Find us on Facebook

Mario Sergio Cortella lança o livro "Ser humano é ser junto! Por uma vida sem preconceito e com diversidade" pela Editora Planeta Brasil

 

Olhar o outro com olhos de acolhimento e sem julgamentos pode parecer uma utopia, mas é seguindo nesta direção que nos tornaremos, enfim, uma sociedade melhor e realmente plural. E é justamente sobre a pavimentação deste caminho que trata o novo livro do filósofo e educador Mario Sergio Cortella “Ser humano é ser junto! Por uma vida sem preconceito e com diversidade” (Editora Planeta).

 

Se o ser humano é capaz de fazer reflexões e de ter um pensamento crítico, por que raciocínios rasos, superficiais e limitados, pilares de todo o preconceito, são frequentes? Para o autor, é nessa ambiência que se instala o pensamento preconceituoso, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar.

 

Aumentar o nosso repertório e projetar um futuro melhor e com mais diversidade é a proposta deste livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o nome Escola e Preconceito, modificado e renomeado em 2020 como A Diversidade, e ganhando mais atualidade. Agora, em função das velozes e necessárias alterações que o tema carrega, foi novamente recriado e ampliado, contendo melhores condições para o que precisamos fazer com urgência: recusar o biocídio e o horror do preconceito, seguindo na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade.

 

Sobre o autor

Mario Sergio Cortella nasceu em 5 de março de 1954, em Londrina, no interior do Paraná. Aos 13 anos, mudou-se com os pais, o irmão e a irmã para São Paulo, onde está até hoje. Nesta cidade, casou-se, tem dois filhos e uma filha, e estes se desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia, fez mestrado e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977 com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela, se aposentou como professor-titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais e redes sociais (com mais de 10 milhões de seguidores); autor de 48 livros publicados no Brasil e no exterior.

 

Sobre a Editora Planeta

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

 

 Serviço

    Editora Planeta

                  R$ 51,90

             144 páginas

           ISBN  978-65-5535-785-1

Veja Também 
 
 

 



Postar um comentário

0 Comentários