Find us on Facebook

Livro "A jornada da humanidade" é lançado pela Editora Intrínseca


Cotado para o Prêmio Nobel de 2022, economista apresenta uma esclarecedora análise sobre a relação entre o progresso de nossa espécie e o desenvolvimento econômico

 
O avanço da extrema pobreza e da fome em diversas partes do mundo e o consequente e necessário debate sobre a taxação dos super-ricos clube que cresceu durante a pandemia de covid-19 motivam inevitáveis reflexões sobre as causas da crescente disparidade econômica entre os indivíduos nas sociedades. A jornada da humanidade, que chega às livrarias pela Intrínseca em fevereiro, elucida as causas da desigualdade econômica ao analisar o progresso de nossa espécie. Oded Galor, um dos economistas mais respeitados da atualidade, apresenta a sua inovadora teoria unificada do crescimento para responder três perguntas cruciais: quais são as chaves para o progresso humano? Por que os padrões de vida são tão desiguais no mundo? De que forma todos os seres humanos podem prosperar e sobreviver?
 
“Alimentado pela convicção e pela evidência de que, para entender as causas da grande desigualdade na riqueza das nações, teríamos que identificar as principais forças motrizes por trás do processo de desenvolvimento como um todo, desenvolvi uma teoria unificada que procura abranger a jornada da humanidade em sua totalidade. Ao lançar luz sobre as forças que governaram a transição de uma época de estagnação para uma era de crescimento sustentado dos padrões de vida, essa teoria revela as pegadas de um passado distante que conduziram ao destino das nações”, explica o autor.
 
Hoje, a humanidade se encontra em uma nova encruzilhada: o progresso e o meio ambiente parecem ter entrado em rota de colisão. Mas Galor está otimista. Pioneiro na análise do impacto da evolução humana e sua adaptação, o autor prevê um futuro menos sombrio do que a maioria dos estudiosos. Segundo o economista, "o ponto de inflexão que o mundo atingiu recentemente, resultando em uma redução persistente das taxas de fecundidade e na aceleração da formação de 'capital humano' e da inovação tecnológica, pode permitir à humanidade mitigar esses efeitos prejudiciais e ainda será fundamental para a sustentabilidade da nossa espécie em longo prazo.”
 
Traduzido para mais de 30 idiomas, A jornada da humanidade é um livro de verdades urgentes e cuja relevância perdurará no tempo. Com sua escrita ágil e concisa, Galor oferece lições profundas e animadoras sobre os avanços da humanidade, e uma fórmula: a igualdade de gênero, o investimento em educação e o equilíbrio da diversidade com coesão social são as chaves não só para a prosperidade de nossa espécie, como também para sua sobrevivência.


Foto: Peter Goldberg
 
Oded Galor é um economista israelense-americano nascido em 1953. Professor de economia na Brown University, membro estrangeiro eleito da Academia Europaea e membro eleito da Econometric Society, é codiretor do grupo de pesquisa do National Bureau of Economic Research sobre Distribuição de Renda e Macroeconomia. Criador da teoria unificada do crescimento econômico, atua como pesquisador em renomadas instituições de ensino e colabora na edição de publicações como Journal of Economic Growth, Journal of Population Economics e Macroeconomic Dynamics.
 
“Um novo Sapiens!” L’Express
 
“Uma visão abrangente – e otimista – das forças culturais, tecnológicas e educacionais que moldaram o mundo” Financial Times

A JORNADA DA HUMANIDADE, de Oded Galor

Editora Intrínseca
Tradução: Antenor Savoldi Jr.
Páginas: 336
Livro impresso: R$ 69,90
Ebook: 46,90

 

Postar um comentário

0 Comentários