, merecem atenção e estudo. Porém, buscamos proporcionar este tipo de reflexão de forma leve e agradável, de modo em que os participantes sintam-se motivados em compartilhar seus pensamentos. Convido a todos para participar e peço que fiquem de olho em nossa programação para futuros encontros”, finalizou o chefe da pasta.

Mês que vem

A partir do dia 7 de junho, a Secretaria Municipal de Cultura vai abordar a obra "Capão Pecado", do escritor paulista Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz. Na ocasião, o mediador será o poeta Emerson Alcalde, fundador do Slam da Vila Guilhermina, um campeonato de poesias faladas que reúne mais de 300 pessoas mensalmente. Os encontros vão estudar o universo da literatura marginal tanto quanto da poesia como de suas mais variadas manifestações.


Postar um comentário

0 Comentários