Find us on Facebook

Após 22 anos de atuação bem-sucedida, a Girassol Brasil Edições lança novo selo editorial Amora 

 


Após 22 anos de atuação consolidada e mais de 3 mil títulos lançados para o público infantil, de autores nacionais e internacionais, entre eles, Mauricio de Sousa, Paula Furtado, Regina Drummond, Silvana Salerno, e uma parceria de sucesso de 4 anos com a Callis Editora, a Girassol Brasil Edições lança, no final de 2022, o selo Amora

Atenta aos movimentos do mercado e sinais do público, a Girassol percebeu que boa parte de seus leitores está crescendo e se mostra cada vez mais interessado por conteúdos clássicos ou ainda inéditos no Brasil, com linguagem e roupagem que se adeque a eles. Então, com o objetivo de atender às demandas destes jovens leitores com, em geral, 9 anos ou mais, que já não se encaixam na idade alvo de suas publicações, a Girassol decidiu criar o selo Amora

Amora chega às livrarias com a Coleção Grandes Clássicos e a primeira série de livros da coleção a ser publicada ainda em 2022 é Charles Dickens para Todos, com 10 títulos, vendidos em dois boxes com cinco títulos cada ou, separadamente, por unidade. Em março, serão lançados outros 10 títulos da segunda série, O Essencial dos Contos Russos. 

A escolha desses títulos foi diretamente vinculada à ideia de apresentar aos jovens leitores uma ótima introdução à literatura clássica mundial, com adaptação para uma linguagem atraente e acessível a todos, acompanhada de ilustrações envolventes e capas coloridas. Desta forma, o selo Amora nasce com autores clássicos universais em seu catálogo. Eles são os precursores. No entanto, a editora afirma que clássicos da literatura brasileira também estão no radar deste selo para o futuro. 

No primeiro ano de vida do selo, a intenção é publicar novos títulos trimestralmente. Na Feira de Frankfurt de 2022, o time da Girassol, comandado por Karine Pansa, já iniciou conversas com outros parceiros com o objetivo de definir lançamentos do Amora para o segundo trimestre de 2023. 

Diferencial e movimento do selo Amora 

Um dos diferenciais do selo Amora é o fato de que o consumidor poderá ler o livro e também acessar o audiolivro gratuito (produzido em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos). Isso significa que a mesma história do livro impresso está disponível para ser ouvida no computador, no tablet ou smartphone. Basta acessar o áudio por meio do QR code disponível dentro de cada obra.  

Esse cuidado é um movimento ativo da editora Girassol, bem como do selo Amora, no sentido de apoiar leitores com deficiência visual, que não conseguem ler um livro impresso ou digital escrito. Mais: é também um recurso importante para leitores com outras dificuldades psicopedagógicas, como os portadores de dislexia e TDAH (pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), ou mesmo aquele leitor que apresenta dificuldade em manter o foco e a concentração no momento da leitura. Para eles, ler e ouvir a história ao mesmo tempo é um recurso e tanto que pode fazer a diferença no processo de leitura e aprendizado.  

A Coleção Grandes Clássicos – Charles Dickens para Todos reúne as histórias mais inesquecíveis de Charles Dickens, um dos maiores romancistas ingleses da era vitoriana. Todos os textos da coleção tornaram-se clássicos da literatura mundial e se mantêm relevantes na atualidade por descreverem situações e emoções com as quais é possível se identificar até hoje.  

Contexto histórico das obras 

Charles Dickens produziu os textos desta coleção entre 1837 e 1861, durante o período que conhecemos hoje como a Revolução Industrial, um momento da história afetado por grandes mudanças econômicas e sociais. Os reflexos dessas mudanças estão presentes em praticamente todos os textos de Dickens, apesar de o autor fazer questão de não mencionar com frequência os avanços tecnológicos e científicos da época, permitindo que seu texto trabalhasse apenas à serviço daqueles mais afetados por tais mudanças. Suas obras frequentemente mencionam questões de classe, políticas e humanitárias que são inerentes a este período histórico:  

  • Revolução Industrial 
  • Avanço do capitalismo 
  • Urbanização das cidades 
  • Exploração da classe trabalhadora 
  • Poluição do meio ambiente 
  • Ascensão do consumismo 

Sinopses dos 10 títulos que compõem a coleção Grandes Clássicos – Charles Dickens para Todos 

CAPAS EM ALTA : https://drive.google.com/drive/folders/1QAa2PrBD3SiMjufT7CVSi_fTtSK1gcAi?usp=share_link 


Oliver Twist (1838) 

Oliver Twist não tinha família. Ele cresceu em um orfanato e muito jovem mudou-se para um abrigo, onde passava fome. Aprendeu logo cedo que pedir por dignidade não era uma opção. Ao se mudar para Londres, Oliver se vê desamparado e, inesperadamente, recebe a ajuda de uma gangue criminosa. Seria essa a única oportunidade do garoto de ter uma família? 

David Copperfield (1850) 

A vida de David Copperfield não foi nem um pouco fácil. Órfão de pai, viu sua mãe casar-se com um homem muito malvado, que na primeira oportunidade o enviou para um colégio interno, longe de casa. Naquele momento, o único “felizes para sempre” que David conhecia eram aqueles dos livros. Seria ele capaz de escrever um final feliz para sua própria história? 

A Casa Soturna (1853) 

Depois de sobreviver longos anos morando com uma tia malvada, Esther Summerson finalmente enxerga um futuro melhor ao se mudar para a Casa Soturna, onde vive com seu novo tutor e amigos. Mas ela ainda sente falta de ter uma mãe. Em meio a uma extensa batalha judicial e muitos segredos, será Esther capaz de encontrar a verdade? 

A Velha Loja de Curiosidades (1841) 

Cheia de relíquias e tesouros esfarrapados, a Velha Loja de Curiosidades é a casa e o lugar favorito de Nell. No entanto, com problemas financeiros, Nell e o avô perdem tudo e precisam deixar para trás Kit, amigo e funcionário deles, além da tão querida loja. Depois de muitas aventuras e adversidades, o destino ainda reserva algumas surpresas para esses três.   

Grandes Esperanças (1861) 

Pip é um garoto normal da sua época... ou quase. Órfão, foi criado por sua irmã mais velha e o cunhado. Nunca tinha pensado muito a respeito de seu futuro, sua única pretensão era tornar-se ferreiro. Mas um encontro inesperado com um criminoso e um misterioso benfeitor que quer transformá-lo em um perfeito cavalheiro vão mudar os rumos de sua vida. 

Nicholas Nickleby (1839) 

Depois de perder o pai, Nicholas e sua família são deixados sem dinheiro. Só lhes resta pedir ajuda ao malvado tio, que vive em Londres. É apenas ao conseguir um emprego de professor que Nicholas descobre que as coisas podem sempre piorar. Inesperadas amizades, algumas fugas e muita coragem serão estímulo suficiente para que a família Nickleby encontre paz? 

Pequena Dorrit (1857) 

Amy Dorrit vive em um pequeno quarto ao lado da prisão onde seu pai está preso há muitos anos. Ela leva uma vida bem simples e trabalha para a senhora Clennam. Mas, quando Arthur, o filho gentil de sua patroa, volta do exterior, ele passa a desconfiar que algo está errado – e vai atrás de respostas. Será que as descobertas de Arthur poderiam mudar o destino de Amy? 

Tempos Difíceis (1854) 

Em Coketown, não há lugar para a imaginação ou diversão. Apenas fatos, números e nada mais. Quando o circo chega à cidade, traz com ele a alegre Sissy Jupe que, abandonada pelo pai, decide aceitar a oferta de moradia do frio Sr. Thomas Gradgrind. Sissy é uma garota muito diferente dos filhos do Sr. Thomas, mas seria tarde demais para tentar ajudá-los? 

Um Conto de Duas Cidades (1859) 

Quando o Dr. Manette sai da prisão e finalmente reencontra a filha, Lucie, pensa que tudo está finalmente melhorando para eles. Na viagem de retorno para a Inglaterra, eles conhecem Charles Darnay, um homem cheio de segredos que corre o risco de ir parar na prisão. Descubra como se desdobra a história deste trio em meio ao cenário caótico da Revolução Francesa. 

Uma Canção de Natal (1843) 

Quem pode fazer um velho e malvado homem amar o Natal? Talvez um fantasma? (Ou três!) Scrooge é um homem muito rico e de coração muito frio. Na véspera de Natal, ele recebe a visita de três espíritos que o levarão a uma aventura por sua própria vida. Será que vai dar tempo de mudar e deixar de ser tão mesquinho antes que seja tarde demais? 

Curiosidades – Charles Dickens 

  • A obra de Charles Dickens é tão relevante que, no Brasil, o primeiro a traduzir um de seus livros foi Machado de Assis (embora nunca tenha terminado o trabalho). 
  • David Copperfield é um livro quase autobiográfico, uma vez que algumas de suas passagens são baseadas na própria história de vida de Charles Dickens. 
  • Fã das artes cênicas, em sua juventude Dickens almejou tornar-se ator, uma vez que buscava ter reconhecimento e sucesso a todo custo. Desistiu da ideia ao apaixonar-se por uma moça, Maria Beadnell, cuja família desaprovava a profissão. 
  • Dickens escreveu seu primeiro romance aos 24 anos de idade. Seu segundo romance, publicado dois anos depois, chama-se Oliver Twist e é parte integrante desta coleção. 
  • Uma Canção de Natal, uma das obras de Charles Dickens mais reconhecidas mundialmente, foi escrita em apenas um mês e meio. E desde sua publicação, nunca deixou de ser reimpressa. 
  • Partes das obras escritas por Dickens era publicada em jornais, revistas ou periódicos semanais e mensais, o que tornava o enredo, durante certo período, um total mistério para aqueles que acompanhavam a história fielmente. Em um incidente em 1841, leitores ansiosos lotaram as docas do porto de Nova Iorque para questionar os passageiros recém-chegados da Europa qual teria sido o final de A Velha Loja de Curiosidades, que foi publicada à época no periódico inglês Master Humphrey's Clock.  
  • Na época em que viveu, Charles Dickens recebeu muitas críticas por pintar em suas obras retratos das mazelas da sociedade industrial, abordando assuntos como a exploração do trabalho infantil, burocracia dos governos e o egoísmo e presunção das pessoas. Entretanto, ainda em vida, foi considerado o escritor mais famoso da Inglaterra. 

O autor e sua vida 

Charles John Huffam Dickens (fevereiro 1812 – junho 1870), nasceu na cidade portuária de Portsmouth, ao sul da Inglaterra. Vindo de uma família financeiramente estável, viu sua realidade mudar ainda na infância, quando o pai foi preso por endividar-se. Para possibilitar o sustento de sua família, o pequeno Charles, com apenas 12 anos de idade, passou a trabalhar em uma fábrica de graxa de sapatos, onde permaneceu por mais alguns anos – à contragosto – após a saída do pai da prisão. Mais tarde, trabalhando em um escritório, conseguiu a posição de advogado, que não manteve por muito tempo por não gostar do expediente em tribunais. Entretanto, a taquigrafia, aprendida no seu período em escritório, abriu seus olhos para a possibilidade de trabalhar como jornalista, carreira com a qual passou a sonhar. Inicialmente escrevendo sobre política e questões sociais de sua época, Dickens, apaixonado pelas artes cênicas, passou a escrever também contos e romances para folhetins e jornais semanais e mensais para os quais trabalhava. Foi dos folhetins que saíram suas histórias mais famosas. Grande crítico social que foi, fazia questão de incluir em suas obras vários aspectos de sua infância difícil e outras tantas questões sociais de grande apelo emocional para ele, como a pobreza, o abandono e o trabalho infantil. 

Sobre a Girassol Brasil 

Fundada no ano 2000, a Girassol Brasil nasceu com o objetivo de levar a crianças e jovens leitores livros com altíssima qualidade editorial e gráfica, que pudessem despertar o interesse pela leitura, além de também proporcionar momentos de diversão. Hoje, a editora tornou-se referência no mercado editorial. Com mais de 3 mil obras publicadas ao longo de sua história, a Girassol Brasil publica obras educativas e interativas, como contos de fadas, fábulas, literatura infantil e de estudo e pesquisa. Os livros também são conhecidos pelo primoroso acabamento: pop-ups, com abas, som e cheiro e muitas interatividades que encantam crianças e jovens a favor do estímulo à leitura. São mais de 200 títulos ao longo de 14 anos de parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Produções. 

Sobre Karine Pansa, diretora geral da Girassol Brasil Edições 

Karine Pansa é administradora de empresas formada pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP (SP), casada, mãe de dois filhos e profissional atuante há mais de 24 anos no mercado editorial. EM 2011, foi eleita a segunda mulher presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 2011.  

Durante sua gestão na CBL como diretora estatutária (antes de ocupar a presidência), Karine foi responsável pelo projeto Minha Biblioteca junto à prefeitura de São Paulo. A proposta deste projeto era viabilizar livros para crianças de São Paulo a fim de que elas formassem suas próprias bibliotecas. Os livros eram escolhidos especialmente para que pudessem despertar o interesse pela leitura e estimular o sentimento de pertencimento. 

Atualmente, Karine Pansa é Vice-Presidente da IPA (International Publishers Association) onde é tida como a figura feminina que representa o mercado editorial latino-americano. Como Vice-Presidente e parte do Comitê Executivo da IPA, Karine contribui e abraça os desafios do mercado editorial global e trabalha em conjunto para o seu desenvolvimento, não apenas no campo da diversidade e inclusão em si, mas no desenvolvimento do mercado editorial global em geral. Em votação que aconteceu em setembro deste ano, Karine foi eleita presidente da associação e deve assumir o cargo no início de 2023. Em seu discurso de agradecimento, ela prometeu servir o setor livreiro e continuar a garantir que a IPA seja uma organização inclusiva representada e respeitada globalmente. 

Trajetória - Karine Pansa sempre teve contato com o mundo editorial através de seu pai, sua grande inspiração para seguir no mercado livreiro. Aos 15 anos, Karine teve seu primeiro “trabalho”, quando recebeu um livro de seu pai para que traduzisse o conteúdo do Inglês para o Português. Desde então, não quis mais parar. Karine entrou na universidade, onde cursou Administração de Empresas e começou a trabalhar como estagiária na editora em que o pai trabalhava. Após sete anos, Karine e seu pai foram convidados por uma empresa espanhola para montar a Girassol Brasil Edições, editora que comanda há 22 anos. 

Serviço para todos os livros da Coleção Grandes Clássicos – Charles Dickens para todos: 

Preço de capa de R$ 29,90; 

96 páginas cada; 

Medida de 13 cm x 20 cm; 

Tradução: Ana Paula de Deus Uchoa 

Ilustrações: Pipi Sposito 

Capa em brochura com toque fosco e hotstamping metalizado e 

QR Code de acesso gratuito ao audiolivro da história. 

 

Opção BOX com 5 títulos cada 

 

BOX 1 – Valor R$ 129,90  

A Velha Loja de Curiosidades 

Oliver Twist 

Pequena Dorrit 

Tempos Difíceis 

Um Conto de Duas Cidades 

 

BOX 2 – Valor R$ 129,90  

A Casa Soturna 

David Copperfield 

Grandes Esperanças 

Nicholas Nickleby 

Uma Canção de Natal 

 

 

Girassol Brasil Edições  

Instagram:https://www.instagram.com/editora_girassol/ 

Facebook:https://web.facebook.com/editoragirassol 

Blog:http://blog.girassolbrasil.com.br 

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCYRqNg1rzQ-KK3szGEpIS6g 

www.girassolbrasil.com.br


Postar um comentário

0 Comentários