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Plataforma Escribo e app Escribo Play promove ação com as escolas fortalece o aprendizado das crianças

 

 
 
Os jogos pedagógicos da Escribo já contribuíram para o aprendizado de
mais de 105 mil crianças em 2.800 escolas do Brasil, EUA, Panamá e Indonésia


Fundada por Americo Amorim, a Escribo tem a missão de fortalecer o aprendizado das
crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma
empresa de tecnologias educacionais que desenvolve jogos pedagógicos digitais para
crianças de 3 a 10 anos para medir e fortalecer o aprendizado. Desta forma, o aprendizado
gamificado acontece quando o aluno acessa os jogos e fortalece os conhecimentos
adquiridos em sala de aula enquanto se diverte. Os jogos pedagógicos da Escribo já
contribuíram para o aprendizado de mais de 105 mil crianças em 2.800 escolas do Brasil,
EUA, Panamá e Indonésia.


Na prática, como funciona o Escribo play?
Os alunos podem praticar nos jogos do Escribo Play tanto na escola quanto em casa. Para
isso, basta que os professores façam o agendamento pelo próprio app por meio do menu
Atividades ( escribo.com/atividades ) .
O professor de cada escola também pode, por exemplo, editar ou direcionar de forma
personalizada uma sequência de jogos de acordo com a linha pedagógica da instituição, de
forma que, a partir da prática de determinado jogo, aconteça o aprendizado gameficado.

Experimentos comprovados
Pesquisadores da Escribo, em parceria com cientistas da Johns Hopkins University,
identificaram que os estudantes usuários dos jogos da Escribo aprenderam 68% a mais em
leitura e 48% a mais em escrita do que os alunos que não usam os jogos. Os resultados foram
obtidos acompanhando-se a evolução de 749 crianças de 62 salas de aula, na maior
pesquisa experimental já feita nas escolas de Educação Infantil do Brasil.
“Nós criamos as ferramentas para orientar as professoras de forma mais assertiva,
proporcionando evolução no aprendizado e deixando as famílias mais satisfeitas”, afirma
Amorim, destacando que o objetivo maior é garantir que toda criança se desenvolva
integralmente, aproveitando todo o seu potencial. 


Em 2018, Amorim realizou um novo experimento em escolas públicas de Pernambuco,
revelando que as crianças avançaram quatro vezes mais em leitura e três vezes mais em
escrita quando utilizaram os jogos lúdicos baseados em evidências.
Os pesquisadores criaram um programa de fortalecimento da leitura e escrita de palavras
que emprega 26 atividades lúdicas de consciência fonológica. Os(as) professores(as)
orientam o uso dos jogos pelas crianças com tablets ou smartphones de baixo custo. Esses
jogos pedagógicos foram desenvolvidos para diminuir o baixo aprendizado das crianças em
leitura e escrita, ligado à falta de estimulação adequada desde a educação infantil, como
apontam evidências nacionais e internacionais. O programa foi implementado inicialmente
em 2018 em 12 centros municipais de educação infantil que atendem alunos em situação de
pobreza.  


Durante a pandemia COVID-19, a Escribo realizou um experimento com mais de 1.400
crianças de famílias de baixa renda de Pernambuco e Rio de Janeiro que estavam sem poder
frequentar a escola. Esta pesquisa identificou que as crianças que jogaram em casa
avançaram 62% mais em matemática do que aquelas que não tiveram essa estimulação
lúdica.


Premiações
Por estas iniciativas, a Escribo ficou entre os semifinalistas do Milken-Penn Education
Business Plan Competition, promovida pela University of Pennsylvania e Amorim recebeu o
prêmio Global Achievement Award da Johns Hopkins University Alumni Association (2020).
É difícil mostrar os resultados da Educação Infantil, pois não existem notas, olimpíadas nem
testes externos como o ENEM. O objetivo da Escribo é fortalecer a gestão pedagógica,
ajudando as escolas a demonstrar a evolução da criança em cada campo de experiência da
Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com precisão e sempre que desejar. Os ganhos das
crianças são apresentados como relatórios feitos a partir dos dados coletados pelos jogos.

“Nós formamos as professoras para que elas saibam usar jogos educacionais digitais com os
estudantes”, afirma Amorim, destacando que apresentam para os pais os ganhos que eles e
as crianças vão ter ao usar o projeto. Além disso, a Escribo acompanha o trabalho das
professoras para que elas fortaleçam suas práticas pedagógicas, além de interagir com a
gestão para que ela possa tomar decisões gerenciais sustentáveis, com base nos dados.
Sobre Americo Amorim 


Americo Amorim é filho de uma educadora e de um pequeno empreendedor. Não demorou
para tornar-se um educador empreendedor. Sua relação com a tecnologia começou aos dez
anos. Numa época em que a internet só existia no mundo acadêmico, ele passou a usar a
rede nos computadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde sua mãe
trabalhava.  


Sua primeira experiência com tecnologia educacional ocorreu quando ele tinha treze anos e
participou do desenvolvimento de um dos primeiros projetos nacionais de criação de
conteúdo digital para educação básica. Americo foi estagiário de uma equipe que criava
infográficos e jogos interativos que eram usados por alunos do ensino fundamental para
aprender português, geografia e história. 


Pouco depois, Americo projetou o site da própria escola, que foi desenvolvido por ele e seus
amigos para divulgar gabaritos, provas e dicas para o vestibular. Na noite do listão de 1998, o
site atingiu 100 mil visitas numa época em que poucas pessoas tinham acesso aos
computadores. Depois criou o site Som Brasil, onde as pessoas aprendiam a tocar suas
músicas favoritas. Em 2000, o site recebia cerca de 50 mil visitas diárias e em 2001 foi
bicampeão do prêmio iBest, o “Oscar” da internet. Américo passou a integrar também a
Daccord Music, startup de software educativo para música que tinha sido fundada no centro
de informática da UFPE.


Após concluir o ensino médio, entrou no curso de administração da UFPE. Durante a
graduação, teve seu primeiro artigo científico premiado pela Escola de Administração de
Empresas de SP da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no evento CATI. Em 2005, formou-
se e ingressou no mestrado, que finalizou em tempo recorde, tendo sua dissertação
aprovada com distinção.


As inovações tecnológicas para o aprendizado de música desenvolvidas por Americo e pela
equipe da Daccord receberam diversos prêmios, destacando-se:
 Prêmio Global Achievement Award recebido da Johns Hopkins University (2020)
 Faculty First-Look da New York University (2018) Prêmio FINEP de Inovação NE (2009 e 2012)
 Prêmio Hipertexto - Melhor aplicativo educacional (2012)
 International Young Interactive Entrepreneur - Brazilian Winner, oferecido pelo British
Council (2008)
 Prêmio Santander de Empreendedorismo e Inovação - Categoria Tecnologia (2006)


De 2010 a 2015, Amorim liderou o desenvolvimento de tecnologias lúdicas para fortalecer o
aprendizado na educação básica. Sua plataforma, Libro, foi adotada na criação e distribuição
de livros digitais interativos pelas maiores editoras e sistemas de ensino (Abril
Educação/Somos, Moderna, FTD, SAS, IBEP, etc.). O ciclo de trabalho na área de livros digitais
foi recompensado em 2015 quando a Daccord ficou entre os indicados ao Prêmio Jabuti na
categoria Livro Infantil Digital. 


Em 2016, Americo fez o spin off dos projetos de música e livros digitais para seus sócios e
ingressou no doutorado em educação pela Johns Hopkins University. Sua pesquisa consistiu
no desenvolvimento de jogos lúdicos capazes de fortalecer a leitura e escrita de palavras das
crianças já na educação infantil. Sua tese foi finalista do prêmio ILA Timothy & Cynthia
Shanahan Outstanding Dissertation Award (International Literacy Association) e do
Dissertation in Practice of the Year Award (Carnegie Project on the Education Doctorate -
CPED). 


Em consequência de seus estudos na Hopkins, Americo fundou a Escribo com a missão de
fortalecer o aprendizado das crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino
fundamental. Hoje, além de liderar a Escribo, Américo co-orienta estudantes de mestrado da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Faculdade Pernambucana de Saúde
(FPS)) e desenvolve pesquisas e experimentos para fortalecer o aprendizado de leitura,
escrita e matemática no ensino fundamental. Entre seus parceiros de P&D estão
pesquisadores da UFRPE, Johns Hopkins University (EUA), New York University (EUA),
Radboud University (Holanda), e Quality Leadership University (Panamá).


Saiba mais sobre a Escribo em:
www.escribo.com
Redes sociais:
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