Find us on Facebook

Escola do Parque Samambaia vence concurso e contará com energia solar

 

 
A Escola Municipal Professor Paulo Henrique Barreiros, situada no bairro Parque Residencial Samambaia, passará a contar com um sistema de geração de energia fotovoltaica nos próximos meses. A novidade se deu em virtude da participação da instituição na “Gincana Cultural Xô Desperdício”, promovida pela EDP Brasil.

A escola passará a contar com um sistema completo de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 quilowatts de potência de pico (kWp) para uso da instituição. A ação deve gerar diversos benefícios, incluindo a economia de energia e de gastos por meio de uma fonte renovável. As placas e demais equipamentos para a instalação do sistema já foram entregues, entretanto a data de montagem ainda não foi definida.

A gincana faz parte do projeto “Boa Energia nas Escolas”, uma iniciativa incluída no Programa de Eficiência Energética da EDP que busca estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de eletricidade nas escolas, residências e na sociedade em geral. As escolas foram escolhidas após o período de votação dos vídeos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.

No caso da escola suzanense, os alunos contaram com apoio das Secretarias de Educação e de Cultura para produzir um videoclipe intitulado “Economize Energia”, nos quais os estudantes do ensino fundamental criaram um rap abordando a importância de preservar recursos naturais e garantir um uso adequado da energia elétrica. Para o processo, os jovens tiveram acesso ao Polo de Música e Audiovisual de Suzano, situado no Paço Municipal Firmino José da Costa, contando com encaminhamento.

A coordenadora pedagógica da escola, Juliana da Silva Santos, contou que o projeto foi desenvolvido pela professora Mariana Sanches, responsável pela disciplina de Arte na instituição. “Para esse processo, pedimos autorização dos pais para levá-los ao estúdio e fazer as gravações na praça (Cidade das Flores). Todos ficamos muito empolgados, criamos até um movimento na rede municipal para chamar atenção para esse clipe que ficou tão bacana. Felizmente, tivemos um dos vídeos mais curtidos da campanha, e isso é motivo de muito orgulho”, comentou.

O gestor da EDP, Roberto Miranda, parabenizou as escolas pelo desempenho na ação, relatando que contribuir com o desenvolvimento sustentável das localidades de atuação da empresa é o objetivo central da Gincana. “Pelo o que podemos observar nos vídeos, os jovens executaram a atividade com maestria e demonstraram a devida importância com a ação. Todos os conteúdos apresentados trouxeram mensagens importantes de um consumo consciente, seguro e sustentável, propagadas de formas criativas e lúdicas”, disse.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a participação no concurso e a conquista do sistema de energia premiaram uma instituição de jovens muito dedicados à causa. “No sentido da educação ambiental, todos os participantes, independentemente de suas cidades, estão de parabéns pelo empenho. Conquistar o prêmio foi algo muito positivo e esperamos instalar este sistema e desenvolvê-lo nas próximas semanas“, comentou.

Postar um comentário

0 Comentários