Find us on Facebook

Assista a entrevista especial com o vice-prefeito e secretário de cultura de Suzano Walmir Pinto

 

Walmir Pinto tem 55 anos. Nascido em 1961, vem de uma família de quatro irmãos. É filho do saudoso comerciante Joaquim Pinto Filho e da dona de casa Nilza Rosa da Silva Pinto. Passou parte da infância na rua Benjamin Constant, região central de Suzano. Também morou nos bairros Parque Maria Helena, Vila Maria de Maggi e Jardim Imperador. Seus familiares foram os primeiros a habitar o Parque Maria Helena, bem como o Jardim Boa Vista e parte do distrito de Palmeiras. Walmir Pinto estudou nas Escolas Estaduais (E.E.) “Professor Geraldo Justiniano de Rezende e Silva” e “Professor Raul Brasil”, bem como no “Liceu Santo Antônio” – todas de Suzano.

Casado com a economista Solange Ferreira de Carvalho Pinto, Walmir Pinto é formado em Jornalismo, pela Universidade Braz Cubas (UBC); em Artes Cênicas, pela Escola Proscênio de Teatro; e em Gestão Pública de Cultura, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalhou por anos como professor de Teatro, fez inúmeras novelas e teve comércios em Suzano.

Disputou sua primeira eleição em 1992, conquistando a primeira suplência de vereador. Em maio de 1995, assumiu uma cadeira na Câmara de Suzano. No pleito de 1996, foi candidato a vice-prefeito. De 2000 a 2004, participou ativamente das campanhas de Marcelo de Souza Candido, que se lançou a prefeito por duas oportunidades e a deputado estadual. Walmir Pinto também foi responsável por organizar os grupos Suzano Melhor e Artistas Independentes.

Como secretário municipal de Cultura, destacou-se na administração pública no período 2005/2012, sendo, ainda, o primeiro artista a comandar a pasta na história de Suzano. O trabalho realizado em prol da Cultura, tendo com base a democratização da Arte e a adoção dela como importante instrumento transformador, foi reconhecido nacionalmente e, ainda, com prêmios no exterior.

Nas eleições de 2012, foi um dos vereadores mais votados da cidade. O mandato foi marcado por sua forma combativa de fiscalizar o Poder Executivo e de cobrar políticas públicas que pudessem melhorar a vida do suzanense.

Com passagem pelo PT e mais recentemente filiado ao PDT, foi candidato a vice-prefeito de Rodrigo Ashiuchi em 2016, entrando para a história de Suzano por ter participado do segundo turno eleitoral inédito no município com 82.912 votos. Em 2020, a dupla foi reeleita com 110.001 votos. O índice representou 77,8% dos sufrágios válidos, consolidando o recorde da chapa mais votada da cidade.

 


Postar um comentário

0 Comentários