Find us on Facebook

Conheça Snow Crash o Lançamento do mês da Editora Aleph

Snow Crash: O livro que inventou o metaverso


"Nunca confie em um engenheiro que não goste de Snow Crash"
Considerado a origem do metaverso, Snow Crash retorna ao catálogo da Aleph em uma nova edição, com capa de Giovanna Cianelli e Daniel Lameira. O livro foi publicado pela primeira vez em 1992 e é considerado uma das obras mais importantes da ficção científica cyberpunk.

O autor, Neal Stephenson, cunhou o termo metaverso, que se tornou foco das discussões sobre o desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos. Na história, entramos em um mundo dominado por corporações e grande parte das pessoas encontra refúgio em um mundo virtual acessado por óculos muito semelhantes aos aparelhos de realidade aumentada que existem hoje. A afirmação foi dita em tom de piada em uma conversa de Stephen Pimentel, engenheiro de software sênior da Apple, e outro engenheiro de uma empresa do Vale do Silício, mas não deixa de ter um fundo de verdade. A obra de Stephenson é conhecida por circular entre as principais mentes por trás dos mais importantes avanços tecnológicos dos últimos anos. Mesmo 30 anos após sua primeira edição, o livro é uma referência para diversas empresas da área e segue levantando debates sobre o futuro que podemos construir com a tecnologia atual.

A referência que Snow Crash se tornou na área muitas vezes ignora grande parte da intenção do autor. O livro tem um tom satírico, fazendo uma crítica ácida à influência das grandes corporações na sociedade. Mark Zuckerberg, que utiliza o termo metaverso para descrever seus planos para o futuro da internet, já reconheceu que o cenário criado presente na obra é bastante negativo. Mas ele rejeita que a tecnologia seguirá o mesmo caminho no mundo real.

Stephenson compreende que muito do que estava por trás de sua obra se perdeu e criticou publicamente a troca de nome da empresa Facebook para Meta e a apropriação do termo criado por ele.

Snow Crash entra em pré-venda no próximo dia 20 e tem lançamento previsto para o dia 5 de julho.
    

Sobre o livro

Em um futuro distópico, os Estados Unidos como o conhecemos não existe mais. Após o colapso do governo, o país se dividiu em cidades-estado controladas por corporações privadas, mafiosos e mercenários de todo tipo. Para escapar desse mundo de caos, as pessoas passam a maior parte do tempo no Metaverso, uma realidade virtual onde vivem como avatares.

Hiro Protagonist é hacker e trabalha para uma organização mafiosa como entregador de pizza, mas, no Metaverso, é um príncipe samurai. Quando surge um novo e misterioso vírus chamado Snow Crash, que ameaça tanto o mundo físico quanto o cibernético, Hiro parte em uma jornada virtual para encontrá-lo e destruí-lo.

Publicado pela primeira vez no Brasil em 2008, Snow Crash foi eleito pela revista Time um dos cem melhores romances de língua inglesa. Retrato assustador de uma sociedade pós-moderna decadente, este livro irônico e ousado combina, a um só tempo, cenários improváveis e totalmente verossímeis.




Drops da Aleph

+ Snow Crash foi considerado um dos 100 melhores romances da língua inglesa pela revista Time e é considerado um clássico do cyberpunk.

+ Segundo o antigo chefe de operações tecnológicas da Microsoft, J Allard, a leitura da obra se tornou obrigatória na empresa.

+ O termo metaverso vem ganhando cada vez mais notoriedade após a adoção do nome Meta por Mark Zuckerberg. O autor Neal Stepheson, contudo, já afirmou que não houve nenhuma comunicação entre ele e a empresa quanto ao uso da palavra.

+ A Paramount adquiriu os direitos para uma adaptação do livro em 2021. O diretor escalado para a produção é Joe Cornish, que assina o roteiro do longa da Marvel Homem-Formiga (2015).

 

Postar um comentário

0 Comentários