Find us on Facebook

Saiba tudo sobre o lançamento do "Livro da Cerveja" da escritora Francesca Sanci

 

O lançamento do livro vai ocorrer nesta quinta-feira (10/11), a partir das 18h, no Narreal Brewhouse, em Botafogo (RJ).


Um guia prático, visual e repleto de informações valiosas reunidas em anos de trabalho e estudos da autora

A sommelière Francesca Sanci criou uma obra que vai conquistar os amantes da bebida mais popular do Brasil. Publicado pela Intrínseca, O livro da cerveja, que chega às livrarias em novembro, foi concebido como um guia essencial para apreciadores de Pilsens, IPAs, Bocks e muitos outros estilos. O livro une todo o conhecimento e estudos de Francesca em textos acompanhados por ilustrações e infográficos coloridos, assinados pelos designers Alexandre Lucas e Renata Steffen, que se complementam perfeitamente. 

Nas palavras de Francesca, a ideia é trazer “informação de forma prática, objetiva, direta e sem ‘fru-fru’”. Como prometido, o início do livro aborda desde a história da bebida, o serviço, copos e taças ideais e os ingredientes, até as escolas mais importantes — Germânica, Belga, Britânica, Americana — e novos movimentos, que incluem Japão e Brasil, por exemplo. Com grande destaque no livro, mais de 60 estilos são apresentados acompanhados de diversas informações, como a orientação de copo ideal, melhor temperatura de serviço, referências comerciais e aromas esperados na degustação, além de dicas de entradas, pratos e sobremesas para cada um.

O livro da cerveja agrada novos e veteranos cervejeiros ao apresentar informações gerais de produção e diversas curiosidades, assim como tabelas de harmonização. A gastronomia com cerveja tem até capítulo exclusivo — “O que comer com cerveja”. No abre-alas, o ceviche de banana-da-terra com Catharina Sour promete arrematar os paladares com a acidez presente, porém equilibrada. Como prato principal, uma das sugestões é o ragu de linguiça de pernil com Bock, que surpreende com seu sabor agridoce. Para encerrar uma refeição etílica inesquecível, que tal uma banoffee com caramelo de cerveja? O guia ainda traz, como “saideira”, receitas de drinques com diversos tipos de cerveja no preparo.

A partir da longa experiência como estudiosa de cervejas dos quatro cantos do mundo e da expertise conquistada ao assinar cartas dos bares mais badalados da cidade e julgar diversos concursos cervejeiros, Francesca Sanci criou um guia indispensável para todos os apaixonados por uma boa “gelada”. Ela afirma que O livro da cerveja é recomendado “para você que está começando a beber ou já bebe e quer um livro para te acompanhar onde você quiser e te dar mais independência nas suas escolhas”.  

Foto: Leo Aversa
 
Francesca Sanci é formada em Gastronomia pela UFRJ e pós-graduada em Gestão de Negócios em Alimentação. Sommelière com especializações na área de alimentos e bebidas, incluindo cerveja, vinho, destilados e coquetelaria, utiliza esses conhecimentos em seus trabalhos de consultoria, sommelieria e docência em universidades e cursos de formação. O livro da cerveja é seu primeiro livro.

Alexandre Lucas e Renata Steffen são designers gráficos e de informação, com longa trajetória em grandes veículos de comunicação e diversos reconhecimentos nacionais e internacionais. Hoje são sócios-diretores da Laboota, estúdio de visual storytelling, e acreditam que fazer design, assim como fazer cerveja, é algo complexo, fascinante e rico em histórias.

Postar um comentário

0 Comentários