Find us on Facebook

Primeiro romance publicado do argentino ganha nova tradução pela Companhia das Letra

 


Em 1960, Julio Cortázar vai de navio a Nova York e durante a viagem, “para não se entediar”, escreve Os prêmios. Este romance, o primeiro publicado pelo autor argentino e antessala do estilo que o consagraria em O jogo da amarelinha, começa de modo enigmático. Homens e mulheres de diferentes idades, profissões e classes sociais são contemplados, ao acaso, numa dita Loteria Turística: o prêmio é uma viagem num luxuoso cruzeiro com duração incerta e destino desconhecido. Ao longo do percurso, a busca por prazer e descanso dá lugar a uma série de mistérios, conflitos e intrigas envolvendo os passageiros e a tripulação a bordo do Malcolm, embarcação da companhia Magenta Star.

Lançado em 1960, Os prêmios é uma combinação magnética de alegoria surrealista, reality show avant la lettre, aventura metafísica e sátira político-social da Argentina do período. Numa habilidosa construção de tipos sociais e suas relações, e de mãos dadas ao universo angustiante de Kafka e ao absurdo de obras como O anjo exterminador, de Luis Buñuel, e O deserto dos tártaros, de Dino Buzzati, a imaginação e a liberdade criativa de Cortázar nos alcançam, como uma garrafa ao mar.

 

“Se uma viagem tem alguma regra é a de que nunca se volta o mesmo após sua conclusão. Você também não será igual ao terminar este romance, um retrato das múltiplas vozes que convulsionavam a Argentina dos anos 1960.” — Joca Reiners Terron

 

JULIO CORTÁZAR nasceu em Bruxelas, em 1914. Seu pai era encarregado comercial da embaixada argentina na Bélgica e sua mãe estava grávida dele quando o Kaiser lançou as tropas alemãs sobre o país. Em 1918, depois de passagens por Zurique e Barcelona, a família regressou à Argentina. Em 1938, publicou seu primeiro livro, de poesia, Presencia, sob o pseudônimo de Julio Denis. Em 1944, escreveu o conto “Bruja”, assinando como Julio Cortázar. Bestiário, que se tornaria um dos volumes de contos mais célebres da literatura latino-americana, foi publicado em 1951. A ele seguiram-se volumes como Fim do jogo (1956), As armas secretas (1959), O jogo da amarelinha (1963), Todos os fogos o fogo (1966), Octaedro (1974), entre outros. Morreu em 1984, em Paris, aos 69 anos.

 

 

SERVIÇO:

Os prêmios, Julio Cortázar

Tradução: Ernani Ssó

Número de páginas: 384

Preço: R$ 104,90 | E-book: R$: 44,90

Lançamento: 23/05/23

Postar um comentário

0 Comentários