Find us on Facebook

Sesc Mogi Traz Programação Diversa e Multicultural

 


Muito aguardado pela comunidade local, o Sesc Mogi das Cruzes, instalado no antigo Clube do Socorro, em um espaço de 27.287 m², com área construída de 2.000 metros quadrados, está trazendo para a cidade e região equipamentos de lazer, esportes, cultura e educação não formal.

Além de proporcionar experiências artísticas e recreativas, o público agendado pelo aplicativo Credencial SESCSP, também terá acesso, a exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea, com curadoria de Cauê Alves e Pedro Nery. A mostra é fruto de uma parceria com o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo que prevê ainda outras atividades conjuntas pelos próximos dois anos. Esta exposição traz 35 obras do acervo do MAM e também de seu Clube de Colecionadores, com artistas como Adriana Varejão, Antonio Dias, Ernesto Neto, José Damasceno, Lenora de Barros, Marepe, Nelson Leirner, Nuno Ramos, Regina Silveira, entre outros.

Intervenções artísticas na unidade

Diversos artistas foram convidados para fazerem intervenções visuais nos espaços do Sesc. A fotógrafa, ilustradora e artista Sheyla Ayo, junto com duas artistas da cidade, Lígia do Céu e Sarah Key, fará um trabalho no muro do campo da unidade. Dedicado ao estudo da pintura de grandes dimensões, o artista paulistano Fábio Menino fará uma intervenção nas paredes externas dos vestiários. Na edificação próxima ao Centro de Educação Ambiental, a arquiteta e artista Laura Loli desenvolverá um de seus trabalhos relacionados às suas pesquisas sobre a paisagem natural e ao uso de pigmentos extraídos da terra. O ilustrador e designer Edson Ikê também proporá um trabalho em lambe-lambe numa parede próxima ao espaço da Ginástica Multifuncional.


PROGRAMAÇÃO :



Um Cabaré de números fortes e impactantes, todos de alto nível técnico, 10 números nota 10. Este espetáculo traz a mensagem da Utopia do hoje, que precisamos viver o presente, a mensagem  filosofa o atual e que a vida independente do momento é para ser curtida. Números aéreos no tecido, trapézio e barra fixa, no solo temos parada de mão, acrobacias e palhaçadas com humor característico do grupo, além disso o teatro físico também está presente nos tombos e quedas de tirar o fôlego. O charme especial deste cabaré é a banda  que forma um quarteto musical, trazendo instrumentos não convencionais como a Timbila e M'bira, e um repertório original de música psicodélicas, jazz e afro. 

 

Ficha técnica

Elenco: André Sabatino, Martin Sabatino, Ed Woisk, Vinicius Aboud, Gabriel Rodrigues Draetta Ferreira, Fábio Matu, Mariana Maekawa, Paulo Maeda, Helder Vilela

Direção: Cia. Irmãos Sabatino

Concepção: Cia. Irmãos Sabatino

Crédito das fotos: Paulo Barbutto

Produção: Felipe Junqueira

Duração: 1h /Classificação: Livre

Gramado| Grátis



Música

POIN (Pequena Orquestra Interativa)

Dias 13, 14 e 15/11 às 15h

Local – Tenda | Com agendamento |Livre

O som da POIN é uma mistura de musica dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e musica cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao septeto sem que o corpo inicie movimentos voluntários (ou não) ao compasso da música.

 

Artes Visuais

Exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea 

Curadoria Cauê Alves e Pedro Nery 

Até 20 de fevereiro de 2022 

A partir de 13h 

Livre|Entrada Gratuita| Agendamento pelo app Credencial SescSP

Esta Exposição traz 35 obras do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da coleção de divulgação do clube de colecionadores, e dá início à parceria com o SESC SP. As obras escolhidas são de artistas contemporâneos que transpõem as divisas sedimentadas das linguagens artísticas, trazendo à tona um jogo entre desenho e instalações, vídeo e imagem, fotografia e representação, etc. E pretende levar a arte contemporânea a um público mais amplo e diverso que tem o privilégio de reunir em sua condição de espaço multicultural e de lazer.

 

Definiu-se, em razão das próprias obras, um tema semântico do museu e da arte, tratar da natureza simbólica que a coleção é capaz de abrigar. Obras metalinguísticas que abrem acesso ao problema central do acervo de um museu, e da própria produção contemporânea, que está empenhada em diluir as divisas das linguagens e da separação com o mundo exterior enfrentando problemas conceituais e da consciência do que é fazer arte.

 

Algumas obras discutem objetivamente o problema proposto, evidenciando justamente o que não está presente ao espectador, remontando os valores simbólicos dos quais somos nós que auferimos aos objetos.

 

demonstração

Performatividade do corpo-tecelão em: o nó que dá a volta ao mundo. A proposta deste ateliê vivo, o público é convidado a acompanhar os processos criativos do artista e ouvir as histórias e caminhos percorridos através dos dispositivos têxteis presentes no espaço: tecelagem manual no tear de pente liço, tramas experimentais no chassi, na arara, na tela, no arame, no papelão. Com Alexandre Herbert

De 13 a 15/11, segunda a domingo, das 9h às 15h

Sala 1 – Oficinas | Livre | Grátis

 

demonstração 2

Pintura de Observação

Esta intervenção artística propõe reconhecer o espaço e os corpos presentes na sala de oficinas através do exercício de observação e elaboração artística, passeando por distintas materialidades e possibilidades de produção de imagens nas artes visuais.

Com Ligia do Céu e Lucas Bandeira

Livre

De 13 a 15/11, sáb., dom., segunda


CURSOS



Com várias opções em Artes Manuais e Tecnologias já esgotados, como tramas múltiplas: tecelagem manual e tecituras experimentais, introdução à costura criativa, costuras plásticas, ainda há vagas  para os cursos a seguir com Inscrições online pelo endereço inscricoes.sescsp.org.br

 

oficinas

Experimentação em Kirigami

Kirigami é uma técnica que advém do termo japonês kiru "recortar", e kami "papel", para criação de formas figurativas ou não. Nesse caso o objeto sugerido será uma trama que traz em sua representação formas similares a uma colmeia, alvéolo ou mesmo uma rede, e que produzido em alta escala de formato e cor, sugere-se uma instalação enquanto manifestação artística

Com Lídia Costa

Livre

Dias 23 e 30/11, terças, das 19h às 21h

Sala 1 – Oficinas | A partir de 16 anos| Grátis

Cursos OnLine

 

Liberdade e autonomia nas redes

Via Zoom | 3 encontros | Exclusivo para público acima de 60 anos.

Dada a dificuldade de parte do público idoso participar de cursos ministrados através de plataformas online como Teams, Zoom e Google Meet, essa oficina tem como principal objetivo possibilitar uma maior autonomia dos participantes ao desvendar os principais mistérios dessas plataformas que se tornaram cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

De 17/11 até 01/12, Quarta - 15:30h às 17:30h

Inscrições até 17/11 às 12h, enquanto houver vagas disponíveis. Limite de uma inscrição por pessoa

 

Me dá uma mão! Produção de projetos em artes visuais

Via Zoom | 8 encontros

De 18/11 até 20/01, Quinta - 19:00h às 21:00h - Grátis

A inscrição em editais, concurso de bolsas e chamadas para a realização de exposições de artes visuais costuma tirar o sono de muita gente. Este curso busca compartilhar dicas, métodos e alternativas para a solução de demandas específicas na produção de aplicações de editais voltados às artes visuais.

Para além da burocracia, a produção de documentos, imagens, redação de textos, cronogramas e orçamentos são um desafio especial para quem não tem experiência nesses processos de obtenção de financiamento. A dificuldade se agrava ainda mais para aqueles com falta de recursos financeiros e equipamentos próprios. Logo, este curso é indicado para aqueles com pouca prática na produção de materiais para a inscrição de editais, ou para aquelas pessoas que desejam aprimorar seus projetos.

Muito mais que um check-list das etapas de inscrição, estes encontros se tornarão espaços para trocas e suporte àqueles com força de vontade de superar as dificuldades desses trâmites.

Com Tiago Gualberto

Inscrições a partir de 09/11, enquanto houver vagas disponíveis.

 

 

Esporte e Atividade física

 

Aulas abertas| Grátis

Necessário o agendamento prévio, consulte datas e horários pelo aplicativo Credencial Sesc SP

Várias ações a partir desse sábado, domingo e feriado (13, 14 e 15), como Yoga Flow, Pickleball (Mini Tênis), Padminton, Beisebol, Tamboréu, Tai Chi Chuan, Atletismo, Crossminton, Beach Tennis, entre outras. Para este fim de semana, destacam-se:

 

Atletismo

Vivências esportivas em saltos e corridas. As provas de Saltos e Corridas integram o Atletismo, modalidade que faz parte do programa olímpico desde sua primeira edição, em Atenas, 1896.

Com educadores do núcleo físico-esportivo

De 13 a 27/11, sábados, das 15h30 às 17h| A partir de 12 anos

Quadra Rosa

 

Yoga Flow

Um método contemporâneo pautado no yoga tradicional. As posturas (asanas) são combinadas com a respiração e assim são realizados movimentos dinâmicos e fluídos. O Yoga é uma prática que favorece o autoconhecimento, a consciência corporal e o relaxamento. Com Sandra Regina Bizari (Sanbizen), professora de yoga formada pelo Studio Nataraja, em São Paulo.

Acima de 12 anos. Grátis.

De 13 a 27/11, sábados, das 10h às 11h | A partir de 12 anos

Gramado - Galpão

 

Pickleball (Mini Tênis)

Apresentação esportiva da modalidade que mistura elementos do tênis, do badminton e do tênis de mesa, geralmente praticado em quadra com as mesmas dimensões da quadra de badminton mas com rede de tênis, porém um pouco mais baixa. São necessárias raquetes específicas da modalidade e a bola é feita de material plástico com furos. Necessário o agendamento prévio, consulte datas e horários pelo aplicativo Credencial Sesc SP (disponível nas lojas Google Play e App Store). Quadra Rosa. Dia 14/11. Domingo, das 15h às 17h | Acima de 12 anos

Quadra Rosa

 

Padminton

A apresentação esportiva da modalidade que mistura tênis de mesa e badminton. Para a prática são necessárias raquetes específicas da modalidade , em madeira e revestida de EVA e uma peteca. Necessário o agendamento prévio, consulte datas e horários pelo aplicativo Credencial Sesc SP (disponível nas lojas Google Play e App Store). Quadra Rosa. Acima de 12 anos. Grátis. Dia 15/11. Segunda (feriado), das 15h às 17h.

Apresentação esportiva da modalidade que mistura tênis de mesa e badminton. Para a prática são necessárias raquetes específicas da modalidade , em madeira e revestida de EVA e uma peteca.

Dia 15/11, segunda, das 15h às 17h| A partir de 12 anos

Quadra Rosa

 

Retomada gradual e comprovante de vacinação

O Sesc São Paulo está retomando gradualmente suas atividades. Mas para manter a segurança sanitária de funcionários e público frente à Covid-19, há a necessidade de apresentação de comprovante de vacinação (pelo menos a primeira dose), e documento com foto. Todas as atividades no Sesc Mogi das Cruzes deverão ser agendadas e o público deverá apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConecteSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórios.

 

Sobre o Sesc São Paulo

Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades (serão 45, com a unidade Mogi das Cruzes), no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc


ASSISTA TAMBÉM




Postar um comentário

0 Comentários