Find us on Facebook

Editora Aleph completa série de Asimov no Brasil "Robôs e Império"

 

Lançamento de Robôs e Império pela Aleph finaliza a Série dos Robôs de Asimov no Brasil

O livro Robôs e Império retorna ao Brasil após sua última publicação nacional nos anos 1980. Dessa vez, ele completa a coleção lançada pela Editora Aleph a partir de 2015, com capas ilustradas por Stephen Youll e montadas por Giovanna Cianelli.

A obra finaliza a Série dos Robôs, uma das principais do autor Isaac Asimov. A saga ficou conhecida por reunir elementos de romance policial e ficção científica em uma mesma narrativa, ao contar a investigação de assassinatos liderada por uma dupla composta por um homem e um robô. Os livros fazem parte do mesmo universo de Fundação, uma das principais séries de sci-fi de todos os tempos que foi adaptada para a TV pela AppleTV+ no ano passado. Robôs e Império é o volume responsável por integrar as duas histórias.

Asimov também é conhecido por ter elaborado as Três Leis da Robótica, uma série de regras que protegeriam a humanidade de uma possível revolta dos robôs. Em Robôs e Império o autor elabora ainda a chamada Lei Zero, que estende a proteção dos robôs à raça humana como um todo e não apenas aos indivíduos.

As leis surgiram no universo ficcional, mas chegaram a ganhar reconhecimento por parte de cientistas da vida real. Nos últimos anos, o debate sobre a ética na elaboração de inteligência artificial aumentou juntamente com os avanços tecnológicos da robótica e muitas das questões partem da formulação de Asimov.

O livro chega às livrarias em abril e estará disponível também em um box contendo a série completa.

Sobre o livro

A humanidade está mais dividida do que nunca. Após séculos temendo deixar seu planeta natal, os terráqueos finalmente se espalharam pelo universo nos chamados Mundos dos Colonizadores. Mas os Siderais, presos a seus hábitos estagnados, são contrários a essa expansão. Entre eles, o dr. Kelden Amadiro, um renomado roboticista sedento de vingança contra o detetive Elijah Baley, está disposto a fazer de tudo para colocar um fim no avanço da colonização espacial – custe o que custar.

Entre todas as novas moradas humanas, a Terra – planeta natal de Elijah Baley e berço da humanidade – continua sendo o lugar mais importante e o alvo mais visado da Galáxia. Mas esse mundo ainda tem seus defensores, dentro e fora de suas fronteiras. Acompanhada pelos robôs R. Daneel Olivaw e Giskard Reventlov, a solariana Lady Gladia coloca em ação um plano audacioso para salvar o universo.

Em Robôs e Império, Asimov não apenas encerra de forma triunfal a Série dos Robôs, mas a integra magistralmente às suas duas outras sagas clássicas: Fundação e Império Galáctico

Conheça os outros livros da série
As cavernas de aço

 

Siderais, antigas colônias terráqueas. Para agravar a situação, os robôs parecem estar substituindo a mão de obra humana. Em meio a esse cenário, o embaixador Sideral é encontrado morto. O investigador de polícia Elijah Baley é escalado para a investigação e os Siderais enviam um parceiro inusitado: seu nome é R. Daneel Olivaw, e ele é um robô.

O sol desvelado

Convocado para uma reunião em Washington, Elijah Baley descobre que deve investigar um novo crime, novamente com a ajuda de R. Daneel Olivaw. Desta vez, porém, o policial deverá deixar a segurança da Terra com destino a Solaria, um planeta exótico que limita sua população humana. Mesmo com pouco contato interpessoal entre os solarianos, um dos cidadãos mais ilustres do planeta é assassinado brutalmente e, ao lado do corpo, um robô foi encontrado.

Os robôs da alvorada

 

Após duas investigações bem‑sucedidas, o detetive Elijah Baley conquistou uma reputação dentro e fora da Terra. É justamente em um dos Mundos Exteriores que um crime sem precedentes ocorre, e Baley é convocado para solucioná-lo. Com a ajuda do parceiro R. Daneel Olivaw, Baley terá de esclarecer um caso de roboticidio que pode colocar em risco sua própria reputação.

Sobre o autor

Isaac Asimov nasceu em Petrovich, Rússia, entre os anos 1919 e 1920. Naturalizou-se norte-americano em 1928. O Bom Doutor, como era carinhosamente chamado pelos fãs, escreveu e editou mais de quinhentos livros, entre os quais O fim da eternidadeOs próprios deuses e a série Fundação – que contempla a Trilogia da Fundação e outros quatro títulos que ampliam a saga –, além das histórias de robôs que inspiraram filmes como Eu, robô e O homem bicentenário. Afora suas mundialmente famosas obras de ficção científica, Asimov alcançou sucesso também com tramas de detetive e mistério, enciclopédias, livros didáticos, textos autobiográficos e uma impressionante lista de trabalhos sobre aspectos variados da ciência. Morreu na cidade de Nova York em 1992 por falência múltipla dos órgãos.

Drops da Aleph

+ Robôs e Império é o livro que une a Série dos Robôs à Fundação, a série de Asimov de maior sucesso. Juntamente com a Trilogia do Império Galáctico e o livro Eu, Robô, as obras do autor formam um grande universo expandido.

+ Os robôs da saga obedecem às Três Leis da Robótica, regras criadas por Asimov para proteger a humanidade de uma possível revolta das máquinas. As leis são tão pertinentes que chegaram a influenciar cientistas da vida real.

+ Em Robôs e Império, Asimov faz um adendo às Três Leis e incluí a Lei Zero, que postula a necessidade dos robôs protegerem a espécie humana como um todo.

+ O livro havia sido publicado no Brasil pela última vez em 1985 e passou anos fora de catálogo das editoras nacionais.

Postar um comentário

0 Comentários