Find us on Facebook

Rita Ribeiro reconta a história de uma das mulheres mais marcantes da nossa história no romance “Anna Jansen”

 

Obra de ficção histórica reconta fatos da vida de uma das maiores figuras maranhenses, que se mesclam com a história do Brasil colôniaObra de ficção histórica reconta fatos da vida de uma das maiores figuras maranhenses, que se mesclam com a história do Brasil colônia

Obra de ficção histórica reconta fatos da vida de uma das maiores figuras maranhenses, que se mesclam com a história do Brasil colônia


Anna Joaquina Jansen Pereira poderia ser apenas o nome de mais uma mulher que viveu sobre a opressão de uma sociedade machista e elitizada do século XIX no Brasil.  Mas Donana, como ficou popularmente conhecida, nasceu para dominar, para mostrar sua força e ser uma rainha. A Rainha do Maranhão.


Em comemoração ao mês da mulher, a autora Rita Ribeiro relança este mês o romance histórico “Anna Jansen”. Uma mistura de ficção e realidade que reconta a história – e as lendas – de uma das mulheres mais icônicas da história do Norte do nosso país. Lançado originalmente na década de 1990, o romance conquistou os leitores e a crítica a retratar uma das figuras mais polêmicas da nossa história.


De uma jovem que perdeu tudo, de sua casa a sua pureza por conta de interesses de homens poderosos, a uma mulher que lutou com afinco para mostrar seu valor, Anna Jansen foi uma empresária e figura política numa sociedade em que uma mulher não tinha sequer voz de escolha.


Anna Jansen estava fadada a uma vida de miséria. Muito jovem perdeu todo o dinheiro da família para um agiota, se viu refém deste mesmo homem cruel, que impunha todo tipo de violência a ela e sua família. Foi mãe solteira, marcada numa sociedade moralista, e ao assumir seu papel como amante de um homem poderoso, decidiu reescrever seu destino, aquele que haviam lhe tirado.


Lutou contra homens que a subjugaram, enfrentou uma sociedade hipócrita, impôs sua força à todos em sua volta, carregou com pulso de ferro um império em São Luis, formou partidos políticos, deputados, influenciou governadores, artistas e até mesmo o imperador D.Pedro II, mas acima de tudo, foi uma mulher que viveu a vida em sua plenitude e amou, como amou.


Neste livro, Rita reconta alguns fatos da vida de Anna, romanceando como uma jovem que teve sua vida roubada conseguiu atingir a notoriedade que era sua por direito. Anna Jansen segue até hoje sendo uma figura controversa, e nesta obra Rita retrata essas nuances e até mesmo desmistifica algumas lendas. Foi uma mulher forte, altiva, mas que exalava paixão e luxuria, e encantava e inspirava todos que a conheciam.


Uma história forte, empoderada, apaixonante, que vai nos mostrar o poder de uma mulher que não nasceu para ficar debaixo de nenhum julgo, seja ele machista, político, sexual ou intelectual. Anna era um furacão, um acontecimento, e sua vida estava destinada a marcar, não apenas a história da mulher no Brasil, mas os rumos da política e do comércio no país.


Título: “Anna Jansen”

Nº de páginas: 294

Preço: R$39,90 – disponível também no Kindle Unlimited


Sobre a autora:

Original de São Luís, cidade do Nordeste do Brasil, Rita Ribeiro vive em Campinas, no interior de São Paulo, desde 1979. Empreendedora e escritora, com espírito questionador e inquieto, um de seus principais interesses é o registro histórico de fatos e personagens que contribuíram para as transformações e evolução da história. Seu primeiro livro “Anna Jansen”, foi publicado em 1995, e atualmente tem mais outros quatro livros publicados: “Barão Geraldo, História e Evolução”, (2003); “Renata Pallottini cumprimenta e pede passagem”, (2006); “Fotografia e Cidadania”, (2002) e “Silvia Brandalise”, (2022). Atualmente finaliza um novo projeto, uma obra em dois volumes intitulada “O Brasil por 22 Mulheres que fizeram História”, de 1822 a 2022. Mestra em Artes (ECA/USP), Bacharel em português e Literatura (UERJ), Especialista em Linguística Aplicada e Especialista em Roteiro de Cinema e TV (Escuela Internacional de Cine y TV/Havana– Cuba), Rita Ribeiro é atualmente diretora do In Touch, instituição fundada em 1980, que engloba a escola de idiomas e um espaço para palestras, treinamentos e eventos educacionais. 

Postar um comentário

0 Comentários