Find us on Facebook

Adaptação de O enfermeiro da noite chega à Netflix, com os vencedores do Oscar Eddie Redmayne e Jessica Chastain


Um dos filmes mais aguardados da Netflix em 2022, O enfermeiro da noite, inspirado no livro-reportagem homônimo de Charles Graeber, estreia na plataforma nesta quarta-feira, 26 de outubro. A adaptação sobre o maior serial killer dos Estados Unidos traz os vencedores do Oscar Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo e Animais Fantásticos) e Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye) como o enfermeiro assassino e a colega de trabalho que ajudou a denunciá-lo, respectivamente. A direção do filme é assinada por Tobias Lindholm (Krigen), e o roteiro, por Krysty Wilson-Cairns (1917).
 
Pela primeira vez, a sequência de assassinatos que marcou para sempre o imaginário popular dos Estados Unidos ganhou um relato definitivo. Lançado em setembro pela Intrínseca, o livro apresenta com riqueza de detalhes a trajetória de Charlie Cullen, o maior serial killer da história do país. O renomado jornalista Charles Graeber foi o primeiro a entrevistar Cullen na prisão, e a série de conversas com o assassino, aliada a uma ampla variedade de fontes, resultou em um trabalho primoroso de jornalismo investigativo, reconhecido com a indicação ao Edgar Award no ano de seu lançamento.
 
Conhecido como o “Anjo da morte”, o enfermeiro Charlie Cullen sempre foi uma pessoa de múltiplas facetas. Foi um filho exemplar, um pai querido, um amigo confiável e um profissional admirado por seus colegas. Mas o prestativo profissional de saúde também viria a ser o serial killer suspeito pela morte de cerca de quatrocentos pacientes. Sua trajetória assassina durou dezesseis anos, ao longo dos quais ele pulou de hospital em hospital para apagar seus rastros e continuar matando. Quando Cullen recebeu a sentença final e foi levado para a viatura da polícia em março de 2006, parecia que os segredos sinistros de sua vida, carreira e captura desapareceriam com ele.
 
Em um trabalho instigante que levou dez anos para ser concluído, Charles Graeber lançou mão de todas as ferramentas do jornalismo investigativo — relatos de testemunhas, transcrições, gravações de escutas telefônicas, vídeos de câmeras de segurança, documentos judiciais, depoimentos dados em juízo —, bem como a colaboração de um informante e de uma ex-colega de enfermagem de Cullen que ajudaram a detê-lo, para tecer uma trama urgente e sombria.
 
“Sua perspectiva aparece ao longo do livro, mas Charles não é o árbitro final dos fatos aqui narrados. Muitas outras fontes, que antes haviam se mantido em silêncio, se dispuseram a falar, tornando este livro possível. Todos arriscaram a própria privacidade, muitos arriscaram a carreira e a reputação. Alguns arriscaram também a liberdade”, conta o autor. O livro-reportagem de Graeber vai além da descrição dos assassinatos de Cullen e dos esforços para capturá-lo. Obra-prima do true crime, O enfermeiro da noite pinta um retrato vívido da loucura e oferece um vislumbre penetrante do sistema de saúde norte-americano.

Foto: Robert Krivicich
 
Charles Graeber é um jornalista premiado e autor best-seller do The New York Times. Seu trabalho já foi publicado em veículos como The New Yorker, Bloomberg Businessweek, National Geographic, Vogue, The Guardian, Wired e muitos outros.

 

Postar um comentário

0 Comentários